Em 2015, o logotipo do Google passou por um redesign de marca após 16 anos. A alteração serve para adaptar a identidade da empresa aos novos tempos da internet, anunciado através de um doodle do Google.
A mudança se deu após apenas um mês da reorganização completa da Google, que anunciou ter se tornado uma subsidiária de uma holding chamada Alphabet, criada pelos próprios criadores do Google, Sergey Brin e Larry Page.
A holding incluirá as empresas Nest, Calico, Fiber e vários outros negócios criados pelo próprio Google, que será mantido como principal marca da empresa-mãe.
A marca também sofreu mudanças com o anúncio e gestão. Larry Page deixaria seu cargo de CEO do Google para o engenheiro indiano Sundar Pichai, que já era parte fundamental e um dos líderes na gigante de buscas.
Nesse artigo, irei analisar essa mudança e apresentar os cuidados que empresas precisam ter ao fazerem o redesign de seus logotipos. Vamos lá?
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Novo logotipo do Google: sai a serifa, entra o minimalismo
Em setembro de 2015 o Google atualizou toda sua identidade visual e seu logotipo. A mudança mais significativa foi no logotipo da empresa, que passou a ser um G estilizado com as quatro cores primárias da marca: azul, vermelho, amarelo e verde.
Além do logotipo, o update também incluiu alterações nas cores, na tipografia e na paleta de ícones da marca. As cores primárias do Google foram atualizadas para serem mais vivas e vibrantes, a tipografia foi alterada para ser mais moderna e minimalista, e os ícones foram redesenhados para serem mais simples e intuitivos.
O objetivo do update da identidade visual do Google era tornar a marca mais moderna, acessível e inclusiva. A empresa acredita que as novas cores, tipografia e ícones são mais atraentes para um público mais diversificado e que ajudam a comunicar melhor a missão e os valores da empresa.
Características do novo logotipo Google
Aqui estão alguns dos principais pontos do update da identidade visual do Google:
- Novo logotipo: um G estilizado com as quatro cores primárias da marca
- Novas cores: azul mais vivo, vermelho mais vibrante, amarelo mais brilhante e verde mais intenso
- Nova tipografia: Roboto, uma fonte moderna e minimalista
- Novos ícones: mais simples e intuitivos
Redesign bem recebido pela crítica e pelo público
O update da identidade visual do Google foi bem recebido pela crítica e pelo público. A empresa acredita que as mudanças ajudam a tornar a marca mais moderna e atraente para um público mais diversificado.
O novo logotipo não possui mais a tradicional serifa (traços ou prolongamentos nas hastes das letras, de um ou ambos os lados, também chamados popularmente de “perninhas“). Agora conta com um design mais reto, limpo e suavização das cores.
A empresa garante que isso facilitaria a utilização do buscador em outras plataformas. O aumento do seu uso em celulares e tablets tem crescido. Para acompanhar essa tendência, a imagem mais limpa torna fácil sua adaptação a diferentes tamanhos de telas.
A empresa fez um vídeo mostrando a evolução da sua identidade visual e um paralelo com as mudanças na atuação e serviços que a passou a oferecer com o passar dos anos, disponibilizado em seu próprio canal no Youtube.
Segundo Tamar Yehoshua, vice-presidente de gerenciamento de produtos, e Bobby Nath, diretor de experiência do usuário, a mudança serve para dar uma repaginada (literalmente) no visual. A intenção é abandonar a ideia de que o Google é apenas a um mecanismo de pesquisa (coisa que deixou de ser há muito tempo).
“Por que estamos fazendo isso agora? Tempos atrás, o Google era um destino ao que você chegava por meio de um único dispositivo: um PC. Agora, as pessoas interagem com os produtos do Google por meio de diferentes plataformas, apps e dispositivos”, informaram Yehoshua e Nath.
Além do logotipo do buscador, a mudança também impulsionará a alteração dos logotipos e identidades visuais de outros serviços, como o Google Mapas, Gmail, Chrome e etc.
Separamos alguns deles para mostrar as diferenças entre os logos antigos e novos:
O logo do Google Search teve uma mudança total. Deixou de ser um g minúsculo em azul e branco para se tornar um G maiúsculo composto pelas cores vermelho, amarelo, verde e azul.
A mudança no logotipo do Google Plus não foi drástica. Apenas o g (minúsculo) serifado foi alterado pelo G (maiúsculo) não serifado.
Update: o Google anunciou que o Google+ foi desativado pra sempre em abril de 2019.
A mesma coisa com o Google Maps, que manteve as cores e só trocou a letra g.
O logo do Google Tradutor, que antes possuía a letra “A”, apenas trocou a letra pelo G da marca. O design e as cores foram mantidas.
O mesmo ocorreu com o Google News, que manteve o design e as cores.
Yehoshua e Nath acrescentam que não é a primeira vez que mudam o visual da marca e que não será a última. Segundo eles, a mudança tornaria o Google mais “simples, descongestionado, colorido e amigável”. Visando não só o presente, mas também o futuro.
A promessa é que o conteúdo e a identidade visual da empresa continuem a evoluir para acompanhar as mudanças.
Nossa opinião
Eu gostava muito da marca serifada antiga. Era “bem resolvida”, muito elegante e, vamos combinar, já estava gravada nos recôndidos da nossa mente.
Mas a mudança realmente foi necessária. Acredito que o logotipo serifado já não comportava o que o Google é atualmente.
A estética limpa, pautada pela simplicidade de traços, com design flat foi implantada pelo Google quando a empresa renovou apenas a identidade visual em Janeiro de 2012 (aliás, o brasileiro Roger Oddone estava na equipe de designers).
Agora o novo logotipo seguiu esta estética, se adequando aos novos tempos e modelos de telas (como dito anteriormente).
Como fazer um redesign de marca bem-sucedido?
Sempre que um logotipo é mudado, ocorre um estranhamento natural. As pessoas passam um tempo “olhando torto” para a marca, até que o cérebro se acostume com ela.
Depois disso, passamos a apreciar o trabalho, que, certamente, foi realizado com muito cuidado, testes e investimento.
É natural que de tempos em tempos as equipes de marketing reavaliem a imagem das empresas.
- O logotipo e identidade visual representam os valores e modelo de negócio da empresa?
- A empresa é pautada pela tradição ou pela inovação, e como o logotipo pode traduzir melhor este viés?
Há situações em que uma mudança é necessária, em outras não. As empresas mantêm o mesmo logo para passar a mensagem de que tradição e continuidade tem grande valor.
Tudo depende do seu Posicionamento de Marca – o Branding.
Caso queira saber mais sobre isso veja nosso artigo “O que é branding?”
Passo a passo para um rebranding suave e estratégico
O redesign de marca é um processo que pode ser muito benéfico para empresas que desejam se renovar e se adaptar às mudanças do mercado. No entanto, é importante tomar alguns cuidados para que o processo seja bem-sucedido.
Aqui na Agência Pomar, nós já fizemos dezenas de redesigns de logotipos. Veja cinco cuidados que você precisa ter ao fazer esse rebranding:
Definir objetivos claros
O primeiro passo é definir os objetivos claros do redesign de marca. O que a empresa deseja alcançar com as mudanças? Aumentar o reconhecimento da marca? Atrair novos clientes? Se diferenciar da concorrência?
Definir os objetivos com clareza ajudará a empresa a tomar as decisões certas ao longo do processo de redesign.
Fazer uma pesquisa de mercado
Antes de começar a desenvolver o novo visual da marca, é importante fazer uma pesquisa de mercado para entender o que os clientes esperam da marca. O que eles gostam no atual visual da marca? O que eles gostariam de ver mudado?
A pesquisa de mercado ajudará a empresa a criar um novo visual que seja mais atraente e relevante para o seu público-alvo.
Manter a essência da marca
É importante manter a essência da marca mesmo com as mudanças. A marca deve continuar a ser reconhecível e fiel aos seus valores.
O redesign de marca deve ser uma evolução, não uma revolução. As mudanças devem ser feitas de forma gradual e consistente com a identidade original da marca.
Testar o novo visual
Antes de lançar o novo visual da marca, é importante testá-lo com um grupo de pessoas. Isso ajudará a empresa a identificar possíveis problemas ou áreas de melhoria.
O teste pode ser feito com clientes, funcionários ou outros stakeholders da empresa.
Comunicar as mudanças
Ao lançar o novo visual da marca, é importante comunicar as mudanças para o público-alvo. A empresa pode usar diferentes canais de comunicação, como redes sociais, e-mail marketing ou anúncios.
A comunicação ajudará a empresa a educar o público sobre as mudanças e a garantir que elas sejam bem-sucedidas.
Ao seguir esses cuidados, as empresas aumentarão as chances de ter um redesign de marca bem-sucedido.
E você, o que achou deste novo logotipo do Google?