A segmentação de mercado constitui basicamente na divisão de um mercado em grupos de acordo com seus interesses semelhantes. Mas, por que realizar essa divisão e como fazê-la?
Cada indivíduo possui uma área de interesse predominante, e esses indivíduos formam grupos que compartilham desses interesses. Por tendência, elas possuem reações de sentimento e percepção parecidas sobre determinadas situações.
Para lidar e atender melhor esses grupos como clientes, é que ocorre a segmentação de mercado.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Critérios de Segmentação de Mercado
As segmentações podem ser realizadas a partir de vários critérios. Dentre eles destaco os principais:
#1 Segmentação Geográfica
Focada na localização desses grupos e em sua divisão, formando unidades territoriais (cidade, estado, país).
#2 Segmentação Demográfica
Preocupada com características populacionais, como idade, escolaridade, religião, entre outros.
#3 Segmentação Psicográfica
Trata de características de personalidade, comportamento, estilo de vida, a classe social, neste caso, exerce grande influência sobre os interesses de consumo.
A partir desses critérios, é possível começar a pensar e organizar seu produto de acordo com a demanda e modelo.
Por que segmentar o mercado?
A necessidade da segmentação de mercado facilita o entendimento de que tipo de público é prioritário para o marketing, transmitindo as características do produto com foco no grupo de consumidores desejado, otimizando e direcionando os esforços do marketing.
Com foco, podemos ser mais específicos inclusive na mensuração dos resultados. Podemos entender e medir as reações que clientes de perfis semelhantes têm em relação aos produtos.
A melhor mensuração possibilitará direcionar melhor os investimentos, e prever melhor os lucros a partir desses investimentos.
O que é segmentação de mercado digital?
A segmentação de mercado ocorre desde antes dos adventos tecnológicos atingirem um nível tão avançado. Contudo, ela também ocorre por conta da tecnologia e do que a mesma proporcionou.
Com a cada vez mais indispensável presença da internet no cotidiano da sociedade atual, o comércio começou a se digitalizar também, formando o que ficou conhecido como mercado digital.
No mundo digital, as possibilidades se expandem rapidamente e em grandes proporções. Especialmente se levarmos em conta que pessoas de todos os públicos, preferências e idades acessam a internet todos os dias, entre novos e antigos usuários.
A segmentação de mercado na internet funciona de maneira semelhante à segmentação de lojas e produtos físicos. No varejo online existe o que chamamos de nichos, que se tratam de segmentos para determinados produtos, por exemplo:
Existe uma loja focada em produtos domésticos. Por sua vez, estes produtos são utilizados por um público alvo (nicho) específico. Ainda, é possível incluir um subnicho focado em produtos domésticos apenas para homens solteiros.
No mercado da internet, é imprescindível que se aproveite a oportunidade de explorar estes nichos, sempre buscando algum que não tenha sido explorado ainda, visando criar conteúdos inovadores para o público alvo.
Como faço uma segmentação de mercado digital?
Assim como citado no tópico anterior, o mercado digital se divide em nichos, e estes devem ser explorados. O empreendedor deve utilizar a criatividade para criar um produto e obter retorno do mesmo. A criação de novos nichos também tem como grande vantagem o fator de que não haverá concorrência, como uma grande varejista já estabelecida, por exemplo.
Para que a segmentação seja realizada de forma plena, deve ser planejada com extremo cuidado, prezando pela analise de produtos e as oportunidades inseridas nos mesmos.
Alguns fatores importantes na segmentação de mercado:
- Conhecer a atividade do seu segmento ou nicho para assim entender o potencial do serviço oferecido e como ele pode crescer;
- Observar partes do mercado que não foram devidamente (ou nunca foram) exploradas, e focar nisso;
- Realizar pesquisas com objetivo de conhecer melhor o seu público e pensar em maneiras de atraí-los;
- Analisar a capacidade de lucro do seu negócio, e, além disso, se é realmente possível produzir tal serviço de maneira competente.
O marketing digital se torna cada dia mais promissor e já ocupa grande parte do mercado comercial. É um ambiente competitivo como qualquer outro (muitas vezes, mais do que outros), porém repleto de possibilidades e projetos inexplorados que podem se tornar um meio de gerar lucro – basta saber utilizá-los.
Utilize o conteúdo digital a seu favor, junte sua criatividade e ideias com as inúmeras possibilidades oferecidas e busque áreas do mercado que carecem de atenção, foque nesses clientes.
Sucesso e até a próxima!