Colocar frutas em caixinhas divertidas. Essa é a missão da marca de Sucos Do Bem, que está mostrando ao mercado brasileiro que é perfeitamente possível oferecer uma solução saudável e prática de sucos de frutas, fazendo muito sucesso e ainda proporcionando uma experiência de marca diferenciada.
Há muito tempo, a Do Bem atraiu a atenção de todos aqui na Agência Pomar.
Não apenas devido à (divertida) coincidência entre a nossa marca e a marca dos sucos Do Bem (pomar, frutas, sucos, etc…), mas também pelo trabalho fantástico de branding que fizeram no começo de sua existência, e souberam manter ao longo dos anos.
Nesse artigo iremos contar a história completa da Do Bem, e explicar exatamente como ela construiu uma marca de sucesso, se posicionando como nenhuma outra marca de sucos no Brasil.
Certamente temos muito a aprender com ela. Vamos lá?
ÍNDICE DE CONTEÚDO
A história dos Sucos Do Bem
A história da marca começou em 2006 quando o administrador de empresas Marcos Leta Leoni, cansado do ambiente corporativo, decidiu acumular conhecimento para produzir um suco de caixinha que não levasse água, açúcar, conservante, nem qualquer outro aditivo.
Ou seja, apenas frutas. Para isso, ele visitou os Estados Unidos e países europeus com o objetivo de conhecer a tecnologia utilizada lá fora neste segmento.
Com o conhecimento adquirido depois de dois meses de viagem, o profissional aproveitou a abundância de frutas frescas no Brasil e conseguiu criar um suco com a praticidade de uma bebida de caixinha sem perder as propriedades das frutas, tudo para que o consumidor tivesse em casa a experiência das casas de sucos tão tradicionais no Rio de Janeiro, onde está a sede da empresa.
O lançamento da marca de sucos Do Bem em 2007
Foi então que, no ano de 2007, ele lançou no mercado os sucos de frutas naturais Do Bem. A mídia espontânea gerada principalmente por blogs na época do lançamento deu visibilidade e contribuiu para o crescimento da marca.
Outro passo importante para o reconhecimento dos sucos Do Bem foi seu ingresso nas lojas da rede de supermercados Zona Sul do Rio.
Estratégias agressivas no PDV: testes cegos e embalagem inovadora
Para isso, os sucos Do Bem passaram por um teste cego, junto com marcas concorrentes. Para promover a marca nos pontos de venda, a empresa contou com ações de amostragem que, não só geravam experimentação, como também comunicavam as propriedades e os diferenciais dos sucos.
Outro grande fator inicial de sucesso da marca foi a ausência de fotos ilustrativas de frutas nas embalagens, substituídas por simpáticos personagens.
A mudança revolucionária para embalagens Tetra Pak
Pouco depois do lançamento da marca, a mudança das tradicionais garrafinhas para embalagens da Tetra Pak de um litro foi fundamental para a expansão da marca nos pontos de venda.
O suco de laranja passou de 14 dias de validade para quatro meses, enquanto os outros três sabores (limonada, açaí com morango, maçã e guaraná e mamão com laranja, maçã e banana) conseguiram estender o seu tempo de vida útil para sete meses.
Foram cerca de oito meses de testes e pesquisas para conseguir preservar as bebidas com o sabor desejado. Depois vieram as caixinhas na versão de 200 ml, com textos e frases que fogem do comum, como “vai com tudo”, no lugar de “fure aqui”, para manter a característica divertida dos produtos.
O frutomóvel
Desde o mês de dezembro de 2009, a marca tem um forte aliado na hora da promoção. É o “Frutomóvel”, um pequeno carro (da marca MINI) com asas e totalmente personalizado que roda o Rio de Janeiro oferecendo degustação e ampliando o conhecimento dos consumidores sobre os produtos e a filosofia da marca Do Bem.
Barrinhas de cereal Do Bem: mesmo conceito, novo produto
Ao perceber o potencial de seu posicionamento, a Do Bem tratou de incluir em seu portfolio de produtos barrinhas de cereais.
Novas embalagens com apelo visual minimalista, colorido e impactante chegaram às gondolas pra alegria da moçada.
O Bem que ganhou o mundo
Em poucos anos, a ousadia da marca permitiu a construção de um apelo completamente diferente da concorrência, a partir de cores, ilustrações e linguagens únicas no mercado brasileiro de sucos.
As novas caixinhas também acompanham a expansão da marca, antes só vendida nos supermercados Zona Sul do Rio de Janeiro.
Hoje em dia a empresa distribui seus divertidos e saudáveis sucos de frutas em 18 estados do Brasil em mais de 15 mil pontos de venda. E não parou por aí.
Os sucos Do Bem estão em 5 países devido à parceria com o poderoso grupo de supermercados francês Casino. Paraguai, Colômbia, Espanha e França já vendem as coloridas caixinhas brasileiras.
Veja este gráfico no site da marca indicando sua expansão.
Dados corporativos da Sucos Do Bem
- Origem: Brasil
- Fundação: 2007
- Fundador: Marcos Leta Leoni
- Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil
- Proprietário da marca: Ambev (desde 2016)
- Capital aberto: Não
- Presidente: Marcos Leta
- Faturamento: Não divulgado
- Lucro: Não divulgado
- Presença global: Sim, além do Brasil está em mais 4 países
- Funcionários: 150
- Segmento: Bebidas não alcoólicas e alimentos
- Principais produtos: Sucos de frutas naturais e barrinhas de cereal
- Ícones: As embalagens
- Slogan: Bebidas verdadeiras.
- Website: dobem.com
Uma curiosidade interessante…
? Às sextas-feiras, todos trabalham de chinelos na empresa. O casual Day, comum entre as empresas, na Do Bem evoluiu e se chama Havaianas Day.
Fonte Principal: mundodasmarcas.blogspot.com
Que lições outras marcas podem aprender com a Do Bem?
Ao vermos um caso de sucesso como o dos sucos Do Bem, nos perguntamos:
Como conseguiram tudo isso?
Certamente uma empresa não chega no ponto no qual a sucos Do Bem chegou sem que tenha gerido com eficácia as diversas áreas do negócio.
Desde o desenvolvimento do produto até a gestão financeira eficiente, usando um planejamento estratégico inteligente, uma equipe competente, e uma boa dose de energia.
Isso é o que faz as coisas darem certo.
Falando da minha área, do ponto de vista da comunicação fica muito claro que a fabricante carioca de sucos focou em 3 pilates:
Vejamos cada um deles…
#1 Branding
Um conceito de marca único
O branding é um conceito estratégico de gestão de negócios que junto com o marketing posiciona de modo claro a essência e objetivos da empresa e da marca.
O atual sucesso dos sucos Do Bem está centrado no conceito e no posicionamento único de sua marca em seu segmento.
Qual posicionamento?
Como eles mesmo dizem: a paixão da empresa na busca incansável pelos melhores ingredientes, desde a fruta fresca, ao processo de fazer o suco, passando pela pasteurização e pela embalagem consciente. A Do Bem respeita ao máximo o direito do consumidor beber o que é puro.
Na porta de sua fábrica está escrito “proibido a entrada de conservantes, corantes, anabolizantes e outros antes”.
Seus sucos não têm adição de água e açúcar. As frutas são tão selecionadas que a empresa chama de safra e não de colheita.
Sentiu o drama?
Agora é mais fácil entender por que a Do Bem foi a pioneira em trazer este conceito em seu segmento.
#2 Packaging
Um projeto de embalagem de encher os olhos
Este item é o mais óbvio: o projeto de packaging da Sucos do Bem é realmente de encher os olhos. Talvez seja por isso que você se interessou pelo tema e chegou aqui em nosso blog! 🙂
Ao contrário das embalagens de sucos convencionais, o consumidor não vai encontrar em suas caixinhas de sucos, fotos de frutas bonitas retocadas em programas de computador.
Ao invés disso, personagens simpáticos e divertidos estampados nas coloridas embalagens.
E pra fechar, as embalagens são totalmente recicláveis e feitas com papel de reflorestamento. Em tempos de recursos naturais escassos e uma população cada vez mais engajada no assunto, isso se torna muito relevante.
Alguns elementos deste projeto de embalagem que chamam a atenção:
- Portfolio de produtos evidenciado de forma clara;
- Identidade visual forte;
- Cores vivas;
- Design minimalista;
- Inspiração tropical;
- Redação bem humorada;
- Lifestyle carioca;
- e um Produto saudável de alta qualidade.
Bata tudo no liquidificador e você terá um dos projetos de identidade visual mais admirados do Brasil!
#3 Marketing digital
Excelência e engajamento com o público alvo
Além de um posicionamento de marca claro, e embalagens com design diferenciado, ações de marketing focadas em mídias digitais e relacionamento fizeram que a Do Bem conseguisse se destacar e espalhar seus sucos em mais de 15 mil pontos de venda em 5 países.
Uma marca que se pretende ser relevante no século XXI não poderia deixar de fazer marketing digital com qualidade.
Ao entrarmos no website da Do Bem, o impacto visual e a comunicação única nos convida a entrar no mundo colorido dos sucos. A navegação fluida do website facilita a vida e nos faz passear pelos produtos da marca com prazer, nos transmitindo seu posicionamento a cada clique.
A fanpage da marca segue o mesmo bom humor, criatividade e posicionamento característico, engajando mais de 175 mil fãs na rede social.
Sua marca está no mesmo caminho?
Após analisar a fundo este case de branding notório, você que é empreendedor ou trabalha no marketing, pode estar perguntando:
Como eu posso trilhar o mesmo caminho para posicionar minha marca com sucesso?
Se eles conseguiram, o que nos falta para que nossas empresas alcancem este nível?
A tentação inicial é achar que isso é só para segmentos B2C (voltado para o consumidor final). Mas não pense que outros segmentos de mercado não podem ser criativos. Temos grandes marcas fazendo marketing industrial (ou marketing B2B – business to business) de forma tão inovadora e criativa quanto os sucos Do Bem.
Por onde começar?
Algumas perguntas podem nos ajudar a dar os primeiros passos:
SOBRE A GESTÃO DE SUA MARCA
- Ainda acredito que por ser uma micro, pequena ou média empresa não preciso zelar pela minha marca?
- Sendo uma grande empresa, a gestão de marca está tendo a atenção devida?
- Qual o posicionamento que minha marca persegue com paixão? Eu tenho um, afinal?
- Sou único em meu mercado, ou só mais uma empresa com os mesmos produtos de sempre?
SOBRE O SEU MARKETING E RELACIONAMENTO COM CLIENTES
- Me comunico igualzinho a meus concorrentes, ou faço marketing de forma inovadora e profissional?
- Como é o relacionamento com meus clientes?
- Estou segmentando minha carteira de clientes por interesse, ou trato todos da mesma forma?
- Estou gerando valor através de conteúdo relevante, ou minha mensagem se resume a “compre aqui!” ?
- O retorno que tenho com meu marketing está sendo mensurado? Quais são os KPIs?
SOBRE O AMBIENTE DIGITAL
- Apesar da enorme facilidade da internet, estou gerindo um projeto de marketing digital criativo?
- Como a Do Bem, estou usando o poder de um blog corporativo para gerar negócio?
- Se email marketing é tão simples, barato e eficiente, por que ainda não faço campanhas regulares?
Obs.: Fique à vontade para clicar nos links acima e ler ricos artigos, específicos para cada tema citado. 😉
Se você responder essas perguntas com franqueza, já terá feito um bom diagnóstico da sua marca.
Com este diagnóstico você poderá responder a questão:
Minha marca terá sucesso, ou será apenas um desenho bonitinho no meu cartão de visitas?
Deixo com você esta reflexão. O momento de pensar em branding e marketing é agora. Esta é uma estratégia a médio prazo, e quanto mais rápido começar, mais rápido será o desejado retorno sobre este investimento..
Faça acontecer e transforme sua marca num case de sucesso! Prometo que faço um artigo de blog só sobre sua empresa quando isso acontecer. 🙂
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Sucesso e até a próxima!
Encontrei este suco recentemente em um supermercado na cidade onde moro, é uma cidade pequena e distante 72 km da capital do Estado RS. O que me chamou a atenção foi inicialmente a embalagem (as asinhas de um anjo) depois o fato de ser integral, não conter conservantes nem açúcar. O sabor é maravilhoso experimentei o de uva e agora estou experimentando o de abacaxi com hortelã. Parabéns, acredito que o caminho é este e o alimento tem que ser sinônimo de saúde.
Boa tarde,
por favor, de que ano é essa matéria??
Estou fazendo uma pesquisa de pré TCC sobre esta empresa.
Agradeceria a resposta.
Olá, Hortência! Esta matéria é de 2012, mas a atualizamos todos os anos com as novidades da Do Bem!