A análise de redes sociais tornou-se uma parte crucial das estratégias de marketing digital, à medida que as marcas buscam melhorar sua presença on-line e se conectar com seus públicos-alvo.
Aqui na Agência Pomar, nós sempre temos o cuidado de garantir que todas as ações de marketing façam sentido e gerem resultados significativos para nossos clientes. Por isso, e ao longo dos anos, identificamos as melhores métricas para nos certificarmos de que as ações de social media estejam impactando diretamente no sucesso do negócio.
Ao nos concentrarmos nas métricas corretas, podemos otimizar as estratégias de social media, identificar áreas de melhoria e assegurar que os esforços estejam alinhados com os objetivos de negócios de cada cliente.
Neste artigo, vamos conversar um pouco sobre essa análise, entendendo as principais métricas que você deve acompanhar para realizar uma análise de redes sociais eficaz. Vamos lá?
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Por que a análise de redes sociais é importante?
A resposta é simplesmente porque se você não consegue medir, você não vai conseguir gerenciar. Em se tratando de redes sociais para empresas nem se fala… Você precisa saber o que está acontecendo para alocar recursos adequados.
Fazer postagens nas redes sociais demanda muito tempo, criatividade e energia. Pelo menos se você fizer isso de forma profissional. Por isso você precisa se certificar de que está indo no caminho certo – e isso se faz com análise do que está acontecendo com as suas redes sociais.
Tem outros motivos:
Comparação e benchmarking
Ao analisar as métricas corretas, você pode comparar o desempenho das suas ações com os concorrentes ou benchmarks do setor. Como aquele seu concorrente direto está atuando nas redes sociais? Como ele consegue os resultados?
Essa análise comparativa fornece uma perspectiva valiosa e ajuda a identificar áreas onde você pode melhorar ou se destacar. O Linkedin é muito bom nesse sentido – geralmente as empresas postam mais conteúdo estratégico nessa plataforma.
Mensuração e otimização contínua
Ao acompanhar as métricas relevantes, você pode identificar tendências e padrões ao longo do tempo. Isso permite que você ajuste e otimize continuamente suas estratégias de mídia social para obter melhores resultados e garantir o sucesso a longo prazo.
Mas cuidado: não se perca em meio às centenas de números de análise que as plataformas disponibilizam a você. Foque nas mais importantes…
As métricas de análise de redes sociais essenciais
As plataformas de redes sociais oferecem uma grande quantidade de dados e números para análise, o que pode ser esmagador para os profissionais de marketing.
Por isso você precisa selecionar as métricas certas.
Isso vai garantir que esteja medindo o desempenho de suas ações com precisão e tomando decisões informadas.
Se você for um profissional especialista em redes sociais, que fará a operação de forma detalhada, certamente precisará entender TODAS as métricas das plataformas… afinal, não há profissional que possa fazer isso a não ser você, analista de redes sociais.
Porém se você for um diretor, profissional C-level ou gerente, certamente irá se perder no meio de tantos números. Foque então nas mais importantes… Isso por vários motivos:
Foco nos objetivos de negócios
Cada negócio tem objetivos diferentes, como aumentar a conscientização (awareness) da marca, gerar leads ou impulsionar vendas. Selecionar as métricas certas permite que você acompanhe o progresso em direção a esses objetivos e ajuste suas estratégias de acordo, sem perder tempo que números irrelevantes para sua tomada de decisão.
Alocação eficiente de recursos
Ao focar nas métricas relevantes, você pode identificar quais ações estão gerando os melhores resultados e direcionar seus recursos para áreas de maior impacto. Isso ajuda a garantir que você esteja gastando tempo e dinheiro de forma eficiente.
Evitar a armadilha da vaidade
Focar apenas em número de seguidores ou curtidas pode parecer impressionantes à primeira vista, mas não necessariamente reflete o sucesso real de suas ações de social media. Ao selecionar as métricas certas, você evita ser influenciado por números de vaidade e se concentra no que realmente importa para o seu negócio.
Selecionar e acompanhar as métricas certas é fundamental para garantir que suas ações de social media sejam eficazes e alinhadas com seus objetivos de negócios.
Vamos agora para as principais…
As 5 principais métricas de análise de redes sociais
1. Alcance
Essa métrica refere-se ao número total de pessoas que visualizaram seu conteúdo em uma plataforma de mídia social. O alcance pode ser dividido em orgânico (não pago) e pago, com base em como as visualizações foram obtidas.
Muitos focam apenas NESSA métrica de alcance, transformando ela numa “métrica de vaidade” como falamos anteriormente. Por isso você precisa compor o seu relatório de análise de redes sociais com as outras métricas abaixo.
2. Engajamento
Essa métrica mede o envolvimento dos usuários com o seu conteúdo.
O engajamento pode ser avaliado por meio de curtidas, comentários, compartilhamentos e outras interações, como cliques em links e menções. Uma taxa de engajamento alta geralmente indica um conteúdo relevante e interessante para o público-alvo.
3. Conversões
As conversões são ações específicas que você deseja que os usuários realizem ao interagir com seu conteúdo, como inscrever-se em uma newsletter, fazer uma compra ou preencher um formulário.
Acompanhar as conversões ajuda a entender o desempenho de suas ações de social media em termos de geração de leads e vendas.
4. Crescimento de seguidores
Acompanhar o crescimento do número de seguidores em suas plataformas de mídia social pode ajudar a entender se sua estratégia de conteúdo está atraindo e retendo um público.
Um crescimento constante de seguidores geralmente indica que sua marca está ganhando visibilidade e relevância.
Aqui, por exemplo, você gestor deve se certificar de que esse crescimento é orgânico e legítimo – e não feito através de práticas proibidas pelas plataformas de redes sociais como a compra de seguidores, por exemplo.
5. Tráfego gerado para o website
Essa métrica é especialmente importante se você estiver usando a mídia social para direcionar tráfego para o seu site.
O tráfego referido mede o número de visitantes que chegam ao seu site a partir de suas postagens nas redes sociais. Isso pode ajudá-lo a avaliar a eficácia de suas campanhas de social media na geração de interesse em seu site e na conversão de visitantes em clientes.
Além das métricas já citadas, você pode querer se aprofundar melhor nos detalhes – principalmente se você for o analista de redes sociais da empresa.
Foque então no seguinte:
Impressões
O número de vezes que seu conteúdo foi exibido, independentemente de ter sido clicado ou não.
Taxa de clique (CTR)
A proporção de cliques em relação às impressões, avaliando a eficácia dos seus anúncios ou postagens.
Menções e sentimentos da marca
O número de vezes que sua marca é mencionada nas redes sociais e o sentimento geral em relação a ela.
Taxa de resposta e tempo de resposta
A frequência e a rapidez com que você responde às mensagens e comentários dos usuários nas redes sociais.
Taxa de compartilhamento de conteúdo
A proporção de compartilhamentos em relação ao número de visualizações ou cliques.
Como você pode ver, a análise de redes sociais pode ser um labirinto de informações onde é muito fácil se perder.
Por isso, faça como a gente aqui na Agência Pomar: foque nas 5 essenciais, principalmente se você está montando um relatório para o CEO ou Diretor de Marketing, e esteja de olho nas métricas secundárias.
Com isso, as tomadas de decisão sobre o assunto serão melhores e o sucesso das ações de social media terão melhores chances de acontecer.