A preparação dos textos que serão publicados em seu blog ou numa das redes sociais da sua empresa não termina no último ponto final e nem na escolha de um título incrível.
Afinal, as palavras-chave são ponto determinante para direcionar tráfego para o seu artigo – ou não. Então, como você faz a escolha das palavras-chave? Você vai pela intuição, imaginação ou escolhe alguma aleatoriamente de acordo com o tema?
Se está indo por algum desses caminhos, você pode estar entrando em um caminho duvidoso e incerto. Criar palavras-chave para referenciar artigos ou anúncios requer muita pesquisa.
Conheça a importância da pesquisa de palavras-chave e algumas das melhores práticas de uso delas em seus conteúdos.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
#1 Se coloque no lugar do público
Esse é o propósito para criar palavras-chave. Você deve imaginar como as pessoas realizam uma pesquisa nos motores de busca — como Google, o maior e mais expressivo deles.
Geralmente, elas digitam um ou mais termos que representam o seu interesse naquele momento. Por exemplo, uma jovem paulistana que procura por gatos de estimação pode acessar o Google e digitar “adoção de gatos em são paulo” no campo de busca.
Agora, imagine que seu blog tenha um artigo bem ranqueado com a palavra-chave “adoção de gatos em são paulo”: há boas chances dele aparecer para essa jovem.
Pense no inverso, se para um texto com o tema parecido, você define a palavra-chave “adote um animal de estimação”, ou qualquer outro termo semelhante de maneira aleatória. Dificilmente a jovem que procura “adoção de gatos em são paulo” chegará até seu site.
#2 Criar palavras-chave pensando em SEO
Toda pesquisa de palavras-chave deve ser focada em melhorar o posicionamento do seu site ou blog no Google. Não há como não relacionar uma coisa com a outra. De fato, palavras-chave bem definidas ajudam nessa tarefa — claro que não é o único fator.
Para quem não está acostumado ou não entende o funcionamento dos mecanismos de busca, vale a pena estudar um pouco de SEO e escolher palavras chave diretamente ligadas a ele.
Dessa forma, não acontecerá como no exemplo anterior, onde por causa de uma pequena diferença de termos, a pessoa pode nunca chegar a ver o seu novo artigo, ou você estará tão mal colocado nos rankings que a procura não levará a seu website.
#3 Saiba como escolher as melhores palavras-chave
Quando a palavra-chave é ativada em uma pesquisa por um usuário, o Google aciona seu site para aparecer nas buscas.
Logo, quando muitas pessoas digitam as mesmas palavras-chave e acessam suas páginas, é natural que seu site comece a crescer para os primeiros resultados exibidos.
Conheça algumas ferramentas
Existem alguns sites com ferramentas que ajudam na definição das melhores palavras-chave. Para começar a busca você deve ter uma lista com termos que estejam relacionados a área de atuação da sua empresa.
Use-os para começar a fazer as buscas. Logo após esse primeiro momento, as ferramentas costumam disponibilizar relatórios com palavras-chave relacionadas e derivadas (outro fator muito importante), volume de buscas, tendências etc.
As principais ferramentas são:
- Google Keyword Planner — por ser do próprio Google, é o mais usado e o que costuma fornecer dados mais relevantes;
- UberSuggest — fornece complementos dos termos buscados, dando ideias de variações para as palavras-chave, garantindo melhores ranqueamentos;
- Semrush — tão ou até mais completo que o planejador de palavras-chave do Google, incluindo uma lista dos primeiros sites que aparecem nas buscas, correspondência de frases e termos relacionados.
#4 Defina as palavras-chave
Existem dois tipos de palavras-chave que você pode escolher para referenciar seus conteúdos. Não necessariamente uma forma exclui a outra, mas cada uma possui uma aplicação melhor para cada estágio do seu site ou blog, e para isso, é necessário conhecer mais sobre cada uma delas.
Estamos falando das head-tail e long-tail keywords.
Head-tail keywords
As head-tail keywords são termos mais curtos, genéricos e que definem em uma ou duas palavras o propósito da empresa.
Um exemplo é a palavra-chave “móveis”. Normalmente possuem um volume de buscas mais alto e com uma concorrência alta.
O tráfego costuma ser menos qualificado, afinal uma pessoa que digita “móveis” no Google pode estar procurando por móveis de escritório, móveis para a sala, móveis para o quarto e assim em diante.
Mesmo assim, é uma ótima palavra chave para quem busca alto tráfego e não muito qualificado para uma oferta grande, por exemplo.
Long-tail keywords
Para atrair esse público que procura por algo mais específico, existem as long-tail keywords, ou palavras-chave de cauda longa.
São termos mais direcionados para uma audiência mais qualificada, melhoram a conversão em leads e aprimoram a experiência de uso de um visitante.
Neste caso, por exemplo, se uma pessoa busca por “móveis de escritório” e você tem um excelente post sobre o assunto, dificilmente esse indivíduo precisará fazer uma nova pesquisa e terá sua possível solução encontrada mais rapidamente.
#5 Use as palavras-chave com moderação
Não é só porque elas ajudam seu site a se posicionar melhor no Google que você deve abusar. O bom senso é fundamental. Utilize elas com naturalidade durante o texto para não estragar a experiência de leitura dos visitantes.
O recomendado é tentar encaixá-la no título do artigo, em um subtítulo, poucas vezes durante o artigo e na url da página.
Um texto com excesso de palavras chave parece forçado, seco e pouco informativo, já que a repetição faz o texto não fluir.
Além disso, pode fazer com que o visitante perceba a sua intenção e se sinta enganado, já que o texto, mesmo posicionado como primeiro resultado nos mecanismos de busca, pode não informá-lo adequadamente ou sanar todas as suas dúvidas.
Percebeu que criar palavras-chave necessita de uma pesquisa bem elaborada?
Agora que você está mais preparado para um estudo mais aprofundado e tem as ferramentas certas para isso, é hora de colocar a mão na massa e testar.
Você só poderá criar palavras-chave de primeiro mundo quando testar as mais diversas possibilidades, descobrir as melhores oportunidades (baixa concorrência + maior qualificação de leads + alta procura) e entender bastante sobre as ferramentas de pesquisa.
Ficou com alguma dúvida? Tem alguma experiência para contar?
Conte pra gente nos comentários! 🙂
Boa sorte e até a próxima.