Certamente você já ouviu a expressão: “É como procurar agulha no palheiro”. Pois bem: o Google existe para achemos a tal da agulha! Descubra como funciona, e como sua marca pode estar lá através do SEO!
Apesar de ser umas das maiores ferramentas que a humanidade já utilizou em toda sua história, o Google e o tal do “SEO” ainda é um mistério para muitas pessoas.
Já perdi a conta de quantas vezes me fizeram perguntas como: Como o Google ordena os resultados? Como faço para colocar minha marca no Google? Consigo colocar minha empresa em primeiro lugar no Google?
O objetivo deste artigo é introduzir nossos leitores no assunto, apresentando a técnica que faz com que websites tenham grandes chances de estar nos primeiros resultados do Google: o SEO.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Google: uma forma de selecionar os melhores sites
Imagine o emaranhado de websites e informação que existe hoje na Internet. Zilhões de textos, imagens, arquivos para serem acessados, todos dizendo: me acessem! Como nós poderíamos encontrar o que realmente precisamos?
Sem uma forma inteligente de “separar o joio do trigo” a Internet seria um verdadeiro caos, e achar o conteúdo certo seria uma tarefa impossível: achar a tal da agulha no palheiro.
PageRank
Sorte de todos nós que um camarada chamado Larry Page, co-fundador do Google, descobriu uma forma muito sagaz de se fazer isso criando o PageRank (PR): o algoritmo que o Google utiliza para escolher quais páginas merecem estar nos primeiros lugares dos resultados de uma busca.
Essa métrica foi criada pelo Larry em 1995 enquanto ele e seu sócio Sergey Brin “despretensiosamente” criavam a mais poderosa ferramenta digital da atualidade em algum laboratório da Universidade de Stanford, nos EUA.
Esse rank faz a pontuação de 0 a 10 da página tendo em vista um sistema complexo. Isso tudo para que eu e você tenhamos o melhor conteúdo a partir de nossas buscas por informação.
Daí vem a declaração de missão do próprio Google:
A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.
E nós podemos colaborar com essa missão com um bom conteúdo e SEO.
Search Engine Optimization – SEO
SEO significa “Otimização para Ferramentas de Pesquisa”. Trata-se de uma técnica que faz diversas melhorias na construção de uma página de website, e tem por objetivo melhorar o rankeamento desta página no Google.
Ou seja, essa técnica visa fazer com que a página mereça estar nos primeiros resultados das pesquisas devido à sua qualidade.
Com o SEO podemos nos certificar de que o Google irá interpretar corretamente o conteúdo da página, aumentando suas chances de estar melhor posicionado. Essa otimização se dá em 2 instâncias:
Otimização On-page
Trata-se das melhorias que fazemos internamente no próprio website ou página. Por exemplo utilizar títulos com um certo atributo H1 do código, utilizar URLs amigáveis, e melhorar o conteúdo da página fazendo-o ser mais relevante para o usuário que busca por ele.
Aliás, cada vez mais o Google tem priorizado o conteúdo em relação às demais técnicas de otimização.
Uma página com um “conteúdo épico” mesmo mal otimizada sempre levará vantagem em relação a uma outra página com um conteúdo medíocre mesmo que bem otimizada.
Se a primeira for bem otimizada, então, ela será imbatível no rankeamento em relação às páginas concorrentes. Ou seja: um conteúdo fantástico é o coração do SEO na atualidade.
Otimização Off-page
São estratégias utilizadas fora do website ou página, como por exemplo, criar links em outros sites apontando para a página otimizada. Isso aumenta a credibilidade da página linkada perante o Google.
Vantagens de se fazer SEO
As vantagens são inúmeras. Podemos citar:
- Atração de visitantes de forma “gratuita”, aumentando as chances de captação de leads;
- Construção de um ativo digital que gerará oportunidades de negócios no médio prazo;
- Visibilidade da marca nos resultados das pesquisas;
- Credibilidade no ambiente digital.
Certamente todos os websites que visam gerar oportunidades de negócio através do Google devem ser otimizados. Para isso, o trabalho conjunto do SEO com outras ações de Marketing Digital (como produção de conteúdo através de um Blog Corporativo) é fundamental.
Pense em como trabalhar um conteúdo interessante para o seu público-alvo e depois otimize esse conteúdo com técnicas de SEO para obter alta performance no rankeamento. Os resultados são sensíveis a médio prazo.
Até a próxima!