Para fazer Inbound Marketing de forma estratégica você precisa fazer a produção de conteúdo educativo, entregá-lo no momento certo e de acordo com o estágio em que o público se encontra.
E é justamente por isso que as pessoas não conseguem executar bem uma campanha de Inbound: a produção de conteúdo qualificado não é fácil!
Neste artigo damos 6 orientações para que a produção de conteúdo seja uma estratégia de marketing plenamente factível. Vamos elas!
ÍNDICE DE CONTEÚDO
#1 Pense como um editor profissional
De fato ter sempre novas ideias para produção de conteúdo é um desafio, mas há uma dica que pode ajudar: pense como um editor profissional. O que isso quer dizer exatamente?
Os editores profissionais sempre produzem conteúdo tendo em mente o tipo exato de pessoa que irá consumí-lo.
Se você já ouviu falar da “Saga Crepúsculo” sabe do que estou falando. Estes livros foram criados para adolescentes, com linguagem, assuntos, histórias de interesses de adolescentes. E deu muito certo, não é mesmo?
Agora tente imaginar um executivo de uma multinacional de 60 anos lendo avidamente um livro da saga “Crepúsculo”. Um pouco difícil, não é? (bem, se você conseguir imaginar, este deve ser um tipo muito específico de executivo! 🙂 ).
De maneira geral um executivo teria mais interesse no livro “O Monge e o Executivo” do que nas aventuras amorosas de um adolescente vampiro melancólico.
É assim que pensam os editores.
Assim como os editores, os profissionais de Inbound Marketing devem possuir uma visão detalhada de seu público-alvo a fim de criar o conteúdo ideal para ele. Então faça a si mesmo as seguintes perguntas:
- Quem são os clientes ideais?
- Quais são suas principais preocupações, necessidades e interesses?
- Onde você pode alcançá-los – em ferramentas de pesquisa, mídias sociais ou blogs – e que tipos de conteúdos eles preferem?
Definindo as Personas para produção de conteúdo
As questões acima irão te ajudar a desenvolver o que chamamos de “persona” de seus clientes.
“Personas são personagens fictícios que possuem as características que suas respostas irão evidenciar, ou seja, o cliente típico com todas as principais características dos compradores.”
Depois dê um nome a essa persona, de forma que ela seja citada nos brainstormings, e naqueles momentos inspiradores de produção de conteúdo. Assim, você terá certeza que está criando sua estratégia de Inbound Marketing exatamente para ela.
#2 Foque no estágio certo (dentro do ciclo de vendas)
Conteúdo representa um papel importante em todos os estágios da metodologia do Inbound Marketing, desde o primeiro estágio (informar outros sobre a sua empresa e área de atuação), até o último focado em vendas (ajudando a converter os leads em clientes).
Mas o tipo de conteúdo que você deve usar em cada um dos estágios é quase sempre muito diferente dos outros.
1. Estágio de Descoberta
Neste estágio, os possíveis clientes se familiarizam com sua marca ou descobrem que têm um problema, ou uma necessidade.
2. Estágio de Aprendizado e Consideração da Solução
Aqui os possíveis clientes se identificam com o problema e aprendem sobre as possíveis soluções para ele, incluindo aquelas que seu produto/serviço oferecem.
3. Estágio de Avaliação de Fornecedores
Neste estágio, os possíveis clientes examinam as opções que têm para solucionar o problema deles, e começam a reduzir a lista de fornecedores.
4. Estágio de Decisão de Compra
Este é o momento da venda, no qual o possível cliente decide qual o produto e de quem irá comprar.
#3 Produza conteúdo que atraia tráfego e leads
Para lançar uma campanha de marketing poderosa, você deverá focar seus esforços no primeiro estágio – gerar consciência através de conteúdos educativos.
Isso quer dizer que sua oferta de marketing deverá atrair muito tráfego de pessoas interessadas em descobrir como resolver seus problemas, gerando novos leads a partir destas visitas ao seu website.
Há diferentes formas de empacotar este conteúdo para que alcance esse objetivo.
Encontrando o conteúdo certo
Para descobrir quais são os formatos de conteúdo melhor chamam a atenção de seu público-alvo, você deve olhar para quaisquer dados anteriores que estejam ao seu alcance.
Por exemplo, quais são seus artigos de blog, vídeos e conteúdos mais populares publicados recentemente? E quais são as páginas mais visitadas no seu website?
Esse seu “histórico de desempenho” poderá servir como uma bússola para produção de novos conteúdos, apontando a direção dos novos materiais que você quiser criar.
Se você não tem acesso a ferramentas de análise que possam te fornecer esse tipo de informação, você pode dar uma conferida nas ferramentas de domínio público, como as Notícias do Google, o Google Trends e os Trending Topics do Twitter, para saber quais são os conteúdos mais populares e interessantes do momento e como integrá-lo a seu conteúdo.
Tire vantagem dessa riqueza de informações disponível ao alcance dos dedos, graças a internet, e acrescente seu estilo pessoal, experiência e comentários para gerar conteúdo totalmente novo e relevante.
#4 Produza conteúdo em diversos formatos
A produção de conteúdo pode acontecer em diferentes formatos:
Elementos textuais como:
- artigos de blog
- informativos
- relatórios
- eBooks
E também conteúdo de mídia avançada, como:
- webinars
- vídeos
- entrevistas
- apresentações em slides
Encontrando o formato certo
Apesar de você poder fazer uma sessão de brainstorming com sua equipe e trazer à tona ideias criativas para diferentes formatos de conteúdo que você pode produzir.
É importante, porém, que esse novo conteúdo responda às necessidades e preferências de seu público alvo. Ou seja, pense sempre do ponto de vista do Marketing de Relacionamento.
Dê uma olhada em sua Landing Page. Uma oferta de webinário normalmente se sai melhor do que um e-book?
Se a taxa de conversão de um formato específico é menor do que a média, então você pode presumir que a oferta de marketing não é atraente o suficiente para seu público – ou você escolheu o conteúdo errado, ou você precisa repensar se identificou o seu público-alvo corretamente.
Se você tem noção de qual é o formato que funciona melhor para o seu negócio, use-o para construir e moldar sua campanha de marketing e fazer a nutrição de leads para que se tornem cliente mais rapidamente.
#5 Recrute uma equipe de produção de conteúdo
Você não tem que ser o único criador do conteúdo de Inbound Marketing de sua empresa. Aproveite as diferentes vozes e experiências de dentro da sua própria organização: equipe técnica e de atendimento ao cliente, executivos de nível C, gerentes de produtos e outros da sua organização.
Cada um deles tem uma visão única sobre aspectos importantes do seu negócio, que podem ser relevantes de diferentes formas para seus leads. Peça para que seus colegas de trabalho contribuam por meio de:
- Co-redação de um informativo ou um e-book interativo;
- Entreviste-os e publique pequenos vídeos compartilhando suas experiências;
- Convide-os a fazer apresentações ou responder perguntas em webinars;
Você pode pedir para que eles façam a produção de conteúdo sobre um tópico específico, demonstrando o seu estilo pessoal e tom preferidos, e conversar com o público que você pretende alcançar.
Além disso, normalmente você não terá que pagar por isso a menos que aprove o artigo final.
Se isso não for aplicável na sua empresa, você também pode encontrar facilmente redatores fora da sua empresa utilizando agências de marketing de conteúdo, como a Agência Pomar, que fará tanto o planejamento como a produção de conteúdo ao longo do projeto de marketing.
#6 Reutilize conteúdo passados para criar novos
Quase todos os tipos de conteúdo que você cria podem ser adaptados, reutilizados, modificados e republicados em outro formato.
Crie o hábito de encontrar várias formas de produzir e distribuir a mesma informação em diferentes formatos. Aqui vão algumas ideias:
- Um informativo antigo somado a novos vídeos que você produziu podem gerar um pequeno e-book multimídia;
- Transforme vídeos e webinars em postagens de blog e e-books, ou vice-versa;
- Aproveite as perguntas frequentes e comentários de webinars para criar um novo e-book;
Esses tópicos irão atingir diretamente as dores da sua persona. Por isso, compartilhe todas as apresentações da empresa em múltiplos formados, publique slides no Slideshare, faça upload de vídeos no Youtube e crie uma série de postagens no seu blog corporativo que abordem de forma mais ampla os pontos específicos de uma apresentação.
É trabalhoso, mas vale muito a pena
Eu já captei clientes para a Agência Pomar através de artigos de blog de 4 anos de idade. O marketing de conteúdo é uma estratégia a médio prazo que requer disciplina, mas que se feito da forma correta trará certamente ótimos resultados.
Como dito no começo do artigo, criar conteúdo único, útil e educativo com certa frequência não é fácil. Porém podemos dizer o seguinte: para vencer o bloqueio na escrita, manter suas campanhas atualizadas e de altíssima qualidade, é necessário começar de algum lugar.
Siga estas dicas acima, e parta para a produção! A cada nova tentativa, avalie os possíveis erros e invista ainda mais nos conteúdos mais acessados, curtidos e que parecem ser mais queridos pelo seu público alvo.