Email Marketing: fáceis de mandar, difíceis de aperfeiçoar.
Profissionais recebem uma média de 88 e-mails relacionados a negócios por dia, de acordo com o Relatório Estatístico de Emails do Grupo Radicati de 2015.
Então, como você pode se destacar?
Resposta: O assunto do email.
Curto e direto, eles podem funcionar ou como uma provocação tentadora ou como uma razão indiscutível para mover seu email direto para a lixeira.
Só porque alguém abriu e respondeu ao seu primeiro email, não quer dizer que há garantias para a conversa (e o negócio) continuar fluindo.
Então, o que acontece se o seu contato para de responder?
Abaixo estão 16 assuntos de e-mail que você pode usar para recomeçar uma conversa sem que ela se perca no meio do “barulho”.
16 títulos de email marketing para recomeçar conversas:
O cliente não retornou com um feedback de sua proposta comercial? Encerre a oportunidade!
O assunto deste email de encerramento de oportunidade afirma um fato: você está concluindo um relacionamento profissionalmente, a menos que o cliente te peça para não fazê-lo.
Ao invés de contar com a memória do seu destinatário, coloque suas interações anteriores logo no título do email quando tentar contatá-lo novamente, respondendo a seu último e-mail.
De cordo com um estudo da ContactMoney, emails de vendas com “Re:” no assunto são abertos 92% das vezes.
Para a mesma situação do item #1, temos esta outra opção mais bem humorada.
Uma pergunta direta e objetiva + uma referência da cultura pop* = SUCESSO!
Se a pessoa para qual você está mandando um email solicitou informações específicas e depois nunca mais respondeu, dê um follow-up com um pouquinho mais de informações novas para mantê-la interessada.
Quem tem um pouco de auto-consciência vai bem longe. Mesmo se você não tem intenção de incomodar seu destinatário, a tolerância dele para aborrecimentos pode ser muito pequena – simplesmente reconhecer isso pode trazer de volta a você boas oportunidades.
Também bem humorada. Use com moderação nos momentos certos.
Esse assunto convida seu destinatário a redirecionar a conversa de vocês para um tópico que seja útil para eles… ou terminar de vez o relacionamento de vocês.
De um jeito ou de outro, você consegue um fechamento.
Será que seu prospect foi para os braços de uma empresa concorrente e não se preocupou em dizer para você?
Dê a ele a oportunidade de fazer o retorno recomeçando o negócio ou concluindo-o definitivamente.
(Cuidado: Use apenas se a área de atuação da sua empresa permitir um certo atrevimento)
Criar um senso de urgência é sempre muito útil para estimular uma ação.
Considerando que você tenha tido uma conversa com seu destinatário sobre os objetivos dele antes, lembre-o da razão pela qual ele entrou em contato, em primeiro lugar.
Numa versão mais urgente do anterior, use esse título se você também discutiu uma linha do tempo e acompanhou parte de seus objetivos.
Não tem nada como um prazo próximo para fazer alguém se mexer.
Como uma regra de ouro, quanto menor o email, melhor – seus destinatários são pessoas ocupadas.
Mostre a eles que você tem consciência que o tempo deles é valioso destacando exatamente o quanto irá levar para que eles leiam seu email. Mantenha a pergunta simples para que eles possam responder rapidamente também.
As pessoas amam o som (ou, nesse caso, a aparência) do seu próprio nome.
Ganhe a atenção delas incluindo o nome do prospect ou cliente no assunto do email, e então pergunte como você pode ajudá-los.
Outro exemplo de assunto de email de “término de relacionamento”, mas esse aqui deixa nas mãos do seu destinatário a decisão de terminar ou não o relacionamento de vocês.
Esse assunto de email é simplesmente intrigante – o que será que ele quer?
Para descobrir, eles terão que clicar no email.
Mesmo se o seu destinatário não estiver pronto para entrar em contato ou avançar com o relacionamento no momento, ajudar com as dores dele será sempre recompensado.
Algumas vezes, oferecer suas ideias é o suficiente para manter a conversa fluindo.
Uma variação do #11, esse título de e-mail é curto, doce, e direto. Por onde eles andam? Esperamos que eles contem a você.
Se uma imagem vale 1000 palavras, quantas um emoji vale? Definitivamente pelo menos um clique em um email.
(Novamente, só use isso se você está em um mercado que permita um pouco de informalidade).
Quais títulos de email marketing você usa para reengajar prospects que esfriaram?
Conta pra gente nos comentários abaixo!
GOSTARIA DE ENVIAR UMA PESQUISA DE SATISFAÇÃO A UMA EMPRESA, QUE ASSUNTO DEVO COLOCAR NO EMAIL ?
Adorei seu post!
Recentemente fiz um post falando sobre como meu trabalho online mudou depois que comecei a usar a internet estratégicamente, a galera está gostando muito!