Inbound marketing funciona? Neste artigo contamos a história de um case inbound marketing que ilustra todo o processo e apresenta os números.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Era uma vez…
Acompanhe a história do Fernando, um arquiteto especializado em projetos corporativos.
Ele está com um desafio de devido a problemas operacionais com colaboradores do seu cliente, uma empresa de grande porte, cuja produtividade está baixa devido a móveis sem ergonomia, afetando diretamente nos resultados.
Ele tem o desafio de reprojetar todo ambiente, mas tem um problema: ele não sabe nada a respeito de móveis para escritório!
O desafio da compra
Então, naturalmente, Fernando começa a procurar na Internet usando a palavra-chave “móveis para escritório”. Nos resultados do Google aparecem dezenas de empresas oferecendo os mais diversos produtos, com os mais variados preços, que ele não faz ideia de como optar pela melhor opção.
O marketing de interrupção da vendedora chata
Nesse momento toca o seu telefone – uma voz monótona do outro lado oferece a ele um novo pacote de serviços de celular corporativo! A vendedora usa argumentos que não fazem nenhum sentido para ele no momento.
A ligação o interrompe, atrapalha seu trabalho, e o deixa irritado pois o prazo do projeto é curto para resolver o problema dos móveis!
Depois de se livrar da vendedora de planos para celular, Fernando volta ao que te interessa no momento: móveis!
Descobrindo conteúdo relevante
Como resultado das pesquisas ele “cai” em um Blog Corporativo de um fabricante de móveis para escritório.
Esse blog explica a importância da certificação da ABNT, como a ergonomia é importante para redução do turn-over.
Depois de ler o artigo do blog, Fernando baixa gratuitamente um e-book com o título “O Guia Prático da Arquitetura Corporativa”, deixando seu e-mail para download.
Ao final do livro, Fernando lê que o fabricante apresenta diferenciais competitivos de seus móveis, defidamente certificados, e percebe que é exatamente isso que precisava!
Nesse momento, Fernando acessa o e-mail descrito no e-book e solicita um estudo de layout de escritório e uma consultoria, que aliás é gratuita.
A venda
Finalmente o precioso e-mail, com dados de uma lead qualificada extremamente aquecido, cai como um presente na caixa postal da equipe comercial da empresa, que só precisa não fazer nenhuma besteira para vender para esse prospect.
Bingo!
O Inbound Marketing atinge seu alvo.
Agora cabe os responsáveis pela operação da empresa encantar o cliente, entregando o prometido, e dando possibilitando a continuidade do relacionamento conquistado pelo marketing.
Um case inbound marketing real
A empresa de móveis para escritório deste case inbound marketing é a Work Solution, uma startup que contratou a Agência Pomar como sua Agência de Inbound Marketing ara planejar e executar sua estratégia de Marketing Digital.
O objetivo era atrair arquitetos especialistas em projetos corporativos para que conhecessem o novo conceito em atendimento e produto que oferecem ao mercado.
Após 3 meses de redesign de marca, webdesign, planejamento e implementação, o projeto se tornou um case inbound marketing fantástico: nos primeiros 30 dias de ações o número de leads saltou de 40 para 246 novos contatos por mês (um crescimento de +700%).
Isso ocorreu devido aos 2 ricos e-books falando sobre arquitetura corporativa, atraindo arquitetos e facilities de todo Brasil para o website da empresa e para sua lista de prospects.
Como o case aconteceu?
A Work Solution atraiu magneticamente um lead (oportunidade de negócios) porque ofereceu exatamente o que ele precisava no momento: informação.
Este conteúdo relevante fez com que Fernando, o arquiteto, entendesse quais eram os seus reais problemas e descobrisse como resolve-los.
Apenas depois dessa nutrição do lead a empresa ofereceu o produto.
Isso é Inbound Marketing!
Marketing de Interrupção x Inbound Marketing
O projeto de marketing e vendas da Work Solution é completamente diferente da abordagem da vendedora de planos de celular.
Ela o interrompeu, oferecendo um produto que não tinha qualquer relação com o que Fernando desejava no momento, baixando drasticamente a chance de converte-lo em um cliente. Não é à toa que ele ficou irritado.
Fico por aqui. Acompanhe nosso blog, e veja outros cases inbound marketing e como geramos resultados para diversos clientes.
Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário que responderemos em breve!
Sucesso!