Se você chegou até aqui é porque precisa entender o que é newsletter para poder usá-la de maneira eficaz em um plano de marketing. Você está no lugar certo.
A newsletter não é uma novidade no marketing. Essa é uma ferramenta utilizada por todos os tipos de empresas e negócios desde os primórdios da internet nos anos 90.
A pergunta é: a newsletter ainda será efetiva em 2024?
Isso é facilmente verificável quando abrimos o nosso e-mail e contamos a quantidade de informativos que recebemos.
Portanto, a resposta é sim: uma boa newsletter ainda pode ser um fator de conversão importante no conjunto de estratégias de marketing digital.
Email marketing é quase obrigatório em qualquer ação de geração de demanda, e está atrelado a outras ações táticas importantes como ter uma hospedagem rápida, atuar nas melhores redes sociais para empresas, e fazer anúncios no Google Ads.
Bom… Entender bem o que é newsletter pode ser o que faltava para criar uma estratégia de marketing eficiente. E para te ajudar nisso, separamos algumas dicas e informações valiosas nesse conteúdo. Acompanhe.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Não é difícil entender o que é newsletter. Essa é uma ferramenta tão utilizada que todo mundo que tem um e-mail convive com ela diariamente.
Podemos dizer que a newsletter é um tipo de ação de email marketing.
A newsletter é um e-mail informativo disparado periodicamente para o mailing (base de contatos) da empresa. Não existe uma única finalidade para ela. Pode ser informativa no geral, indicativa de bônus e cupons entre outras coisas.
Ela tem a finalidade de substituir os jornais de indicação de serviços tão comuns nas décadas passadas. É uma forma direta da empresa contar sobre as mais variadas ações que acontecem em tempo real.
Entender o que é newsletter está intimamente ligado ao funcionamento dela.
A newsletter funciona como um direcionamento para websites ou lojas virtuais. Em muitos casos, ela aciona gatilhos importantes de consumo, indicando promoções, avisando do fim do prazo de utilização de bônus e até aproximando o consumidor.
Afinal de contas, uma das estratégias de marketing mais utilizadas é disparar newsletter com cupons de aniversário, fazendo com que o consumidor se fidelize com a marca para garantir os descontos.
Quem trabalha com marketing digital convive diariamente com a necessidade de converter leads em negócios fechados.
Os leads são oportunidades de negócios latentes. Isso porque, o consumidor oferece informações como e-mail e telefone em troca de alguma bonificação, como cupons de desconto.
Assim que esse e-mail entrar para a base de dados da empresa, é importante pensar em formas de abordagem. A newsletter é essa abordagem que lembra que o consumidor tem um benefício para compra e que já pode utilizá-lo.
É uma estratégia de marketing para estar sempre em contato com o consumidor. Fazendo com que ele se convença de que a melhor maneira de resolver uma dor é consumindo o que a marca oferece.
Além de entender o que é newsletter, é preciso ver tudo que é necessário para criar uma eficiente, que converta leads e que proporcione resultados satisfatórios para o negócio.
Alguns pontos como a mensagem que deve ser passada, o gatilho para a conversão e o layout são fundamentais para o bom desempenho da newsletter.
Confira agora o que considerar na hora de montar uma newsletter:
Dica 1. Conteúdo relevante é fundamental
O conteúdo é a chave principal da newsletter. Ele precisa ser de fato interessante desde o assunto, incitando o consumidor a abrir o e-mail.
Inclua na rotina de marketing a criação de um conteúdo rico com informações sobre as novidades da marca. Ou ações disponíveis e disponibilize sempre um agrado, como cupom de desconto ou promoções relâmpago.
Crie uma narrativa envolvente para a newsletter. Nada de cupons sem explicações. Fale de um momento que a marca está passando ou até de datas comemorativas.
Dica 2. O conteúdo deve ser apropriado para o remetente
Os leads estão em etapas diferentes. Aqui é preciso entender tudo sobre funil de marketing. Ele basicamente indica qual cliente deve receber determinada informação.
Por exemplo, alguns clientes não precisam receber cupons de desconto para primeira compra, porque já são fidelizados. Esses devem estar em outras ações.
É possível segmentar o mailing da empresa para um disparo mais focado.
Dica 3. O layout é importante
Quando se entende o que é newsletter, percebe-se que é fundamental ter um layout bonito e leve, com uma abertura fácil para chamar a atenção do consumidor rapidamente.
O layout deve conter a identidade da marca e uma distribuição harmoniosa de conteúdo em foto e escrito.
Dica 4. Tenha cuidado com as imagens
Nada de imagens muito pesadas, com abertura difícil ou então desproporcionais que demandem algum esforço visual.
Elas precisam estar posicionadas e em tamanhos ideais para newsletter. Desenvolva um conteúdo em imagem especial para o disparo dos e-mail marketing.
Dica 5. Faça teste
Toda plataforma de disparo de newsletter permite que se faça um teste antes do envio em massa. Sempre que montar uma newsletter faça um teste para si mesmo e para outros colaboradores da empresa para saber sobre como está o layout e o conteúdo proposto.
Abra o e-mail disparado em diferentes aparelhos, tanto no celular quanto no computador, para saber como será a experiência de quem abrir.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é newsletter, crie conteúdos relevantes para o seu negócio e desenvolva uma estratégia que contemple o disparo periódico dela.
Nada de encher a caixa de e-mail dos clientes com conteúdos repetidos ou irrelevantes. Segmente seus contatos e crie conteúdos exclusivos para cada um.
Pense também em uma periodicidade que não deixe com que o cliente se esqueça da marca e nem se acostume com tantos e-mails que não abra mais nenhum.
Coloque a criatividade para funcionar na hora de montar uma newsletter e inove a cada disparo.