Se você é gerente ou diretor de marketing, não pode deixar de estar por dentro da tendência mundial em comunicação corporativa: o Inbound Marketing.
57% dos diretores de marketing (CMOs) pretendem aumentar o orçamento de marketing nos próximos três anos, e o Marketing de Conteúdo representa a maior fatia deste bolo com 13,3% da verba, seguido da propaganda tradicional com 11,5% e da publicidade online com 11,1%.
A pesquisa da IBM e CMO Club apresentou mais um intrigante dado: a Jornada de Compra do cliente, – Buyer Journey – é cada vez mais explorada para atingir o target no momento certo através da Internet, e CMOs estão ávidos por criar conteúdos específicos para cada estágio de compra do cliente, aumentando as interações e o relacionamento.
A Lenovo está criando uma estratégia de Video Marketing com vídeos em diferentes estágios da jornada de compra:
Nosso objetivo é criar um conteúdo mais curto e prático e ter vídeos colocados pelo funil e não somente no começo dele… – Michael Ballard, diretor sênior de marketing digital da Lenovo
20% dos orçamentos do marketing das empresas da pesquisa está sendo destinado não para o momento da compra do cliente (Fundo do Funil de Vendas), mas sim para o momento de DESCOBERTAS (Topo de Funil de Vendas), quando o cliente não está pronto para comprar, mas sim descobrindo sobre o problema ou desejo que está tendo.
ROI
Esse investimento todo não é por acaso. Usando uma estratégia de Funil de Vendas (como o Inbound Marketing), o ROI é de 275%!!!
Cada vez mais as empresas estão se dando conta de que o conteúdo relevante, estratégico e educativo é uma estratégia impossível de ignorar.
Seth Godin, Bill Gates, Neil Patel e outros gigantes do marketing desde muito tempo estão apontando a direção para uma nova forma de fazer negócios: ouvindo, educando, se relacionando, sem a ansiedade de querer “vender, vender, vender” a todo custo.
Para uma boa conversa, precisamos de conteúdo certo na hora certa. Em cada estágio de funil (veja abaixo) o lead deve ser atingido com uma mensagem adequada. Isso aumenta as chances dele continuar com você até se tornar seu cliente.
Veja abaixo o famoso Funil de Vendas de uma estratégia de Marketing elaborado pela RD Station:
Significa que num futuro muito próximo haverá uma seleção natural das empresas através de suas estratégias de marketing.
As empresas que se adaptaram ao cliente do século XXI – que se tornou “antenado”, pesquisador, que deseja ser ouvido e conversar com as marcas – se tornarão altamente competitivas, enquanto aquelas que insistirem em tratar os clientes como se estivesse em 1980 terão seu valor mitigado, com baixa reputação nos ambientes interativos como a Internet.
Há uma forma de parametrizar este comportamento e construir uma estratégia adequada ao cliente, que divulga sua marca e produto de forma natural e altamente rentável. Estamos falando do Inbound Marketing.
Esta estratégia é capaz de descobrir como seu target quer ser atingido de maneira precisa, trabalhando sua Jornada de Compra, acompanhando-o no Funil de Vendas, e fazendo da marca a alternativa insubstituível para ele no momento da compra.
Há muito conteúdo sobre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo em nosso blog. Entenda o processo e coloque seu depto. de marketing na mesma rota de sucesso que CMOs e as melhores empresas do mundo estão trilhando.
Até a próxima!