A parte mais importante de uma oferta de marketing é, com certeza, capturar leads. E, ao mesmo tempo, é também a mais complicada. Nada melhor do que uma boa landing page para resolver isso!
Para capturar leads, você precisa fornecer um bom custo benefício, brindes, materiais educativos ou qualquer outro atrativo para propor uma troca justa: sua oferta pelas informações dele. E é para isso que serve uma landing page – direcionar, informar e convencer o visitante.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Para começar, o que é Landing Page?
Landing Page é numa tradução livre “Página de destino”, um local específico ao qual se direcionam os leads – seja por meio de emails, links externos, blogs, postagens em redes sociais, ou outros – onde ele conhecerá todas as informações decisivas da sua oferta para decidir-se a favor.
Desde o download de um ebook, oferta para brindes, até a proposta de uma assinatura de email para receber oportunidades exclusivas, as landing pages são essenciais para o sucesso de uma campanha.
Colocando a oferta no seu website
Para começar a gerar novos leads a partir de uma oferta, você precisa primeiro colocá-la em seu website.
Para isso, crie uma landing page – uma página especial que possui conteúdos em texto descrevendo sua oferta, contendo uma imagem que chame a atenção, e que seja visualmente atraente – e coloque nela um formulário de captura de leads, para que visitantes o preencham em troca de conteúdo.
Essa transação deve ser vista como uma troca equivalente de informação – ao mesmo tempo que o visitante consegue algo interessante e valioso que você tem a oferecer, você consegue dele as suas informaçãos de contato.
Com isso, visitantes passam para o próximo estágio do ciclo de vendas por vontade própria, agora sendo leads. Esse é, basicamente, o processo de criação de leads.
Uma boa página de destino terá como alvo um público específico.
Por exemplo, visitantes que vem de tráfego direcionado de uma campanha que você enviou por e-mail promovendo uma oferta gratuita para download de um e-book específico, ou que clicam em uma propaganda pay-per-click (PPC) promovendo um de seus webinars.
Dessa forma, é importante construir uma landing page única para cada uma das ofertas que você criar.
Você pode montar uma página de destino que permita com que seus visitantes baixem suas ofertas de e-book/informativos, se inscrevam para testes gratuitos ou para demonstrações do seu produto, etc, desde que cada oferta tenha sua própria página.
Criar landing pages permite com que você direcione seu público, ofereça a eles algo de valor e converta uma maior porcentagem de seus visitantes em leads.
Como tornar sua Landing Page eficaz?
Há diversos componentes-chave que fazem com que uma página de destino seja eficaz, para que a conversão de visitantes em leads tenha uma porcentagem cada vez maior.
Os componentes para os quais você deve dar mais atenção são o título, o conteúdo da página e o formulário.
Vamos dar uma olhada em cada um deles, explicando por que são importantes e discutindo como otimizá-los.
#1 Título
O limiar de atenção das pessoas é muito curto, especialmente online. Isso significa que você precisa fazer a sua oferta ser o mais clara possível logo na primeira olhada.
Uma boa “regra de ouro” é garantir que a sua página de destino passe pelo “teste de piscada” – o observador pode entender a oferta e o que você está pedindo que eles façam em troca em menos do que cinco segundos?
Seu título é importante porque deve fazer sua oferta imediatamente clara.
#2 Corpo de texto
O corpo do texto da sua página de destino deve fornecer uma descrição do que é sua oferta e por que seu visitante precisa dela. Torne todos os benefícios e suas vantagens únicas bem claros.
Formate o corpo da sua página de forma que transmita rapidamente o quão valiosa é sua oferta, e as ações necessárias para adquirí-la.
Por exemplo, use tópicos com marcadores (bullet points) e numeração (numbered list) para simplificar a disposição visual do texto e use texto em negrito ou itálico para destacar os pontos principais.
#3 Imagem
Sua página de destino deve contar com uma imagem que represente sua oferta. Recursos visuais têm o poder de capturar instantaneamente a atenção de visitantes e deve ser aproveitado ao máximo.
Por exemplo, você pode utilizar uma imagem da capa de um informativo ou e-book, ou incluir uma miniatura de suas apresentações de webnários.
#4 Formulário
O objetivo principal da sua página de destino é fazer com que pessoas preencham seu formulário e, para isso, certifique-se de que ele apareça acima da quebra de página, para que o visitante não tenha que rolar a página para vê-lo.
Outro fator importante é o tamanho do formulário – muito longo fará com que os possíveis clientes parem e avaliem se realmente vale a pena o tempo que eles levariam para completar; muito curto não te trará informações o suficiente sobre seus leads.
Encontre um bom equilíbrio entre coletar informações úteis para conhecer mais sobre seus leads e pedir por pouca coisa.
Quais informações você deve pedir?
Seu objetivo é coletar dados o bastante para que você possa contatar e qualificar o lead.
Campos tais como nome e endereço de e-mail são informações de contato, os quais você pode adicionar a seu fluxo de marketing de trabalho com o objetivo de criar prospects no futuro.
Campos tais como “número de empregados” e “função na empresa” permitem com que você melhor qualifique um lead e determine mais precisamente a possibilidade de progredirem no seu funil de vendas e de serem convertidos em clientes.
(Se você não está familiarizado com o conceito de Funil de Vendas, dê uma olhada no seu conceito em nosso artigo Estratégia de Inbound Marketing em 6 passos simples)
O tamanho do seu formulário, inevitavelmente, é uma troca entre quantidade e qualidade dos leads que você gera. Um formulário mais curto normalmente significa menos esforço e, consequentemente, mais leads.
Entretanto, a qualidade do lead será maior quando visitantes estão dispostos a fornecer mais informações sobre eles mesmos e sobre o que eles estão procurando. Portanto, formulários mais curtos resultam em mais leads; os mais compridos, em menos, mas de maior qualidade.
#5 Chamadas para Ação ou “Calls to Action” (CTAs)
O objetivo de um CTA é levar tráfego de uma área do seu website para uma de suas páginas de destino. Aumente as chances de conversão de visitante em lead através não só da criação de muitos CTAs, mas também de uma boa distribuição e otimização efetiva.
Localização é um dos elementos mais críticos de alavancagem do poder de CTAs. Como decidir qual CTA fica onde?
Simples. CTAs devem ser espalhados ao longo de suas páginas web, mas sua localização deve ter sentido lógico.
Se o visitante está lendo uma postagem de blog sobre como criar um site em WordPress, a coisa inteligente a se fazer seria posicionar um CTA para uma oferta gratuita de orçamento de websites.
Em quase todos os casos, sua página inicial deve conter um CTA – como é a página mais visitada, ela apresenta uma grande oportunidade de dirigir tráfego para uma campanha específica.
Suas páginas de Produtos/Serviços, Sobre Nós e Contate-nos devem todas incluir CTAs, ou o visitante decidirá por conta própria o que fazer a seguir. Dê aos usuários um próximo passo lógico e atraente, dependendo de qual página está.
Enquanto CTAs normalmente são descritos como imagens e texto posicionados em um website, o conceito pode ser encontrado em diferentes tipos de marketing.
Para todos os recursos de marketing ao seu alcance, você deverá fazer com que as pessoas se engajem mais com sua campanha.
Se o objetivo de um CTA é mandar tráfego para sua página de destino, pense nos diferentes meios para que você atinja isso. Por exemplo, use e-mail marketing e atualizações em mídias sociais para alertar pessoas sobre suas ofertas da página de destino.
Mão na massa!
Agora que você sabe como criar páginas de destino eficazes, é hora de colocar seu conhecimento em prática!
Sucesso e até a próxima,
Alex Carnier