Como atrair clientes? Esta pergunta é feita por profissionais de marketing, empreendedores e vendedores todos os dias.
Você já deve ter ouvido falar de algumas formas tradicionais de atrair clientes, mas nesse artigo você vai descobrir como uma inovadora estratégia de marketing digital criada no começo do século XXI irá revolucionar a forma como sua empresa faz marketing e vendas.
Se prepare, a revolução vai começar!
Uma das profissionais de marketing digital mais respeitadas do Brasil revela:
A melhor forma de encontrar clientes é ser encontrado por eles. [Martha Gabriel]
E para atrair clientes precisamos fazer marketing. Esta disciplina da gestão empresarial é responsável por criar um produto ou serviço que esteja dentro das expectativas de determinado público-alvo.
Depois crie canais de comunicação com este público para que ele seja atraído por você, pois você tem o que seu público quer.
Ok, mas Marketing como conhecemos hoje não é novo. Sua forma atual surgiu nos anos 40, após a Segunda Guerra Mundial, quando as empresas se viram frente ao aumento da concorrência, e começaram a teorizar sobre como atrair clientes e “vender a qualquer custo”.
Desde muito tempo, profissionais estão criando novas formas de se fazer Marketing. Mas com o advento da Internet e suas poderosas ferramentas, surgiu por volta do ano 2000 uma nova e poderosa estratégia de atração de clientes chamada, Inbound Marketing.
Não é por acaso que o Inbound Marketing é também chamado de Marketing de Atração. Esta grande sacada de marketing veio alinhar as estratégias de captação de clientes ao interativo e comunicativo século XXI.
O que antes era feito de forma manual, hoje pode ser escalado por meio de automação. Antes a comunicação estava as mãos de poucas e poderosas empresas donas das grandes mídias como TV, rádio e revista. Hoje qualquer pessoa ou empresa pode criar um Blog Corporativo e começar a produzir conteúdo.
Como pode perceber, sua empresa pode começar a atrair clientes sem lançar mão de grandes recursos financeiros, e ainda atingir seu público-alvo de maneira cirúrgica. Então vamos ao que interessa…
Agora que você já compreendeu a lógica do Inbound Marketing, podemos dar as dicas de como atrair clientes de várias maneiras diferentes utilizando cada uma de suas 7 estratégias. Vamos a elas!
Vamos começar com a frase épica e infinitamente compartilhada de nada menos que Bill Gates:
Conteúdo é rei. – Bill Gates (Fundados da Microsoft)
A frase do bilhonário toca no ponto mais importante hoje da Internet: todo mundo está atrás de conteúdo. Conteúdo é a moeda de valor do ambiente digital, e se seu blog corporativo oferecer este conteúdo para as pessoas de forma frequente e com alta qualidade, você irá atrair clientes naturalmente para seu website.
Para deixar claro como funciona a lógica deste processo, veja como atrair clientes com o Blog.
Compreendeu como funciona uma estratégia de Blog Corporativo para atrair clientes? Esta estratégia é poderosa, e tem a cara do nosso tempo.
Veja o que Neil Patel, um dos experts mais respeitados no mundo sobre internet marketing, disse…
Conteúdo é a nova propaganda. [Neil Patel]
A boa notícia é que todo este processo pode ser pensado estrategicamente, prevendo resultados escaláveis! O poder de um blog corporativo bem feito é imenso.
Nosso Infográfico “Fatos Intrigantes sobre Blogs” te dará uma ideia de como os blogs fazem parte da vida das pessoas, e influenciam suas decisões de compra. (se quiser baixar o infográfico em alta resolução, clique aqui).
Para atrair clientes usando o Facebook, Twitter ou Linkedin a palavra de ordem é “Converse com eles!”.
E para conversar com alguém de forma agradável e gerando valor, precisamos compreender o modo de pensar e interesses delas. Interagir é uma tarefa que demanda tempo, cuidado, e uma boa dose de análise da psicologia da sua persona (vou escrever um artigo sobre personas em breve!).
Munidos deste entendimento da sua persona, crie o que chamamos de Calendário de Conteúdo mensal, com Posts diários, que serão suficientes para engajar seu público em torno da sua marca.
Uma boa dica é separar cada dia da semana para falar de um assunto específico. Desta forma, você torna a semana uma jornada interessante para as pessoas. E quanto mais interessante você for, mais irá atrair clientes!
SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para Ferramentas de Pesquisas são técnicas e estratégias para o seu website esteja nos primeiros lugares nos resultados do Google ou Bing.
Temos um excelente artigo falando apenas sobre este assunto (acesse ele aqui), mas podemos resumi-lo da seguinte forma:
Atrair visitantes para seu website é diretamente proporcional à capacidade de seu conteúdo atender a uma busca específica do usuário.
Se seu website, além de um excelente conteúdo, tiver qualidade técnica para atender às exigências do Google, o rankeamento nos resultados da pesquisa será um sucesso.
Caso queira saber como fazer isso, leia o artigo SEO e Google: como funciona e como aparecer nos resultados.
Tendo em vista que as pessoas estão em busca de conteúdos ricos, didáticos e que resolvam um problema específico delas, nada melhor do que estruturar tudo isso em um Material Rico Gratuito.
Há muitas formas de Materiais Ricos. Veja abaixo:
Depois que criar Materiais Ricos, disponibilize-os em seu website através de Landing Pages (falarei no próximo tópico).
O usuário aceita deixar seus contatos tranquilamente em troca de informação valiosa. Com a divulgação certa, seus Materiais Ricos atrairão os clientes certos rapidamente.
Veja página de Materiais Ricos da Agência Pomar aqui. Lá você encontra Ebooks, Vídeos e Infográficos sobre marketing digital e inbound marketing. Baixe à vontade, é tudo de graça! 😉
As Landing Pages são páginas de destino de uma determinada ação de marketing digital. Elas servem para captar o contato de um usuário anônimo da forma mais eficiente possível.
Eles contém um conteúdo rápido e um formulário de cadastro, e tem um único objetivo: uma “conversão”. Esta conversão ocorre quando um usuário anônimo passa a ser um “lead”, um contato com nome, e-mail, telefone, etc.
As conversões podem ser:
Diretas
Indiretas
Há ferramentas que facilitam a criação e controle de Landing Pages. O RD Station é uma das ferramenta que utilizamos aqui na Agência Pomar, e lá você cria uma Landing Page como esta em 20 minutos.
Tem outras, como a LeadPages, e Unbounce que fazem exatamente isso.
Após a conversão, você geralmente terá o e-mail do usuário para se comunicar com ele.
Quando há autorização, manteremos o lead atualizado através de disparos e-mails marketing – que são mais eficazes do que as redes sociais para engajar o público.
Geralmente quando comento de uma estratégia de e-mail marketing vejo 2 reações básicas:
Daí eu penso: “Lá vamos nós de novo…” :/
Sendo bem direto, não podemos fazer isso por 4 motivos:
SPAM é péssimo para seus negócios! NÃO é disso que estamos falando quando sugerimos uma estratégia de e-mail marketing para atrair clientes. Mas tem uma segunda reação inversa à primeira…
Nessa hora eu dou aquele sorriso! 😀
Sim, todos nós recebemos dezenas de SPAMs por dia, e eles são enlouquecedores! Por isso mais uma vez digo…
>>> Nunca faça SPAM!!! <<<
SPAM é para empresas amadoras, que se valem do Marketing de Interrupção (lembra?), que empurra produtos que as pessoas não estão interessadas através de propagandas chatas.
Para você que está lendo este artigo, que quer fazer as coisas do jeito certo e estratégico, faça e-mail marketing. Mas faça da forma correta, usando as melhores práticas de uma