No dia 28 de março de 2016 foi divulgada a nova marca Oi, a primeira mudança desde 2002.
Frequentemente as empresas buscam renovar seu posicionamento de marca devido a vários fatores como troca de gestão, abertura de novos mercados, lançamentos de novos produtos, etc.
E junto com a mudança no posicionamento de marca, geralmente há também a mudança na identidade visual da marca e no seu logotipo. Este foi o caso da Oi.
A Agência Pomar possui um forte trabalho de design de marcas que acompanha as demais ações de marketing. Nos mantemos antenados no que ocorre neste mercado para sempre oferecermos um trabalho gráfico de alta qualidade.
Neste artigo, nosso designer Erick Vinícius analisou as principais características da nova marca Oi.
Confira!
ÍNDICE DE CONTEÚDO
A nova marca Oi
A nova marca da Oi foi desenvolvida em parceria com as agências Wolff Olins e FutureBrand, com uma nova identidade mais fluida e mutável, trazendo em sua personalidade um aspecto mais jovem e de fácil compreensão.
Segundo o brandbook:
A nova marca Oi reflete a diversidade das diferentes vozes das pessoas.
Esse novo posicionamento da marca a deixa mais jovem, interativa e viva. Ainda assim apresenta certa semelhança com a antiga, dando ao usuário fácil adaptação.
Segundo o diretor de Comunicação e Marca da Oi, Eric Albanese:
A nova marca ela é infinita, e tem a possibilidade de reagir tanto por som como por movimento, trazendo ao usuário sempre uma nova versão da marca não o deixando mais preso a um padrão como era a antiga marca.
Variações na “manchas”
O conceito gráfico original da marca Oi foi mantido: a mancha multiforme (que lembra os balões de falas de personagens das revistas em quadrinhos). Sobre estes “balões” é inserida a palavra Oi em caixa baixa.
Porém ao invés de apenas 6 variações, a nova marca Oi tem hoje 70! Confira:
ANTES
DEPOIS
Novos padrões de cores
Além da maior quantidade de variações, houve mudança da padronagem de cores.
A antiga marca usava apenas o amarelo sólido com apenas seis variações, a nova marca usa 6 cores que ajudam a criar uma distinção maior da Oi para outras marcas.
Cada uma delas pode ser usada nos 3 diferentes novos padrões de gradiente de cores para a nova identidade: verde, laranja e roxo.
As novas cores trazem um aspecto jovem e de destaque da nova marca.
Ela funciona muito bem sobre o fundo claro, agora quando aplicado sobre fundo muito escuro isso pode atrapalhar um pouco a legibilidade da marca e vendo o manual de marca vemos que no desenvolvimento eles tiveram essa preocupação e sugerem que ela seja aplicada apenas em fundo com a cor cinza.
Em versão monocromática é usada apenas em casos restritos onde existe ausência de cor, e nesse caso ela perde um pouco do seu potencial de comunicação.
Tom de voz
Junto com a mudança da nova marca Oi, foi apresentado um novo tom de voz para comunicação interna e externa.
O tom de voz é inspirador, ágil, objetivo e com atitude confiante. A marca busca trazer em suas comunicações assuntos que sejam relevantes para o público, buscando ter um olhar atento em tendências e nas redes sociais.
Estilo fotográfico e grafismos
No desenvolvimento da nova marca Oi houve também uma preocupação em definir o estilo fotográfico que trouxesse ligação com a vida real do consumidor.
Ele ajuda a ilustrar uma experiência positiva do consumidor em contato com a marca.
Aplicada em peças publicitárias funciona muito bem com fotografias, produtos e ilustrações e trazem um grande apelo visual para as peças.
O grafismo criado para nova identidade é derivado da própria marca aproveitando sua fluidez, movimento e vibração. E elas podem ser usadas em versões reduzidas ou expandidas como vemos abaixo.
Como está a imagem da sua empresa?
A Oi trouxe para seus clientes uma nova marca que conversa muito bem com o público atual que é mais jovem trazendo nela jovialidade e fluidez. Acreditamos que ela vai se adaptar muito bem com o público em pouco tempo.
Não importa o tamanho da empresa, se micro, pequena, média, ou grande, sua imagem influencia diretamente da confiança que seus clientes dão a ela.
Um logotipo bem desenhado, adequado às aspirações do públivo-alvo, é o cartão de visitas da marca.
Pense em como sua empresa tem trabalhado sua imagem.
- Ela transmite profissionalismo?
- O logotipo e identidade visual transmite os valores e o que a empresa faz?
- Sua comunicação possui uma padronização (identidade visual) em todos os materiais e mídias, online e offline?
Caso perceba que esta imagem não está sendo valorizada, recomendamos que repense isso. Gerar confiança e profissionalismo desde o primeiro contato do prospect com sua empresa é o primeiro passo para o fechamento do negócio.
Acompanhe nosso blog com dicas e orientações sobre design, marketing, e vendas.
Sucesso e até a próxima!