Por que a terceirização do marketing pode revolucionar sua empresa
7 de setembro de 2015
Conheça as 7 principais redes sociais para empresas
17 de setembro de 2015
Mostrar tudo

Estratégia de Inbound Marketing em 6 passos simples

Introdução ao Inbound Marketing

Neste artigo você irá aprender um rápido passo a passo para criar uma estratégia de inbound marketing para aplicar imediatamente.

Vem comigo! 🙂

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é um conceito relativamente novo no marketing digital. No Brasil se começou a falar dele em meados de 2013.

Seu conceito se baseia em atrair clientes através de conteúdos, capturar emails através da oferta de materiais gratuitos, promover o relacionamento através de disparos de emails automáticos, e ligar as oportunidades de negócio com a equipe de vendas.

Veja nosso artigo completo sobre o que é Inbound Marketing, e aprenda tudo!

 

Funil de Vendas: o fundamento da estratégia de Inbound Marketing

Antes de dizermos como criar uma estratégia de Inbound Marketing eficaz para atrair tráfego para seu website e capturar leads, primeiro precisamos entender o que exatamente essa estratégia única envolve e seus elementos básicos.

O Inbound Marketing é facilmente explicado através de uma conhecida metafóra de marketing: o Funil de Vendas.

Este funil é o caminho natural no qual um simples visitante torna-se um lead (um contato), e depois um cliente.

No começo há muitas pessoas, e ao final há uma fração do número que começou a jornada, por isso graficamente ele é parecido com um funil. Cada estágio do funil possui características que podemos explorar para que a pessoa avançe para o próximo.

Estratégia de Inbound Marketing

De cima para baixo: Tráfego qualificado, Nutrição de leads, Visitantes do site, Gráficos de Call-to-Action, Landing Pages eficazes, Recursos para Captura de Leads, Conversão de Leads em Clientes

Bem no Topo do Funil estão as estratégias de marketing digital em Mídias Sociais, Links Patrocinados e o SEO, fazendo com que o potencial cliente seja alcançado e atraído por nossas campanhas, levando tráfego qualificado para nossos Websites e Landing Pages (páginas de entrada).

Para que possamos capturar os emails dos visitantes, inserimos em lugares estrategicos os chamados Calls to Action (CTAs), ou “chamadas para Ação” para compelir os visitantes a preencherem formulários e serem transformados em leads (contatos).

Depois disso, uma boa estratégia de email marketing será eficaz para converter estes leads em clientes.

O passo a passo para uma estratégia de Inbound Marketing matadora

Ok, você já sabe o que é Inbound Marketing, e agora quer saber como fazemos tudo isso acontecer.

Veja abaixo um passo a passo simples que criamos para uma estratégia de Inbound Marketing inicial:

#1. Desenvolva uma oferta de conteúdo gratuito;

Um ebook, um infográfico, ou um bom artigo de blog como este aqui… 😉

A ideia é que seja um conteúdo que sua persona (público alvo), deseja muito a ponto de aceitar deixar seu email pessoal em troca dele.

Dica: redija um conteúdo que introduza um assunto no qual você é expert. Será uma boa primeira campanha.

#2. Coloque a oferta no seu website;

Uma boa plataforma de publicação de conteúdo irá ajudar. Indicamos o Word Press.

Dica: Valorize seu conteúdo com um bom design gráfico.

#3. Crie fluxos de nutrição de leads automatizados;

Aqui você irá precisar de um software de automação como o RD Station ou o Hubspot.

Se quiser saber mais sobre isso, acesse nosso artigo O que é nutrição de leads? Lá ensinamos como você faz esse fluxo de nutrição.

Dica: Configure de 3 a 6 emails marketing automatizado com disparos no intervalo de 3 em 3 dias, e vá educando o seu lead ao longo do tempo.

#4. Divulgue para seus contatos por email;

Certamente você já possui uma lista de emails, mesmo que seja de seus clientes. Use-a para promover esta oferta.

Não se esqueça de utilizar as melhores práticas quando for fazer email marketing para obter melhores resultados.

Descubra através do nosso artigo Como fazer Email Marketing para gerar negócios, um verdadeiro dossiê com tudo o que você precisa saber sobre isso.

Dica: escreva o email num tom coloquial, como se estivesse escrevendo pessoalmente para cada um dos seus contatos avisando-os do lançamento.

#5. Promova através de blog & redes sociais;

Agora espalhe mais sua mensagem!

Faça posts no Facebook, Linkedin e Twitter divulgando seu conteúdo.

Conheça as 7 principais redes sociais para empresas aqui.

Também faça banners sobre ele e espalhe em locais estratégicos de seu blog.

Dica: insira um banner de seu conteúdo gratuito na sua assinatura de email! 😉

#6. Meça e analise o impacto de todos os elementos

Esta é a hora de “azeitar a máquina”. Torná-la cada vez mais eficáz, sem atritos, gerando mais resultados com o mesmo investimento.

Use o Google Analytics, ou o próprio RD Station e Hubspot para isso.

Sem essa mensuração, sua campanha ficará sub-aproveitada.

Dica: Faça isso pelo menos uma vez por mês.

Conclusão

Como disse, este é um passo a passo simples e introdutório para que você possa se familiarizar com o Inbound Marketing.

Aqui na Agência Pomar aplicamos estas 6 ações dentro da realidade de cada empresa, criando conteúdos específicos para cada estágio do funil de vendas, fazendo com que tudo funcione automaticamente.

Espero que este artigo tenha lhe ajudado. Se você pensa em aplicar esta estratégia na sua empresa, está no caminho certo.

O ROI do Inbound Marketing é realmente fantástico: cerca de 275%!

Acompanhe nosso blog, pois frequentemente postamos dicas e estratégias eficazes sobre esta metodologia que podem mudar a forma como você gera resultados através da Internet.

Sucesso e mão na massa! 🙂

Alex Carnier
Alex Carnier
Empreendedor e estrategista de marketing. Acredita que com conhecimento e capacitação é possível fazer qualquer coisa. Nos últimos 13 anos vem ajudando empresas de diversos setores a fazer acontecer!