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Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são tendência segundo IBM e CMO Club

Tendências do Inbound Marketing

Se você é gerente ou diretor de marketing, não pode deixar de estar por dentro da tendência mundial em comunicação corporativa: o Inbound Marketing.

57% dos diretores de marketing (CMOs) pretendem aumentar o orçamento de marketing nos próximos três anos, e o Marketing de Conteúdo representa a maior fatia deste bolo com 13,3% da verba, seguido da propaganda tradicional com 11,5% e da publicidade online com 11,1%.

Explorando a Jornada de Compra do Cliente para obter mais lucros

A pesquisa da IBM e CMO Club apresentou mais um intrigante dado: a Jornada de Compra do cliente, – Buyer Journey – é cada vez mais explorada para atingir o target no momento certo através da Internet, e CMOs estão ávidos por criar conteúdos específicos para cada estágio de compra do cliente, aumentando as interações e o relacionamento.

A Lenovo está criando uma estratégia de Video Marketing com vídeos em diferentes estágios da jornada de compra:

Nosso objetivo é criar um conteúdo mais curto e prático e ter vídeos colocados pelo funil e não somente no começo dele… – Michael Ballard, diretor sênior de marketing digital da Lenovo

20% dos orçamentos do marketing das empresas da pesquisa está sendo destinado não para o momento da compra do cliente (Fundo do Funil de Vendas), mas sim para o momento de DESCOBERTAS (Topo de Funil de Vendas), quando o cliente não está pronto para comprar, mas sim descobrindo sobre o problema ou desejo que está tendo.

275%

ROI

Esse investimento todo não é por acaso. Usando uma estratégia de Funil de Vendas (como o Inbound Marketing), o ROI é de 275%!!!

“Conteúdo é Rei”, diz Bill Gates

Cada vez mais as empresas estão se dando conta de que o conteúdo relevante, estratégico e educativo é uma estratégia impossível de ignorar.

Seth Godin, Bill Gates, Neil Patel e outros gigantes do marketing desde muito tempo estão apontando a direção para uma nova forma de fazer negócios: ouvindo, educando, se relacionando, sem a ansiedade de querer “vender, vender, vender” a todo custo.

Para uma boa conversa, precisamos de conteúdo certo na hora certa. Em cada estágio de funil (veja abaixo)  o lead deve ser atingido com uma mensagem adequada. Isso aumenta as chances dele continuar com você até se tornar seu cliente.

Funil de Vendas

Veja abaixo o famoso Funil de Vendas de uma estratégia de Marketing elaborado pela RD Station:

Funil de Vendas

O que isso significa para meu Depto. de Marketing?

Significa que num futuro muito próximo haverá uma seleção natural das empresas através de suas estratégias de marketing.

As empresas que se adaptaram ao cliente do século XXI – que se tornou “antenado”, pesquisador, que deseja ser ouvido e conversar com as marcas – se tornarão altamente competitivas, enquanto aquelas que insistirem em tratar os clientes como se estivesse em 1980 terão seu valor mitigado, com baixa reputação nos ambientes interativos como a Internet.

Como se adequar às expectativas do cliente do século XXI?

Há uma forma de parametrizar este comportamento e construir uma estratégia adequada ao cliente, que divulga sua marca e produto de forma natural e altamente rentável. Estamos falando do Inbound Marketing.

Esta estratégia é capaz de descobrir como seu target quer ser atingido de maneira precisa, trabalhando sua Jornada de Compra, acompanhando-o no Funil de Vendas, e fazendo da marca a alternativa insubstituível para ele no momento da compra.

Há muito conteúdo sobre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo em nosso blog. Entenda o processo e coloque seu depto. de marketing na mesma rota de sucesso que CMOs e as melhores empresas do mundo estão trilhando.

Até a próxima!

 

Alex Carnier
Alex Carnier
Empreendedor e estrategista de marketing. Acredita que com conhecimento e capacitação é possível fazer qualquer coisa. Nos últimos 10 anos vem ajudando empresas de diversos setores a fazer acontecer!