Seguimos a nossa série sobre marketing rumo à eficácia de nossas empresas! Neste segundo capítulo, trabalharemos o conceito de público-alvo, aprenderemos a definir personas e a fazer a segmentação de mercado necessária para a assertividade do projeto.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Capítulo 2
Marketing e Público-alvo
A palavra “público-alvo” é convidada de honra nos planejamentos de marketing por um motivo muito simples: tudo é feito para “eles”.
O público-alvo será alvo final de todas as ações de marketing, para quem tudo será feito.
Veja o que Andrew Cohen, diz ao definir o que é Marketing:
Marketing é atender as necessidades e desejos de um consumidor.
Para satisfazer as necessidades do público-alvo e ter um papel crítico nas tendências do mercado, os profissionais da área de Marketing precisam, antes de tudo, conhecê-lo.
Defina as personas do seu público-alvo
É preciso desenvolver um perfil dos seus consumidores típicos e do seu público-alvo, refinando essas características até alcançar um modelo ideal.
Para ter uma ideia exata de quem são as pessoas que desejam o que você tem a oferecer, suas necessidades, problemas, e como abordar possíveis soluções – desenvolva uma Persona.
Você poderá querer, também, separá-los pelas seguintes características demográficas:
- Idade – normalmente dado em faixas como, por exemplo, 16 – 24 anos;
- Gênero;
- Estado civil;
- Endereço – principalmente cidade e estado;
- Tamanho e descrição da família;
- Renda – especialmente a renda disponível, ou seja, dinheiro que pode ser gasto pelo grupo familiar;
- Grau de instrução – até o último nível concluído;
- Ocupação;
- Interesses, perfil de compras;
- Background cultural e étnico.
Temos um artigo completo que fala exatamente como criar uma persona aqui!
Para que traçar esse “modelo” de consumidor?
Veja bem, se você é, por exemplo, um fabricante de roupas, você pode ter um número enorme de possíveis mercados alvo para atingir: bebês, atletas, idosos, adultos, jovens e até turistas.
Um perfil geral de cada um desses mercados potenciais pode revelar para você quais deles são metas mais realistas, apresentam menos riscos, são mercados mais fáceis de atingir ou têm mais chances de trazer lucros.
Através de uma pesquisa de mercado dos públicos-alvos mais prováveis, ou daqueles que compram para esse público (como por exemplo, pais que compram para seus filhos bebês ou crianças), você é capaz de separar os verdadeiros e rentáveis mercados-alvo dos mercados mais improváveis e menos lucrativos.
Uma vez que você tenha definido seu público-alvo, você deve aprender sobre suas necessidades e preferências, respondendo as seguintes perguntas:
- Quais problemas o seu público tem que podem ser resolvidos com o uso de seus produtos ou serviços?
- Quais são as suas necessidades e expectativas em relação a esse produto ou serviço?
- Que tipo de coisas eles desejam?
- Em que tipo de coisas eles investem ou gastam dinheiro?
- Onde eles fazem essas compras?
- Como eles tomam essas decisões de compra?
Essas são apenas algumas das coisas que você vai querer saber sobre seus prospects antes de começar a aplicar o marketing para conquistá-los.
DICA: Sua empresa já tem definido o cliente ideal?
Sem ter em mente o tipo de cliente que é ideal para sua empresa, ela ficará à mercê de situações problemáticas.
Por exemplo:
- Gastar tempo e dinheiro prospectando clientes que não têm capacidade financeira de comprar o seu produto;
- Nos casos B2B, direcionar as campanhas de marketing para quem não tem poder de decisão de compra nas empresas;
- Criar um produto para quem não vê valor nele;
- Dentre outros.
Público-alvo e as Pesquisas de Mercado
Para desenvolver o perfil completo, correto e ideal dos seus consumidores, você poderá lançar mão das famosas pesquisas de mercado.
Conhecer mais sobre pesquisa de mercado pode melhorar as suas decisões de negócio.
Saiba onde encontrar e coletar informações dos principais dados demográficos do seu público: localização, idade, renda, grau de instrução, etc.
Saiba mais sobre como traçar o perfil do seu público e refinar o público alvo em nosso artigo “O que são personas?”.
Mas não é só de compradores que são feitas as empresas bem sucedidas: não adianta nada ter um mercado enorme esperando por você, se o que você tem para oferecer não é o que precisam, não é acessível ou não é conhecido por ninguém.
Para garantir vendas e, consequentemente, o sucesso de sua empresa, é preciso preencher os requisitos que os estudiosos do Marketing chamam de “Os 4 Ps do Marketing”, conceito que vamos apresentar a seguir.
Acompanhe os demais capítulos da série de artigos sobre MARKETING.
Capítulo 1 – O que é marketing?
Capítulo 2 – Público-alvo: a segmentação de mercado ideal
Capítulo 3 – Marketing Mix: entenda a fórmula dos 4Ps
Capítulo 4 – Marketing Digital no século XXI
Conclusão – Marketing: tudo que você precisa saber
Aproveite!
Te vejo no 3o capítulo…