Neste artigo você entenderá tudo sobre o que faz e como funciona a contratação de um consultor de marketing.
Antes de mais nada, preciso lhe dizer que os desafios que as empresas B2B ou B2C geralmente enfrentam quando se trata de contratar o tipo certo de consultoria de marketing não é simples.
Eu, Alex Carnier, tenho trabalhado como consultor de marketing desde 2006 e preciso lhe dizer uma coisa: se você procura aconselhamento ou considera terceirizar parte do seu marketing, então você tem um desafio importante pela frente.
Essa escolha é complexa pois existem muitos tipos diferentes de agências e fornecedores dessa área. Cada uma dessas agências ou consultorias terá uma abordagem ligeiramente diferente, e pode parecer difícil entender qual a melhor opção.
Por isso resolvi escrever esse artigo – para ajudar você a fazer a escolha do parceiro ideal que fará seu negócio colher os frutos dos enormes benefícios que um marketing estratégico pode oferecer.
Primeiro você terá uma definição clara do que é uma consultoria de marketing.
Irei explicar a natureza desse trabalho e descrever como as consultorias de marketing diferem das agências de marketing.
Vamos lá?
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Qual a diferença entre consultoria e agência de marketing?
Ao procurar um parceiro que lhe ajude no marketing da sua empresa, é provável que você encontre consultorias de marketing e agências de marketing, além de outros tipos de fornecedores.
Num primeiro momento, uma consultoria de marketing e uma agência de marketing podem parecer que fazem a mesma coisa. Mas apesar de haver alguma sobreposição, existem diferenças importantes entre elas.
O que a consultoria deve fazer?
Uma consultoria está apta para oferecer conselhos e orientação a partir do seu know-how, criando um planejamento estratégico de marketing.
O que a agência deve fazer?
Uma agência, por sua vez, geralmente está apta para executar um planejamento pronto com criatividade, operacionalizando o dia a dia do marketing.
Essas são definições gerais porque existem outros modelos de atuação.
Aqui na Agência Pomar, por exemplo, nós temos uma abordagem híbrida: somos uma fusão única entre consultoria e agência onde combinamos a expertise estratégica e analítica de uma consultoria com a criatividade dinâmica e a execução hands-on de uma agência.
Dessa forma, oferecemos o melhor dos dois mundos, permitindo que nossos clientes se beneficiem de um planejamento estratégico incisivo e uma implementação criativa, tudo em um só lugar.
O que faz um Consultor de Marketing?
Então, independente do modelo de negócio da assessoria de marketing, o que exatamente faz um consultor de marketing?
Um consultor de marketing é um profissional com competências avançadas capazes de aumentar a atração de clientes de uma empresa e destacar sua marca no mercado.
Os consultores de marketing podem fornecer uma ampla gama de serviços que abrangem:
- Desenvolvimento de estratégia de marketing
- Audiência e pesquisa de mercado
- Análise de canais de relacionamento
- Concepção e otimização da Jornada do Cliente
- Planejamento de campanhas publicitárias
- Análise de resultados
Uma consultoria de marketing capacita as empresas a criarem uma estratégia de marketing eficaz baseada em dados e análises profundas.
Alguns consultores de marketing também podem ajudar na implementação e execução da estratégia. Embora a extensão em que eles podem fornecer suporte nesta área varie entre os diferentes agências.
Enquanto alguns consultores de marketing oferecem uma gama abrangente de serviços de consultoria, outros oferecem uma gama mais restrita e especializada.
Por exemplo, um consultor de marketing individual pode se especializar principalmente em aconselhar sobre otimização de conversão, outros apenas na área digital, e outros ainda podem ter uma visão macro 360 graus das ações de marketing do cliente – como é o caso dos consultores aqui da Agência Pomar, onde temos uma abordagem macro-estratégica.
O melhor tipo de consultoria de marketing depende de:
- As necessidades da sua empresa,
- Como você gosta de trabalhar,
- Os gaps ou deficiências da equipe interna de marketing da sua empresa,
- E os problemas e desafios que você está tentando resolver.
Por causa disso, o cliente deve questionar qual é a visão de marketing que uma determinada consultoria de marketing possui, e se essa visão faz sentido para o negócio como um todo.
O que esperar de uma consultoria de marketing?
Em outras palavras, que atividades essa consultoria envolve, afinal?
Embora as responsabilidades variem de acordo com o especialista, aqui estão alguns exemplos das atividades que os consultores de marketing podem ser contratados para realizar:
Consultoria de Marketing e Planejamento Estratégico
A consultoria de marketing e planejamento estratégico é a visão macro-estratégica que é um dos pilares de um plano de negócios completo, tanto para B2B como para B2C.
- Realizar análises de negócios e marketing para fornecer recomendações e um plano para melhorias.
- Desenvolver uma estratégia de marketing integrada para ajudá-lo a melhorar o marketing de seu produto ou serviço atual.
- Estratégia de lançamento de novos produtos ou serviços com campanhas de ativação.
- Avaliação de uma estratégia ou campanha de marketing específica – como marketing digital, SEO ou mídia social – para determinar a eficácia com que ela atende determinado público e onde melhorias podem ser feitas.
- Identificar novas oportunidades de engajamento com clientes existentes e novos clientes.
- Maximizar o valor da marca criando estratégias de incentivo para fidelização de clientes.
Consultoria de Branding
Uma agência de branding poderá prestar uma consultoria que o ajudará no seguinte:
- Construção e posicionamento de marcas, envolvendo Brand Equity e DNA.
- Refinar e moldar a marca da sua empresa, para ajudá-la a criar uma identidade
- Controle os danos e gerenciamento da marca caso a reputação da sua empresa seja afetada
Consultoria de Marketing Digital
- Redes sociais: construção de linha editorial para redes sociais para empresas
- Melhoria do envolvimento do cliente em plataformas digitais
- Planejamento tático e como fazer e-mail marketing
- Planejamento tático de campanhas de links patrocinados
Consultoria de SEO e Marketing de Conteúdo
- Análise de SEO, análise de sites e análise de concorrentes
- Desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo e/ou criação de conteúdo otimizado para mecanismos de busca para aumentar o ranking e a visibilidade do site
- Coordenação de plataformas de conteúdo, incluindo blog, landing pages e site dentro de uma estratégia de conteúdo unificada
- Divulgação e suporte digital de relações públicas para colocar sua marca na frente de novos públicos e obter backlinks
Consultoria para Desenvolvimento de Sites
- Análise da estrutura do site, análise de problemas de desenvolvimento e até mesmo a construção de um novo site
- Suporte estratégico ao longo desenvolvimento do projeto
Consultoria de CRO (Conversion Rate Optimization – Otimização de conversão)
- Análise das conversões de visitantes em leads de um website.
- Fornecimento de recomendações de melhoria
Treinamento e desenvolvimento
- Fornecimento de treinamento em marketing para equipes internas em um aspecto específico
- Mentoria individual para CEOs, gerentes de marketing ou outros cargos de gestão.
Empresas e agências de consultoria de marketing
Se você é uma empresa grande com uma vasta necessidades de marketing, trabalhar com uma empresa de consultoria de marketing provavelmente será mais apropriado do que trabalhar com um consultor de marketing individual.
Com a consultoria de marketing certa, você pode se beneficiar do acesso a uma variedade de especialistas.
Por exemplo, a equipe da Agência Pomar tem um especialista dedicado para cada área de marketing, que vão construir juntos um projeto integrado, dando sinergia a toda operação de marketing da sua empresa.
Sob a liderança de um consultor de marketing sênior (Alex Carnier – este que vos fala), garantimos que nossos clientes tenham acesso a aconselhamento especializado e suporte diretamente de especialistas, mas mantém a natureza individual de lidar com um consultor de marketing.
Como as equipes de consultoria de marketing são compostas por vários especialistas, elas tendem a ser mais estratégicas em sua abordagem.
O que significa que eles estão em melhor posição para trabalhar em direção a objetivos de longo prazo.
Sinais de que você precisa de consultor de marketing
Os sinais de que você precisa de uma consultoria de marketing provavelmente se enquadram em uma dessas três categorias: planejamento, substância e capacidade.
Planejamento: precisa organizar e dar uma visão estratégica para a operação
- Você está preso e não tem certeza de qual direção você deve seguir
- O marketing não contribuiu muito para o sucesso do seu negócio até agora
- Você precisa de uma estratégia de marketing para ajudá-lo a priorizar seus objetivos
- Você é um novo negócio e não sabe por onde começar
Resultados: quando eles estão aquém do esperado
- Seu marketing não está se conectando com seu público
- Você não gosta de marketing, mas precisa gerenciá-lo
- Suas iniciativas de marketing atuais não estão funcionando
- Você precisa de uma perspectiva objetiva
Capacidade: precisa de uma visão sênior do todo
- Sua equipe não possui conhecimentos ou habilidades estratégicas de marketing
- Não está nos seus planos contratar um profissional de marketing sênior interno em tempo integral
- Você precisa de suporte de marketing especializado rapidamente
Caso o momento da sua empresa se encaixe em pelo menos 3 indicadores acima, uma consultoria de marketing poderá ser um divisor de águas na sua estratégia de marketing e vendas.
Escrevi esse artigo porque realmente acredito que aqui na Agência Pomar sua empresa terá acesso a um amplo know-how de marketing, poderá absorver nossa experiência de décadas com clientes nacionais e internacionais, e elaborar o seu planejamento estratégico de marketing sob medida.
Entre em contato para alinharmos um modelo de consultoria para aproximar sua empresa da vanguarda de marketing estratégico.
Aguardo você!