A Millward Brown do Brasil – empresa global especializada em pesquisas de propaganda, comunicações de marketing, mídia e brand equity – apresenta ao mercado um estudo exclusivo que aponta o índice de confiança e recomendação das marcas junto aos consumidores.
Realizada em 22 países, a pesquisa “Além da Confiança: Envolvendo Consumidores em um Mundo Pós-Recessão” revela que Porto Seguro é a marca com melhor desempenho sob a ótica destas métricas no Brasil.
Já nos Estados Unidos, a Amazon encabeça a lista. “Os resultados indicam que as marcas presentes neste ranking possuem um vínculo sólido com o consumidor e probabilidade sete vezes superior de serem consideradas na hora da compra”, explica Silvia Quintanilha, vice-presidente de atendimento da Millward Brown do Brasil.
O levantamento é embasado na métrica de confiança e recomendação (Trust and Recommendation – TrustR*), fruto das análises da pesquisa BrandZ, o maior estudo mundial do consumidor avaliando o equity da marca, e observa respostas do consumidor a questões como “o quanto esta marca é confiável?” e “você recomendaria esta marca?”.
“Estes são atributos que permitem a compreensão e fortalecimento do vínculo entre consumidores e marcas. São indispensáveis para o sucesso de uma marca”, completa Silvia.
Fundamentado em pontuações que são indexadas e combinadas para alcançar uma média de 100, o estudo congrega também insights da The Futures Company, consultoria empresarial em tendências globais e pesquisa sobre oportunidades no futuro.
“Os consumidores pós-recessão estão re-avaliando as suas prioridades e examinando as marcas como nunca”, destaca Peter Walshe, diretor do BrandZ Global.
“Há uma sensação por parte dos consumidores de que existe a necessidade de uma justificativa maior para as suas decisões de compra. O recente período de incerteza levou as pessoas a valorizar a confiança mais do que nunca”, finaliza.
Fonte: IBOPE