O blog corporativo é a ferramenta de marketing de conteúdo do momento. Ainda assim muita gente não tem ideia do seu potencial para gerar negócios através da Internet.
Veja 8 fatos intrigantes sobre blogs e reflita como aplica-lo em uma boa estratégia de marketing.
A chegada da Internet ocasionou na abertura da chamada blogosfera, o ambiente virtual onde blogs, artigos e leitores interagem em tempo real.
E a blogosfera está super-povoada: existem cerca de mais de 152 milhões de blogs na Internet. Apesar de esse ser um número extremamente alto, o engraçado é que mais e mais blogs são adicionados a blogosfera diariamente.
Blogosfera é o termo coletivo que compreende todos os weblogs (ou blogs) como uma comunidade ou rede social. [Wikipedia]
Na verdade, um novo blog é criado em algum lugar do mundo a cada meio segundo. Vamos analisar essa afirmação:
Se há 86.400 segundos num dia, estamos falando de 172.800 blogs sendo criados todo santo dia! Isso mostra uma tendência que sua empresa deve compreender para se relacionar bem com seu segmento de mercado.
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ÍNDICE DE CONTEÚDO
Essa é a era digital. Nós atualmente estamos vivendo a era da informação e do conhecimento, ambos trazendo inúmeros benefícios para quem os possui.
Dessa forma, cada indivíduo vivendo nessa era está procurando por informações que irão ajudar a aprimorar sua qualidade de vida ou ajudar a empresa na qual trabalha a resolver um problema.
Onde elas irão buscar a informação? Sim, elas buscam na Internet.
Blogs são diários online que servem para preencher a lacuna entre a demanda por informação e sua oferta. Há um blog para cada assunto e tópico.
Não há tópico que você esteja procurando que você não encontrará em um blog dedicado a fornecer informações naquele tema. Portanto, blogs ajudam a preencher o vazio entre demanda e fornecimento de informação.
Se os blogueiros sejam aficionados pelo que eles postam, eles definitivamente terão um público disposto a ouvir o que eles tem a dizer.
Com sua empresa ocorrerá a mesma coisa. Se você for um expert em algum negócio, tenha know-how em alguma tecnologia ou for um consultor, certamente poderá criar e gerenciar um blog corporativo de respeito.
Nosso artigo 7 razões para criar um blog corporativo pode te dar ideia do quanto ele será benéfico para seus negócios.
Alguns fatos interessantes sobre blogs e por que empresas devem se atentar a eles:
A maioria das pessoas que lêem blogs o fazem mais que uma vez por dia. Isso mostra o quanto um blog pode gerar alto engajamento, fazendo parte da vida das pessoas.
A leitura de blogs normalmente começa às 7 horas e alcanca um período de pico às 10 horas da manhã. Então publique conteúdos nesse período! Isso irá ajudar no fato #3…
Os compartilhamento de artigos de blog tem um pico às 7 horas da manhã, enquanto os comentários alcançam seu auge às 8 horas.
As conclusões de uma pesquisa recente revelam que a maioria das pessoas prefere ler blogs de manhã do que em qualquer outra hora do dia.
79% dos entrevistados disseram preferir ler blogs de manhã, 64% tem uma preferência pelo período da tarde e 40% preferem a noite.
Empresas que atualizam o blog corporativo 20 vezes por mês (ou seja, 4 ou 5 vezes por semana) geram 5 vezes mais tráfego do que aquelas que atualizam o blog menos do que 4 vezes por mês.
Empresas que possuem seu próprio blog corporativo atualizado regularmente geram 4 vezes mais leads do que aquelas que não possuem um blog.
Blogs ajudam a influenciar as compras e as escolhas de compras dos consumidores. Vejam os números:
Uma amostragem de opinião de clientes mostra que a informação de blogs ajudou 21% dos compradores entrevistados a tomar uma decisão na compra de um produto, ajudou 19% deles a ajustar suas escolhas, forneceu respostas para outros 19%, ajudou 17% deles a descobrir um novo produto ou serviço e serviu de inspiração para a compra de um produto ou serviço para os 13% restantes dos consumidores entrevistados.
Companhias que tem mais do que 51 artigos publicados em seus blogs sentem um aumento de 77% na média de leads (contatos) mensais.
Estes fatos servem para nos dar a dimensão do poder que um blog corporativo bem gerido tem, e o quanto ele influencia seus leitores.
Ao criar um blog da forma correta (saiba como no artigo Como criar um blog) pessoas serão naturalmente atraídas pelo seu conhecimento.
Se você possui know-how em alguma área de negócio que ajuda pessoas e empresas a resolverem algum problema, inicie um projeto de blog corporativo.
Você pode (e deve) utilizar este conhecimento a favor de uma estratégia de marketing, ajudando sua equipe de vendas a ser encontrada por futuros clientes ávidos por alguma informação que lhes seja útil.
Certamente seu blog irá agregar valor ao seu negócio e a seus futuros clientes.
Até a próxima!