Neste artigo iremos mostrar como criar um blog através de 8 fundamentos, e prevenindo você de 5 erros comuns.
Já destacamos aqui no Blog da Agência Pomar as 7 razões para criar um blog corporativo para sua empresa, sua relevância como ferramenta de marketing digital e as suas principais vantagens.
(Caso ainda não tenha visto, clique aqui para ler a matéria).
Agora vamos para a parte prática. Ao fim deste artigo você saberá exatamente o que fazer para criar um blog que gere negócios.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Seu blog corporativo pode ser um dos principais meios de relacionamento com seu cliente.
Dessa forma, é necessário tomar alguns cuidados para obter os melhores resultados dele, atraindo tráfego, gerando conversões e vendas dentro de uma boa estratégia de Inbound Marketing.
Saber a forma correta de como criar um blog é uma arte que é assimilada aos poucos. Porém você pode começar a utilizar um blog se atentando aos fundamentos e erros mais comuns que empresas cometem.
Então vamos a eles!
Saiba o que fazer e o que não fazer ao criar um blog.
Certamente você já sabe alguns dados demográficos do seu público alvo, como idade, gênero e classe social, mas você sabe como alcançá-lo?
Descubra tudo o que puder sobre o seu público!
Gostos, visão e valores, suas necessidades, seus medos, etc. Toda esta informação será essencial para definir a identidade do seu público e possibilitar que seu conteúdo seja atraente para eles.
E isso nos leva ao segundo fundamento…
Você só atrairá mais visitantes e terá assinantes de seu conteúdo se fornecer algo que seu público-alvo queira saber.
Para saber qual é o melhor conteúdo para o seu blog, faça a si mesmo as seguintes perguntas:
Trabalhar com conteúdo evergreen pode ser uma ótima estratégia para os primeiros meses do blog.
Sabendo qual é o conteúdo que você vai postar, você precisa garantir que o seu blog tenha uma aparência intuitiva e fácil de usar, afinal, de nada adianta a criação de conteúdo se o visitante do site não conseguir encontrar o que procura.
A existência de uma barra de buscas também incentiva a continuidade do leitor no blog, procurando por conteúdo complementar ou lendo matérias sugeridas no final de seus artigos.
Além disso, uma aparência agradável para a leitura é essencial, por isso utilize cores para o fundo neutras, pois cores muito vivas cansam a visão, e fontes que sejam visíveis, não muito claras.
Agora você já sabe o que seu público procura, mas pode não saber com que palavras-chaves ou combinação de palavras exatas ele está buscando a informação que você fornece.
Você pode utilizar algumas ferramentas como o Google AdWords Keyword Planner e o Google Trends para descobrir as expressões mais buscadas pelo seu público-alvo.
Depois as utilize no título e no primeiro parágrafo do seu texto, revelando ao leitor o seu objetivo e tornando o conteúdo mais fácil de ser encontrado.
Para que suas publicações e artigos sejam lidos, eles devem ser escritos de forma coesa e coerente, transmitindo a mensagem que você quer passar de forma organizada e clara.
Além disso, erros gramaticais, de sintaxe e ortográficos fazem com que o leitor perca a atenção no conteúdo.
3 formas de se fazer isso:
Não deixe o título por último: é ele que prenderá a atenção do leitor num primeiro momento e o convencerá de clicar no seu artigo.
Seja direto, não tente escrever um texto muito longo se você não tem conteúdo.
Um primeiro parágrafo ruim pode afastar cerca de 80% dos leitores, mas um parágrafo bom pode levar o leitor a ir até o final, se identificar com seu texto e se tornar um divulgador do seu conteúdo.
Sempre otimize seu artigo.
Utilize as técnicas de SEO (Otimização para Ferramentas de Pesquisa) e as ferramentas disponíveis da sua plataforma de publicação (Word Press, Blogger, Etc) para que seu conteúdo seja encontrado com facilidade pelas pessoas quando buscarem informações através do Google.
Para saber mais sobre otimização de busca, leia nosso artigo sobre SEO e Google: como funciona e como aparecer nos resultados.
A melhor forma de saber como criar um blog de sucesso é analisando o que dá certo e o que não dá. Ou seja, você precisa analisar frequentemente seu desempenho.
Faça uma agenda mensal de verificação dos principais KPIs (“indicadores chave de desempenho”) como por exemplo:
Isso pode ser verificado se você instalar em seu blog o Google Analytics, uma ferramenta gratuita e poderosa de análise de websites que dará o raio-x de tudo o que acontece na sua página.
Após esta análise, faça melhorias periódicas no tipo de conteúdo que você está postando, como por exemplo:
Apesar das inúmeras vantagens de ter um blog corporativo, o uso incorreto dele pode acarretar em uma imagem negativa para a empresa, ou transmitir uma ideia errônea sobre seus serviços.
Como diz o ditado: sábio é aquele que aprende com os erros dos outros. Portanto, selecionamos abaixo alguns dos erros mais comuns para você saber como criar um blog sem cometer estas verdadeiras “gafes digitais”.
A utilização de domínios gratuitos como WordPress, Blogger e outras plataformas (suaempresa.wordpress.com ou suaempresa.blogger.com ) pode economizar uns trocados, mas passa para potenciais clientes a ideia de um site amador ou de uma fonte não confiável.
Investir em um domínio é essencial para dar credibilidade a seu conteúdo.
Então, como dizia meu pai, “tire o escorpião do bolso” e invista em um bom domínio do tipo www.suaempresa.com.br, e instale lá seu blog corporativo.
Se preferir, utilize um subdomínio como blog.suaempresa.com.br. A imagem da sua marca agradece! 🙂
Nada mais chato do que pessoas que só falam de si mesmas, não é verdade? Com empresas a ideia é a mesma: falar apenas de seus produtos e utilizar o blog corporativo como mera propaganda é um dos erros mais comuns das empresas.
Não trazer conteúdo relevante para um possível cliente faz com que ele rapidamente saia do site e não tenha interesse em retornar.
Ao contrário das formas de propaganda e anúncio tradicionais, na internet as pessoas escolhem o que querem ver, e quando algo não as agrada, ele é facilmente descartado.
Ao invés de escrever sobre seu produto ou serviço, escreva sobre sua área de atuação, educando o seu cliente nos assuntos que sua empresa tem know-how. Seu blog será muito mais interessante, e causará um impacto poderoso nos leads.
Investir em um blog corporativo para depois deixá-lo às moscas é muito comum e pode passa a ideia de falta de comprometimento aos seus futuros clientes.
Conteúdo frequente faz com que potenciais clientes e clientes retornem ao seu site, gerando um relacionamento e aumentando a possibilidade de um fechamento de negócio.
Você estará sabendo como criar um blog quando publicar pelo menos 4 artigos mensais (1 por semana). Postar 8 artigos mensais (2 por semana) é um bom número, e o que grande parte das empresas fazem.
Já com 12 artigos mensais (3 vezes por semana), se prepare para “bombar”, pois verá o número de visitas crescer exponencialmente.
Por mais simples que seja seu produto ou área de atuação, certamente há diversos assuntos para explorar no calendário de conteúdo de seu blog corporativo.
Ficar postando sempre a mesma coisa é cansativo, mas ainda assim há muitas empresas que fazem exatamente isso.
Se pergunte: como criar um blog usando o know-how que minha empresa possui em seu segmento? Verifique o que o seu público mais gosta e invista na publicação de respostas para perguntas frequentes, artigos que tirem dúvidas sobre a área de atuação da empresa.
Verifique também o que seus concorrentes estão postando nos blogs deles e seja criativo!
As interações que virão através de seu blog serão muito ricas e estrategicamente esclarecedoras. Mesmo assim a maioria das empresas não acompanham a repercussão dos artigos, e deixam de obter informações valiosas para tomadas de decisão futuras. Um erro comum que você pode evitar.
Se há um local onde você irá receber feedback, críticas construtivas sobre seu conteúdo e até seu produto ou serviço, esse lugar é a área de comentários do blog corporativo.
Você precisa aprender a receber e aproveitar esse feedback de forma a melhorar seu negócio e ganhar mais credibilidade. Interaja, leia os comentários, responda, e faça do seu blog uma fonte de informações estratégicas.
Vamos recapitular o conteúdo acima…
Como você pode perceber, há um jeito correto de como criar um blog, e armadilhas ao longo do caminho.
Para alguns de vocês, uma boa opção será criar o blog corporativo sozinho, experimentando cada dica acima e vendo com seus próprios olhos os resultados delas.
Há muito conteúdo em nosso blog sobre o assunto, e na Internet de forma geral. Com persistência, seu blog será cada vez melhor.
Para outros empresário a melhor opção será contratar uma agência de marketing digital, que irá ajuda-los a planejar, criar e gerenciar o blog corporativo de forma integrada, garantindo sua eficácia no médio prazo.
Se esse é o seu caso, dê uma olhada na proposta de trabalho da Agência Pomar neste vídeo aqui. Temos cases fantásticos de como um blog pode ser efetivo para gerar vendas através da Internet.
Espero que estas dicas seja para você o “caminho das pedras” de como criar um blog que gere negócios.
Até a próxima!