como criar um blog
Como criar um blog corporativo: 8 fundamentos e 5 erros comuns
26 de agosto de 2015
como atrair clientes
Como atrair clientes? Descubra 7 estratégias poderosas!
30 de agosto de 2015
Mostrar tudo

[Infográfico] Fatos intrigantes sobre Blog Corporativo

blog corporativo

O blog corporativo é a ferramenta de marketing de conteúdo do momento. Ainda assim muita gente não tem ideia do seu potencial para gerar negócios através da Internet.

Veja 8 fatos intrigantes sobre blogs e reflita como aplica-lo em uma boa estratégia de marketing.

A chegada da Internet ocasionou na abertura da chamada blogosfera, o ambiente virtual onde blogs, artigos e leitores interagem em tempo real.

E a blogosfera está super-povoada: existem cerca de mais de 152 milhões de blogs na Internet. Apesar de esse ser um número extremamente alto, o engraçado é que mais e mais blogs são adicionados a blogosfera diariamente.

Blogosfera é o termo coletivo que compreende todos os weblogs (ou blogs) como uma comunidade ou rede social. [Wikipedia]

Na verdade, um novo blog é criado em algum lugar do mundo a cada meio segundo. Vamos analisar essa afirmação:

Se há 86.400 segundos num dia, estamos falando de 172.800 blogs sendo criados todo santo dia! Isso mostra uma tendência que sua empresa deve compreender para se relacionar bem com seu segmento de mercado.

Clique aqui ou na imagem abaixo para baixar uma versão em alta qualidade desse infográfico:

infografico-blog

» Clique Aqui para baixar uma versão em Alta Resolução desse infográfico «

Usando o Blog Corporativo para ajudar as pessoas

Essa é a era digital. Nós atualmente estamos vivendo a era da informação e do conhecimento, ambos trazendo inúmeros benefícios para quem os possui.

Dessa forma, cada indivíduo vivendo nessa era está procurando por informações que irão ajudar a aprimorar sua qualidade de vida ou ajudar a empresa na qual trabalha a resolver um problema.

Onde elas irão buscar a informação? Sim, elas buscam na Internet.

Blogs são diários online que servem para preencher a lacuna entre a demanda por informação e sua oferta. Há um blog para cada assunto e tópico.

Não há tópico que você esteja procurando que você não encontrará em um blog dedicado a fornecer informações naquele tema. Portanto, blogs ajudam a preencher o vazio entre demanda e fornecimento de informação.

Se os blogueiros sejam aficionados pelo que eles postam, eles definitivamente terão um público disposto a ouvir o que eles tem a dizer.

Com sua empresa ocorrerá a mesma coisa. Se você for um expert em algum negócio, tenha know-how em alguma tecnologia ou for um consultor, certamente poderá criar e gerenciar um blog corporativo de respeito.

Nosso artigo 7 razões para criar um blog corporativo pode te dar ideia do quanto ele será benéfico para seus negócios.

8 fatos intrigantes sobre Blog Corporativo

Alguns fatos interessantes sobre blogs e por que empresas devem se atentar a eles:

Fato #1: Blogs são lidos mais de uma vez por dia

A maioria das pessoas que lêem blogs o fazem mais que uma vez por dia. Isso mostra o quanto um blog pode gerar alto engajamento, fazendo parte da vida das pessoas.

Fato #2: Blogs são mais lidos entre 7 e 10 da manhã

A leitura de blogs normalmente começa às 7 horas e alcanca um período de pico às 10 horas da manhã. Então publique conteúdos nesse período! Isso irá ajudar no fato #3…

Fato #3: Compartilhamentos e comentários em horários específicos

Os compartilhamento de artigos de blog tem um pico às 7 horas da manhã, enquanto os comentários alcançam seu auge às 8 horas.

Fato #4: Leitura de manhã, tarde e noite

As conclusões de uma pesquisa recente revelam que a maioria das pessoas prefere ler blogs de manhã do que em qualquer outra hora do dia.

79% dos entrevistados disseram preferir ler blogs de manhã, 64% tem uma preferência pelo período da tarde e 40% preferem a noite.

Fato #5: Blogs Corporativos aumentam (muito!) o tráfego no website

Empresas que atualizam o blog corporativo 20 vezes por mês (ou seja, 4 ou 5 vezes por semana) geram 5 vezes mais tráfego do que aquelas que atualizam o blog menos do que 4 vezes por mês.

Fato #6: Blogs Corporativos geram 4x mais leads

Empresas que possuem seu próprio blog corporativo atualizado regularmente geram 4 vezes mais leads do que aquelas que não possuem um blog.

Fato #7: Blogs ajudam nas escolhas de compra

Blogs ajudam a influenciar as compras e as escolhas de compras dos consumidores. Vejam os números:

Uma amostragem de opinião de clientes mostra que a informação de blogs ajudou 21% dos compradores entrevistados a tomar uma decisão na compra de um produto, ajudou 19% deles a ajustar suas escolhas, forneceu respostas para outros 19%, ajudou 17% deles a descobrir um novo produto ou serviço e serviu de inspiração para a compra de um produto ou serviço para os 13% restantes dos consumidores entrevistados.

Fato #8: Quanto mais artigos melhor

Companhias que tem mais do que 51 artigos publicados em seus blogs sentem um aumento de 77% na média de leads (contatos) mensais.

Entendendo o poder de influência do Blog Corporativo

Estes fatos servem para nos dar a dimensão do poder que um blog corporativo bem gerido tem, e o quanto ele influencia seus leitores.

Ao criar um blog da forma correta (saiba como no artigo Como criar um blog) pessoas serão naturalmente atraídas pelo seu conhecimento.

Se você possui know-how em alguma área de negócio que ajuda pessoas e empresas a resolverem algum problema, inicie um projeto de blog corporativo.

Você pode (e deve) utilizar este conhecimento a favor de uma estratégia de marketing, ajudando sua equipe de vendas a ser encontrada por futuros clientes ávidos por alguma informação que lhes seja útil.

Certamente seu blog irá agregar valor ao seu negócio e a seus futuros clientes.

Até a próxima!

 

Alex Carnier
Alex Carnier
Empreendedor e estrategista de marketing. Acredita que com conhecimento e capacitação é possível fazer qualquer coisa. Nos últimos 13 anos vem ajudando empresas de diversos setores a fazer acontecer!