Em nossa série de artigos sobre marketing poderíamos deixar de evidenciar o ambiente digital. Certamente você já o conhece e provavelmente já fez algumas ações de mkt digital.
Ele tem sido alvo de investimentos maiores a cada dia devido a suas características especiais que o torna acessível a qualquer empresa, com um ROI acima da média.
Porém esta disciplina mudou radicalmente nos últimos anos, e um novo conceito que é a cara do século XXI tem revolucionado o marketing digital: o inbound marketing.
Mas vamos explica-lo bem neste post. Continue acompanhando!
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Capítulo 4
Mkt Digital no século XXI
Antes de falar de marketing digital, precisamos falar sobre o novo consumidor “digital”.
Obviamente os consumidores sempre serão de carne e osso. Eu me refiro a forma como nós temos comprado e nos relacionado com as marcar pós-Internet. Sim, Internet já é coisa muito antiga!
É aqui, nesse novo cenário digital, que entra em cena o Inbound Marketing.
O que é Inbound Marketing?
Inbound Marketing é uma forma de pensar e fazer marketing levando em consideração os dias atuais, as possibilidades que a internet nos oferece, e a exigência cada vez maiores dos consumidores.
Inbound Marketing é o uso da internet e seus recursos para vender seu produto ou serviço de forma que agrade ou acrescente algo para o seu público-alvo, tornando-o mais atrativo para o consumidor.
Inbound Marketing é fazer marketing que as pessoas amem.
Promissor, não é mesmo?
Enquanto o mkt tradicional é centrado no mercado, o Inbound Marketing é centrado no consumidor.
Isso quer dizer que todo o processo é feito pensando no seu cliente, não no mercado em que você está inserido. Para fazer isso, foi criada a Metodologia de Atração, que consiste em quatro etapas:
- Atrair;
- Converter;
- Aproximar;
- Agradar.
Essa metodologia possibilita pegar o seu consumidor pela mão e levá-lo desde um completo Estranho para a sua marca, torná-lo um Visitante, depois um Lead (seguidor), então um Cliente, até ele se tornar um Promotor do seu negócio.
E como fazer mkt digital usando Inbound Marketing?
Através de quatro práticas:
- o uso de Buyer Personas;
- o uso da Jornada do Consumidor;
- a criação de conteúdo relevante;
- e a distribuição do conteúdo.
Cada etapa tem a sua importância no processo. Vamos entender cada uma delas:
Buyer Personas
São representações semificcionais dos seus clientes baseadas em pesquisa para determinar informações demográficas, comportamentais, motivacionais e os objetivos do seu público.
Jornada do Consumidor no mkt digital
É um processo que simula os estágios do consumidor no processo de compra e que consiste em três partes: conscientização, consideração e decisão.
No Inbound Marketing, todo o trabalho é feito levando em conta esses estágios para que o público avance no processo.
Leia nosso artigo sobre Nutrição de Leads para entender a fundo a questão.
Criação de Conteúdo para mkt digital
Aqui é onde se gasta mais tempo dentro do Inbound Marketing.
Isso porque a criação de conteúdo deve ser algo ininterrupto e constante e deve levar em consideração duas coisas: o conteúdo e o contexto.
O contexto é a junção da Buyer Persona inserida em uma das etapas da Jornada do Consumidor.
Distribuição de Conteúdo
A distribuição é que faz o seu conteúdo ser relevante.
E uma boa distribuição leva em consideração o conteúdo certo, para a pessoa certa, no momento mais oportuno, seja ela feita no seu website, em um blog, seja nas redes sociais ou mesmo por e-mail.
Vantagens do Inbound para o mkt digital
Pense nos seguintes números:
- 90% dos usuários de internet consultam a rede antes de adquirir um serviço ou produto
- 46% das pesquisas diárias nos sites de busca são para obter informações sobre produtos
- 72% dos empresários dizem que as redes sociais auxiliam nos negócios
Já dá pra ver bem o potencial do Inbound Marketing, não é mesmo?
Juntando isso com o fato de que empresas que utilizam estratégias de Inbound Marketing têm, em média, 97% mais links para os seus sites, a coisa começa a ficar mais interessante.
E, para finalizar, saiba que o Inbound Marketing custa, em média, 62% menos do que o mkt tradicional e que seu ROI (Retorno Sobre Investimento) médio é de 275%.
Incrível, não é? 🙂
Agora que você já sabe um pouco sobre o que é Inbound Marketing, cabe a você decidir como vai promover a sua empresa.
Ah, e se quiser saber mais, baixe o nosso e-book sobre o assunto. Nele, tem tudo mais detalhado.
Acompanhe os demais capítulos da série de artigos sobre MARKETING.
Capítulo 1 – O que é marketing?
Capítulo 2 – Público-alvo: a segmentação de mercado ideal
Capítulo 3 – Marketing Mix: entenda a fórmula dos 4Ps
Capítulo 4 – Marketing Digital no século XXI
Conclusão – Marketing: tudo que você precisa saber
Se você leu os 4 capítulos desta série, se considere um expert!
Quer recapitular? Leia a nossa conclusão!