Seguimos a nossa série sobre marketing rumo à eficácia de nossas empresas! Neste segundo capítulo, trabalharemos o conceito de público-alvo, aprenderemos a definir personas e a fazer a segmentação de mercado necessária para a assertividade do projeto.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
A palavra “público-alvo” é convidada de honra nos planejamentos de marketing por um motivo muito simples: tudo é feito para “eles”.
O público-alvo será alvo final de todas as ações de marketing, para quem tudo será feito.
Veja o que Andrew Cohen, diz ao definir o que é Marketing:
Marketing é atender as necessidades e desejos de um consumidor.
Para satisfazer as necessidades do público-alvo e ter um papel crítico nas tendências do mercado, os profissionais da área de Marketing precisam, antes de tudo, conhecê-lo.
É preciso desenvolver um perfil dos seus consumidores típicos e do seu público-alvo, refinando essas características até alcançar um modelo ideal.
Para ter uma ideia exata de quem são as pessoas que desejam o que você tem a oferecer, suas necessidades, problemas, e como abordar possíveis soluções – desenvolva uma Persona.
Você poderá querer, também, separá-los pelas seguintes características demográficas:
Temos um artigo completo que fala exatamente como criar uma persona aqui!
Veja bem, se você é, por exemplo, um fabricante de roupas, você pode ter um número enorme de possíveis mercados alvo para atingir: bebês, atletas, idosos, adultos, jovens e até turistas.
Um perfil geral de cada um desses mercados potenciais pode revelar para você quais deles são metas mais realistas, apresentam menos riscos, são mercados mais fáceis de atingir ou têm mais chances de trazer lucros.
Através de uma pesquisa de mercado dos públicos-alvos mais prováveis, ou daqueles que compram para esse público (como por exemplo, pais que compram para seus filhos bebês ou crianças), você é capaz de separar os verdadeiros e rentáveis mercados-alvo dos mercados mais improváveis e menos lucrativos.
Uma vez que você tenha definido seu público-alvo, você deve aprender sobre suas necessidades e preferências, respondendo as seguintes perguntas:
Essas são apenas algumas das coisas que você vai querer saber sobre seus prospects antes de começar a aplicar o marketing para conquistá-los.
Sem ter em mente o tipo de cliente que é ideal para sua empresa, ela ficará à mercê de situações problemáticas.
Por exemplo:
Para desenvolver o perfil completo, correto e ideal dos seus consumidores, você poderá lançar mão das famosas pesquisas de mercado.
Conhecer mais sobre pesquisa de mercado pode melhorar as suas decisões de negócio.
Saiba onde encontrar e coletar informações dos principais dados demográficos do seu público: localização, idade, renda, grau de instrução, etc.
Saiba mais sobre como traçar o perfil do seu público e refinar o público alvo em nosso artigo “O que são personas?”.
Mas não é só de compradores que são feitas as empresas bem sucedidas: não adianta nada ter um mercado enorme esperando por você, se o que você tem para oferecer não é o que precisam, não é acessível ou não é conhecido por ninguém.
Para garantir vendas e, consequentemente, o sucesso de sua empresa, é preciso preencher os requisitos que os estudiosos do Marketing chamam de “Os 4 Ps do Marketing”, conceito que vamos apresentar a seguir.
Capítulo 1 – O que é marketing?
Capítulo 2 – Público-alvo: a segmentação de mercado ideal
Capítulo 3 – Marketing Mix: entenda a fórmula dos 4Ps
Capítulo 4 – Marketing Digital no século XXI
Conclusão – Marketing: tudo que você precisa saber
Aproveite!
Te vejo no 3o capítulo…