Como atrair clientes? Esta pergunta é feita por profissionais de marketing, empreendedores e vendedores todos os dias.
Em 2023 muitas novidades apareceram em termos de marketing. Exemplo foi a revolução que as inteligências artificiais estão causando.
No fim do dia, porém, os fundamentos mais antigos do marketing é o que faz tudo girar. As novas tecnologias apenas aplicam esses conceitos antigos de maneira escalável e abrangente, impactando profundamente a forma como as empresas fazem marketing e vendas.
Então leia esse rico artigo com atenção porque se aplicar todas as estratégias abaixo, pode ter certeza de que seu telefone irá tocar!
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Atração de clientes: um dos pilares do marketing de toda empresa
Uma das profissionais de marketing digital mais respeitadas do Brasil revela:
A melhor forma de encontrar clientes é ser encontrado por eles. [Martha Gabriel]
O segredo é COMO fazer isso.
Para atrair clientes precisamos fazer marketing.
O que é marketing, afinal?
É a área de negócio responsável por gerar demanda para um produto ou serviço que um determinado público alvo precisa.
O marketing como conhecemos hoje não é novo. Sua forma atual surgiu nos anos 40, após a Segunda Guerra Mundial, quando as empresas se viram frente ao aumento da concorrência, e começaram a teorizar sobre como atrair clientes e “vender a qualquer custo”.
Em 1967, Philip Kotler – o pai do marketing – publicou a primeira edição do livro “Administração em Marketing”, lançando os fundamentos dessa disciplina que perduram até hoje.
O que todos os profissionais e agências de marketing fazem hoje é criar novas formas de aplicar esses fundamentos do marketing de maneira criativa e com esse objetivo: atrair clientes cada vez mais e cada vez melhor.
Inbound Marketing – o marketing de atração de clientes
Com o advento da Internet por volta do ano 2000, surgiram novas e poderosas estratégias de atração de clientes.
No mundo digital de hoje, atrair e reter clientes é uma tarefa desafiadora. A competição é feroz, e os consumidores têm expectativas cada vez maiores.
O Inbound Marketing – também chamado de Marketing de Atração – veio alinhar as estratégias de captação de clientes ao interativo e comunicativo século XXI.
O que antes era feito de forma manual, hoje pode ser escalado por meio de automação de marketing e das Inteligências Artificiais.
Antes a comunicação estava as mãos de poucas e poderosas empresas donas das grandes mídias como TV, rádio e revista. Hoje qualquer pessoa ou empresa pode criar um Blog Corporativo e começar a produzir conteúdo que atrai os clientes certos para seus produtos e serviços.
Como você pode perceber, sua empresa pode começar a atrair clientes sem lançar mão de grandes recursos financeiros, e ainda atingir seu público-alvo de maneira cirúrgica.
Então vamos ao que interessa…
As 7 estratégias poderosas para atrair clientes pela Internet
Compreendendo a lógica do marketing nessa segunda década do século XXI, podemos dar as diretrizes de como atrair clientes de várias maneiras utilizando 7 estratégias.
Depois de explicar detalhadamente cada uma, falaremos especificamente como as inteligências artificiais podem anabolizar a sua estratégia de atração de clientes.
#1 Como atrair clientes usando
Blog Corporativo
Vamos começar com a frase épica e infinitamente compartilhada de nada menos que Bill Gates:
Conteúdo é rei. – Bill Gates (Fundados da Microsoft)
A frase do bilhonário toca no ponto mais importante hoje da Internet: todo mundo está atrás de conteúdo. Conteúdo é a moeda de valor do ambiente digital, e se seu blog corporativo oferecer este conteúdo para as pessoas de forma frequente e com alta qualidade, você irá atrair clientes naturalmente para seu website.
Para deixar claro como funciona a lógica deste processo, veja como atrair clientes com o Blog.
Blog Corporativo no passo a passo
- O prospect sente que tem um “problema” ou “desejo” e busca o assunto no Google
- O site da sua empresa aparece nos resultados não pagos direcionando para um artigo do blog falando sobre como solucionar o problema ou desejo
- O prospect gosta do conteúdo e cadastra um email para saber mais a respeito, se transformando em um lead
- Uma sequencia emails automáticos começa a acontecer nutrindo e aquecendo o lead para a compra
- Depois de ler e-mails e artigos, o lead decide falar com um vendedor
- Os dados do lead cai no pipeline de vendas da empresa, e se torna uma “Oportunidade de Negócio”
- O vendedor entra em contato com chance de vender 8x maior do que se fosse um contato que não passou por estas etapas de aquecimento
- Venda concretizada!
Considerações sobre Blog Corporativo
Compreendeu como funciona uma estratégia de Blog Corporativo para atrair clientes? Esta estratégia é poderosa, e tem a cara do nosso tempo.
Veja o que Neil Patel, um dos experts mais respeitados no mundo sobre internet marketing, disse…
Conteúdo é a nova propaganda. [Neil Patel]
A boa notícia é que todo este processo pode ser pensado estrategicamente, prevendo resultados escaláveis! O poder de um blog corporativo bem feito é imenso.
Nosso Infográfico “Fatos Intrigantes sobre Blogs” te dará uma ideia de como os blogs fazem parte da vida das pessoas, e influenciam suas decisões de compra.
Conheça também o nosso Blog de Marketing Estratégico.
#2 Como atrair clientes usando
Redes Sociais
Para atrair clientes usando o redes sociais para empresas como Instagram, Facebook, Twitter ou Linkedin a palavra de ordem é “Converse com eles!”.
E para conversar com alguém de forma agradável e gerando valor, precisamos compreender o modo de pensar e interesses delas. Interagir é uma tarefa que demanda tempo, cuidado, e uma boa dose de análise da psicologia da sua persona (vou escrever um artigo sobre personas em breve!).
Munidos deste entendimento da sua persona, crie o que chamamos de Calendário de Conteúdo mensal, com Posts diários, que serão suficientes para engajar seu público em torno da sua marca.
Uma boa dica é separar cada dia da semana para falar de um assunto específico. Desta forma, você torna a semana uma jornada interessante para as pessoas. E quanto mais interessante você for, mais irá atrair clientes!
#3 Como atrair clientes com
Otimização do seu Website (SEO)
SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para Ferramentas de Pesquisas são técnicas e estratégias para o seu website esteja nos primeiros lugares nos resultados do Google ou Bing.
Temos um excelente artigo falando apenas sobre este assunto (acesse ele aqui), mas podemos resumi-lo da seguinte forma:
Atrair visitantes para seu website é diretamente proporcional à capacidade de seu conteúdo atender a uma busca específica do usuário.
Se seu website, além de um excelente conteúdo, tiver qualidade técnica para atender às exigências do Google, o rankeamento nos resultados da pesquisa será um sucesso.
Caso queira saber como fazer isso, leia o artigo SEO e Google: como funciona e como aparecer nos resultados.
#4 Como atrair clientes com
Materiais Gratuitos
Tendo em vista que as pessoas estão em busca de conteúdos ricos, didáticos e que resolvam um problema específico delas, nada melhor do que estruturar tudo isso em um Material Rico Gratuito.
Há muitas formas de Materiais Ricos. Veja abaixo:
- Ebooks – uma publicação completa sobre um determinado assunto que seja de interesse do seu cliente
- Webinars (Web-based Seminar) – são seminários feitos através de vídeos online, pelo Youtube ou Hangout. Tem o intuito de compartilhar conhecimento com seu target, gerando muito engajamento e credibilidade.
- Guias – “como usar…”, “como fazer…”, etc, práticos e eficazes.
- Infográficos – este recurso é interessante pois as pessoas conseguem assimilar um conteúdo de forma muito visual e didática, sendo amplamente compartilhada.
- Vídeos – uma forma fácil de absorver conteúdo, as pessoas preferem clicar em um vídeo a ler um artigo, por exemplo.
Depois que criar Materiais Ricos, disponibilize-os em seu website através de Landing Pages (falarei no próximo tópico).
O usuário aceita deixar seus contatos tranquilamente em troca de informação valiosa. Com a divulgação certa, seus Materiais Ricos atrairão os clientes certos rapidamente.
Veja página de Materiais Ricos da Agência Pomar aqui. Lá você encontra Ebooks, Vídeos e Infográficos sobre marketing digital e inbound marketing. Baixe à vontade, é tudo de graça! 😉
#5 Como atrair clientes usando
Landing Page (Página de Destino)
As Landing Pages são páginas de destino de uma determinada ação de marketing digital. Elas servem para captar o contato de um usuário anônimo da forma mais eficiente possível.
Eles contém um conteúdo rápido e um formulário de cadastro, e tem um único objetivo: uma “conversão”. Esta conversão ocorre quando um usuário anônimo passa a ser um “lead”, um contato com nome, e-mail, telefone, etc.
As conversões podem ser:
Diretas
- O usuário se cadastra para fazer uma compra em um e-commerce.
Indiretas
- O usuário se cadastra para baixar um Material Rico gratuito da empresa, como um Ebook.
Como criar Landing Pages rapidamente?
Há ferramentas que facilitam a criação e controle de Landing Pages. O RD Station é uma das ferramenta que utilizamos aqui na Agência Pomar, e lá você cria uma Landing Page em 20 minutos.
Tem outras, como a LeadPages, e Unbounce que fazem exatamente isso.
#6 Como atrair clientes utilizando
E-mail Marketing
Após a conversão, você geralmente terá o e-mail do usuário para se comunicar com ele.
Quando há autorização, manteremos o lead atualizado através de disparos de email marketing – que são mais eficazes do que as redes sociais para engajar o público.
Veja aqui um artigo muito completo sobre como fazer email marketing.
Geralmente quando comento de uma estratégia de email marketing vejo 2 reações básicas:
1a reação: “Legal, Alex! Eu tenho aqui uma lista de 1 milhão de e-mails e disparo propagada pra eles semanalmente!”
Sendo bem direto, não podemos fazer isso por 4 motivos:
- SPAM é errado;
- SPAM não funciona adequadamente;
- SPAM é insustentável no médio e longo prazos; e o pior…
- SPAM mancha a imagem da sua marca.
SPAM é péssimo para seus negócios! NÃO é disso que estamos falando quando sugerimos uma estratégia de e-mail marketing para atrair clientes. Mas tem uma segunda reação inversa à primeira…
2a reação: “Puxa, não gosto de e-mail marketing, pois não quero fazer SPAM.”
Nessa hora eu dou aquele sorriso! 😀
Sim, todos nós recebemos dezenas de SPAMs por dia, e eles são enlouquecedores! Por isso mais uma vez digo…
>>> Nunca faça SPAM!!! <<<
SPAM é para empresas amadoras, que se valem do Marketing de Interrupção (lembra?), que empurra produtos que as pessoas não estão interessadas através de propagandas chatas.
Para você que está lendo este artigo, que quer fazer as coisas do jeito certo e estratégico, faça e-mail marketing. Mas faça da forma correta, usando as melhores práticas de uma boa, cordial e vendedora estratégia de e-mail marketing.
#7 Como atrair clientes fazendo
Análise das métricas
Seu website possui o Google Analytics configurado? Se não possui, faça isso o mais rápido possível.
Ferramentas como o Google Analytics, RD Station, Hubspot, etc, fazem a captação e mensuração dos dados de tudo o que acontece no ambiente digital de sua empresa. E a análise deste dados é fundamental para poder otimizar todo o processo para que atraia cada vez mais clientes.
A análise tem a função de medir o que funcionou e o que não funcionou em uma campanha. Ela é executada a partir de gráficos, planilhas e relatórios.
Deve-se analisar o perfil do público que visitou seu website, tempo de permanência, horários de picos de acesso, quantos cliques os anúncios e publicações receberam e quantos destes cliques resultaram em compras, ou solicitações de propostas.
Acesse aqui o site do Google Analytics, e peça para seu webmaster configurá-lo o mais rápido possível.
Bônus ChatGPT e Bard
Como atrair clientes com a ajuda da Inteligência Artificial
A inteligência artificial (IA) entra em cena oferecendo soluções que podem revolucionar sua estratégia de aquisição de clientes.
O que mudou com elas? Simplesmente, todas as estratégias de marketing foram anabolizadas pela enorme ajuda que elas dão, principalmente em diretrizes táticas e na produção de conteúdo.
ChatGPT e Bard: Seus Parceiros de Conteúdo de Qualidade
Geração de Conteúdo Relevante rapidamente
A geração de conteúdo relevante é um dos pilares de qualquer estratégia de aquisição de clientes bem-sucedida. ChatGPT e Bard tem uma enorme habilidade de criar artigos, postagens de blog, descrições de produtos e muito mais.
Elas ajudam a manter seu site e blog atualizados com conteúdo atrativo e informativo.
Otimização de SEO aprimorada
A otimização para mecanismos de busca (SEO) descrito acima é vital para ser encontrado online.
O ChatGPT pode sugerir palavras-chave relevantes e ajudar a incorporá-las ao seu conteúdo, melhorando sua classificação nos resultados de pesquisa e aumentando sua visibilidade para potenciais clientes.
Email Marketing Eficaz
Como vimos acima, campanhas de email marketing são uma ferramenta poderosa, mas a redação de emails persuasivos pode ser um desafio. O ChatGPT e Bard ajudam na redação de emails persuasivos e na criação de estratégias de segmentação de lista, tornando suas campanhas mais eficazes na aquisição de clientes.
Compreendendo seus Clientes
As IAs usam seu vasto conhecimento para ajudá-lo a entender seu público-alvo. Elas podem identificar quem são seus clientes, suas necessidades e motivações, fornecendo insights valiosos para direcionar suas estratégias de marketing.
Conteúdo Personalizado
A personalização é chave para atrair clientes. Com as IAs, você pode criar conteúdo personalizado, desde emails direcionados até anúncios personalizados nas redes sociais, aumentando a relevância de suas mensagens.
Conexões Pessoais
Para atrair clientes, é essencial construir relacionamentos. As IAs podem aprender com seus dados e personalizar sua comunicação, ajudando a construir relacionamentos mais fortes e a gerar confiança e lealdade.
Em última análise, se bem usadas, as Inteligências Artificiais como o ChatGPT e o Bard são ferramentas que podem aprimorar significativamente uma estratégia de aquisição de clientes.
Realmente elas estão transformando a forma como fazemos negócios, e usá-la para atrair clientes é uma jogada inteligente no mundo digital de hoje.
Recapitulando
Agora você já sabe como atrair clientes utilizando a internet: contrate uma agência de Inbound Marketing!
#1 Publique conteúdos ricos em seu Blog Corporativo
#2 Converse com seu público nas Mídias sociais
#3 Otimize seu Website e Blog para subir nos resultados do Google
#4 Elabore um material rico (um eBook) e disponibilize gratuitamente
#5 Converta os usuários em leads usando Landing Pages
#6 Use o E-mail Marketing para se relacionar com eles
#7 Faça Análises periódicas dos resultados, e reinicie o processo!
Bônus: utilize o ChatGPT e o Bard para turbinar sua geração de conteúdo estratégico
Usando as técnicas acima, sua empresa irá criar uma verdadeira Máquina de Geração de Leads, atraindo clientes em escala, e entregando para o time de vendas futuros clientes que já conhecem seu negócio, e estão prontos para uma abordagem comercial.
Sabendo como atrair clientes usando estas 7 estratégias poderosas, basta preparar bem seu time de vendas, por que seu telefone irá tocar!
Você pode ter um time de especialistas em atração de clientes trabalhando pra você do planejamento à execução, solicite um diagnóstico gratuito de um consultor da Agência Pomar.