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Inbound Marketing: A solução para empresas do século XXI

Pra falarmos sobre Inbound Marketing, precisamos entender o atual momento da internet.

A internet mudou nossas vidas radicalmente desde seu nascimento até os dias de hoje. Podemos dizer que desde o primeiro e-mail em 1971, a criação do primeiro site em 1983, a chegada ao primeiro milhão de usuários no mundo em 1998, ela tem se infiltrado e acompanhado a vida de milhares de usuário ao redor de todo mundo.

Hoje, é possível dizer que a internet é fundamental para a vida profissional e pessoal. Sem ela é praticamente impossível trabalhar e, além disso, perdemos uma série de facilidades com as quais estamos acostumados.

O que mudou?

Com toda essa evolução, ou melhor, com toda essa revolução acontecendo, não poderíamos deixar o marketing de lado. Pois ele também precisava evoluir para atender as novas necessidades do mercado e das pessoas.

Eis que surge o Inbound Marketing.

Mas, vamos deixar de lado a enrolação e partir para a pergunta de um milhão de dólares: por que devo investir em Inbound Marketing?

Respondo com a seguinte ilustração:

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Cada vez mais as pessoas deixam de se relacionar fisicamente e passam a se relacionar pelo mundo digital. E não poderia ser diferente com sua empresa.

Mas antes de nos aprofundarmos nesse assunto, e descobrirmos como o inbound marketing tem revolucionado a maneira de se fazer negócios, vamos falar brevemente sobre o marketing tradicional e suas ferramentas.

Nem tudo que é antigo é moda retrô

No marketing tradicional, o objetivo é alcançar o maior número de pessoas possíveis, independente de estarem procurando por seu serviço ou não, o foco é da empresa é encontrar o cliente.

Suas técnicas, geralmente, além de serem abusivas, são unidirecionais. Essas técnicas podem ser comerciais na TV, aqueles anúncios do YouTube que não vemos a hora de pular, cold calling, malas diretas, entre outros.

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Mas precisamos lembrar que com evolução da sociedade, a tecnologia também foi se desenvolvendo de forma desenfreada.

Hoje, temos o identificador de chamadas que bloqueia todas as ligações indesejadas, os filtros de spam que barram as malas diretas, o DVR que permite que pulemos os anúncios na TV e muitas outras ferramentas que temos ao nosso alcance para evitar esse tipo de anúncio indesejado.

Não estou nem colocando em cheque os altos valores desses meios de comunicação.

Tá, mas me dá um exemplo…

Claro! Vou usar o Spotify:

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Ele dá a opção da contratação do plano Premium para excluir os anúncios, grande parte da população acaba por optar por este plano para fugir das publicidades.

E cá entre nós, realmente é algo muito chato um anúncio inserido no meio da nossa playlist favorita, não é mesmo?!

Sem mencionar que muitas vezes  acabamos nem dando a devida atenção para o conteúdo que nos é apresentado, ficamos apenas com o pensamento “puxa, mais um anúncio!”.

Essa forma que o marketing tradicional utiliza para se comunicar com seu prospect – obrigando-o a ver/ouvir a mensagem que quer passar -, acaba muitas vezes distanciando ainda mais sua marca de seu cliente, sem contar que para o usuário essa é uma péssima experiência.

Ok, ok! Mas afinal de contas, do que se trata o Inbound Marketing?

Vamos lá… O Inbound Marketing é um processo totalmente diferente do mencionado anteriormente, ele é focado na procura do cliente pela empresa.

Ao invés de incomodar pessoas com anúncios em seus televisores, ligações indesejadas e e-mails que acabam só enchendo a caixa de entrada, o Inbound é voltado para ajudar o cliente quando ele precisar.

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Ao invés de exibir anúncios em publicações impressas, o que você acha de criar um Blog empresarial, que tenha como conteúdo as principais “dores” do seu cliente?

E que tal, propôr sempre uma solução para ajudá-los?

Ao invés de fazer cold callings, por quê não gerar um conteúdo que chame atenção dos seus prospects?

Criando algo de valor, certamente os clientes ligarão para você em busca de mais detalhes e informações.

Com o Inbound Marketing, não existe mais aquela mensagem antiga e inconveniente, onde o profissional de marketing ou vendedor parece ser um vilão dos filmes que deseja ter todo o controle sobre o cliente.

O Inbound trata-se de capacitar e educar potenciais clientes. O foco é a vontade do cliente.

Me explica melhor?!

Você provavelmente já viu um exemplo de Inbound Marketing com alguma de suas marcas favoritas.

Sabe aquela publicação de Blog que resolve seus problemas? Ou a nova solução do seu segmento de mercado que apareceu na sua time line no LinkedIn?

Aposto que você já se sentiu engajado com alguma frase de encorajamento ou cheia de criatividade que alguma marca ou empresa publicou no Facebook, não é mesmo?!

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E mais, você não prefere negociar com uma empresa que esta focada em suprir suas necessidades ao invés de falar deles mesmos?

Isso é o Inbound!

É fazer parte de uma conversa, uma mensagem bidirecional, ao contrário do marketing tradicional, também conhecido como Outbound.

Ser parte dessa conversa, significa compartilhar conteúdo útil e relevante com os outros. Trata-se de atrair pessoas. E, acima de tudo, é sobre criar um marketing que as pessoas gostem!

Pense como seu cliente gosta de ser tratado

Não podemos negar que hoje, com os avanços tecnológicos, quem tem o poder é o comprador.

Te proponho um desafio!

Pense no processo que você realizou ao fazer sua última compra.

Você ligou para algum vendedor para pedir informação ou você fez uma pesquisa online para descobrir mais características sobre o produto?

Aposto que foi a segunda opção.

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Porque não ser referência com conteúdos de qualidade no seu segmento?

É hora de você apoiar esse processo de compra, e de capacitar seus potenciais clientes a tomar a decisão correta por conta própria.

Vamos colocar a mão na massa…

Então, está convencido a começar a aplicar o Inbound Marketing em sua empresa?

Se sim, a melhor maneira de começar é compreender a metodologia do inbound:

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Fluxo de nutrição | Inbound Marketing

A imagem acima ilustra as quatro etapas que compõem o funil de vendas do inbound marketing e o seu processo de vendas.

Esses estágios são: atração, conversão, fechamento e encantamento.

Para começar a brincadeira, você precisará atrair pessoas ao seu website, que serão transformadas em visitantes.

Algumas das ferramentas mais importantes para atrais novos usuários são os posts de blog, otimização de seu website e campanhas em mídias sociais, como o Facebook Ads e o Google Adwords. 

Só isso?

Não! Isso não para por aqui!

Depois de atrair novos visitantes, a próxima etapa é converter alguns deles em leads, reunindo suas informações de contato.

Podemos dizer que as informações de contato são a moeda no mundo digital do inbound.

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#Dica: Nome e e-mail são duas informações primordiais para um formulário em uma Landing Page.

Para que seus visitantes ofereçam essa moeda voluntariamente, você precisará oferecer algo a eles em troca, como se fosse um mercado digital.

Para você conseguir este “pagamento”, precisará montar ofertas, como e-books, whitepapers ou infográficos, qualquer informação que seja interessante e valiosa a seus prospects.

Você pode converter visitantes em leads usando o que é chamado de processo de conversão, como você pode ter adivinhado.

Para seu website, componentes como calls-to-action e landing pages podem atrair esses visitantes e ajudar em suas conversões.

Seja o herói do seu cliente

Agora que já vimos a primeira etapa, vamos adiante com o segundo passo.

Depois que você atraiu os visitantes certos e converteu em leads, é hora de transformar esses leads em clientes.

Na fase de fechamento, ferramentas como e-mail marketing e CRM, podem ser grandes aliados na hora de vender aos leads certos, na hora certa.

Inbound trata-se de fornecer conteúdo impressionante a seus usuários, sejam eles visitantes, leads ou clientes existentes.

Só porque alguém já é cliente, não significa que você pode se esquecer deles!

As empresas de inbound continuam a encantar e envolver sua base de clientes, transformando-os em felizes promotores dos produtos e serviços que eles adoram.

Depois, toda a metodologia retorna ao começo, quando os promotores conversam com suas redes, e divulgam seus produtos e serviços.

Espera, você não está esquecendo de nada?!

Mas, e a análise?

Acredito que você deve ter pensado que eu me esqueci desse grande detalhe. Mas sabe porque eu ainda não mencionei a “fase de análise”?

Porque a análise é fundamental em toda sua estrategia de inbound, do começo ao fim.

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Tudo que você cria, qualquer peça, conteúdo, campanha ou ação de marketing executada, deve ser analisada.

Inbound Marketing é sinônimo de planejamento e análise.

Pra marcar gol…

Para que sua empresa comece a praticar inbound marketing de verdade (e realmente bem sucedido), você precisa saber o que esta funcionando e como implantar novas soluções, sem esquecer de sempre melhorar seus serviços ou produtos.

Novamente, a única maneira de fazer isso é dispondo de tempo – nem que seja curto – para analisar seu trabalho.

E é por isso que o Inbound Marketing tem revolucionado a maneira de se fazer negócios!

Preparamos um eBook fantástico falando mais sobre essa revolução!

Se você quiser saber mais sobre essa incrível forma de atingir seus clientes e decolar seus negócios, clique aqui e faça o download.

Ps: É totalmente GRATUITO

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Alex Carnier
Alex Carnier
Empreendedor e estrategista de marketing. Acredita que com conhecimento e capacitação é possível fazer qualquer coisa. Nos últimos 10 anos vem ajudando empresas de diversos setores a fazer acontecer!