As empresas de todos os tamanhos e segmentos no Brasil e no mundo, vivem em busca de novas formas de comunicação para atrair possíveis clientes, mas, não passariam por isso se soubessem das vantagens do marketing digital.
Passa ano, entra ano e as empresas persistem nas mesmas propostas de vendas, promoções, malas diretas, banners, folders, apelam até para o black friday fora de época na esperança de que tais estratégias motivem tal ação.
Não estou aqui para dizer o que é certo ou errado. Mas, logo você terá informações que te mostrarão as reais vantagens do marketing digital.
Por um instante, coloque-se no lugar do seu cliente.
Agora, como cliente, responda, você seria atraído por estas propostas?
Elas te impulsionariam a um bom negócio com a empresa?
O que você realmente sente ao ver estes tipos marketing?
ÍNDICE DE CONTEÚDO
- Outbound marketing e inbound marketing: quais suas reais diferenças?
- As extraordinárias vantagens do marketing digital
- Segmentação
- Assertividade
- Personalização da comunicação
- Menor Custo
- Sustentabilidade
- Poder de Viralização
- Mensuração
- Alto Engajamento
- Precisão
- Vantagens do marketing digital: a estratégia Inbound
Outbound marketing e inbound marketing: quais suas reais diferenças?
O marketing tradicional, também chamado de outbound marketing ou marketing de saída, é pautado em uma comunicação unilateral, na qual a empresa divulga seus produtos e serviços de maneira massiva, esperando que os clientes captem sua mensagem e ajam segundo suas intenções.
Pense no marketing tradicional como um jogo de tentativa e erro, onde cada ação é um dardo que pode ou não acertar o alvo.
Se acertar, ótimo. Caso contrário, você está desperdiçando seus dardos, seu tempo e dinheiro.
Em contrapartida, o Inbound Marketing tem o olhar voltado para as necessidades do cliente, ou seja, ele conhece o alvo, sabe a distância que separa o dardo dele, qual a velocidade necessária para chegar até lá e como mirar no centro, para não desperdiçar nenhuma chance.
Isso significa que ele está mais preparado para atingir seus objetivos do que o marketing tradicional.
Ainda não está convencido de qual metodologia de marketing tem mais vantagens?
As extraordinárias vantagens do marketing digital
Partindo para a parte prática, podemos listar como vantagens do Inbound Marketing:
1ª Vantagem do Marketing Digital
Segmentação
Alto poder de segmentação, baseando-se não só em dados demográficos, mas também no comportamento do consumidor;
2ª Vantagem do Marketing Digital
Assertividade
Foco nas necessidades do cliente, ajudando-o a tomar decisões mais assertivas;
3ª Vantagem do Marketing Digital
Personalização da comunicação
Personalização da comunicação com o cliente, o que gera maior proximidade e confiança na relação;
4ª Vantagem do Marketing Digital
Menor Custo
Menor custo para implementação e acompanhamento;
5ª Vantagem do Marketing Digital
Sustentabilidade
É uma estratégia que gera resultados em longo prazo, tornando sua estratégia de marketing sustentável;
6ª Vantagem do Marketing Digital
Poder de Viralização
Alto potencial de viralização, já que conteúdos bem elaborados costumam ser compartilhados na internet, aumentando sua visibilidade;
7ª Vantagem do Marketing Digital
Mensuração
Mensuração de resultados a partir da primeira ação de Inbound Marketing, contando com ferramentas de monitoramento e web analytics que ajudam a entender onde você está e para onde deve caminhar;
8ª Vantagem do Marketing Digital
Alto Engajamento
Maior poder de fidelização de clientes, pois conquista o interesse das pessoas, ao invés de interrompê-las com publicidade;
9ª Vantagem do Marketing Digital
Precisão
Chega na hora certa para a pessoa certa, isto é, quando ela está buscando o que você oferece, aumentando as chances de conversão.
Vantagens do marketing digital: a estratégia Inbound
O Inbound Marketing é mais do que uma estratégia, é um novo olhar sobre o marketing da sua empresa.
É uma maneira inovadora e mais adequada de se relacionar com seus leads e clientes, gerando valor por meio de conteúdos que ajudam a educar, informar e entreter.
Veja um artigo completo sobre Inbound Marketing aqui.
Não importa quem é o seu cliente, seja ele empresa ou pessoa física, ele está conectado!
E a forma de você atraí-lo para as suas mídias é usando as ferramentas de inbound marketing para acertar no alvo certo.
Chega de marketing de esperança, vamos fazer marketing que funciona na prática!
Sucesso!