Escolher com criatividade, discernimento e sabedoria títulos altamente atrativos pode representar boa parte do sucesso de um artigo.
Isso porque cabe ao título não somente anunciar sobre o conteúdo que virá pela frente, como também cativar o leitor de maneira que ele siga até o fim da leitura.
É bom lembrar que no ambiente online o fluxo de informação é constante, fazendo com que os internautas estejam cada vez mais seletivos com o que consumirão — se ele não tiver uma boa experiência com o seu site em poucos minutos irá abandoná-lo, para nunca mais voltar.
Dessa forma, com cada oportunidade da atenção do internauta sendo disputada com unhas e dentes é fundamental saber o que deve ser feito para escrever bons títulos para seus textos.
Confira a seguir 4 dicas de como escrever títulos impactantes e garantir maior visibilidade para seu conteúdo!
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Como escrever títulos?
A ideia é fazer com que, ao ler sua chamada, o leitor sinta-se de alguma forma ligeiramente informado sobre o conteúdo que você trará e cativado – e o mais importante de tudo, que faça com que ele queira ler o seu texto.
Sendo assim, você pode trabalhar de modo a deixá-lo intrigado, curioso ou até mesmo desafiado. Use sua criatividade, aplique as técnicas transmitidas e capriche estratégias.
Com um título muito simples ou comum, o que normalmente acontece é que o leitor perca atenção rapidamente e vá buscar a informação e outros sites, seja porque ele já tenha confiança ou porque passou a ideia de que seria aquele outro texto que sanaria completamente suas dúvidas.
Por exemplo, um título “Faça bons negócios” não parece tão eficiente (nem confiável) quanto “Melhore seus rendimentos em 1 mês com X dicas simples”.
#1 Trabalhe com numerais e listas
Pense no título que deixaria você mais curioso: “As 3 maneiras definitivas de perder peso” ou “Confira maneiras de perder peso”.
Certamente, a primeira opção ganharia de lavada, pois no segundo caso, você não sabe o que te espera e se vale a pena gastar seu tempo com essa leitura.
Números são eficientes para atrair o interesse das pessoas. Isso acontece porque que eles oferecem maior exatidão ao conteúdo, e o leitor sabe exatamente o que o conteúdo trará para ele, e se isso é vantajoso para ele.
Da mesma forma, é indicado que você utilize listas em seu texto. Além de facilitarem a inserção dos números também no corpo do texto, elas ainda permitem uma leitura mais dinâmica e menos cansativa. Isso é fundamental quando se trata de um ambiente online.
#2 Conte segredos, atribua qualidades, dê vida ao seu título
As pessoas são curiosas. Isso significa que se você prometer revelar algo sobre alguma coisa que desperte nela o interessa, a chance delas lerem o seu artigo será muito maior.
Ou seja, instigue essa curiosidade do seu leitor da forma que encaixar melhor com o seu negócio. Apresente revelações como “Saiba como…” ou “O guia definitivo de…”. A ideia de ter acesso a algo exclusivo mobiliza as pessoas e as faz olhar com maior atenção ao seu material.
Além disso, trabalhe com adjetivos, sempre valorizando o material que está oferecendo. Transforme um texto que fala sobre “Dicas para o Natal” em “Dicas para um Natal incrível”.
#3 Certifique-se de oferecer o que prometeu no título
As dicas anteriores só são excelentes quando você tem condições de oferecer o que prometeu. Do contrário, por mais que consiga atrair leitores para o seu texto, a tendência é que, com o tempo, eles percebam sua tática e evitem seu conteúdo e seu site completamente.
Lembre-se: cada vez mais os internautas estão selecionando o conteúdo na internet, por isso procure ser leal com o seu leitor.
Com uma infinidade de conteúdos disponíveis, o leitor tem uma possibilidade de busca enorme – se não for no seu website, será em outro, e ele terá muito mais confiança naquele do que no seu.
Seja simples, informal, divertido e criativo no seu título, mas jamais mentiroso.
#4 Aposte nas estratégias de SEO
Assim como o texto, o título também deve estar otimizado com técnicas e estratégias de SEO para gerar tráfego para o seu site ou blog. No caso do Google, principal ferramenta de busca, o título também é determinante para o ranqueamento.
Dessa forma, é importante que você faça um bom trabalho de análise de palavras-chave e adote-as logo de cara, garantindo bons posicionamentos e aumentando a credibilidade do seu website.
Isso será útil para colocar seus textos nas primeiras posições das buscas, o que também aumenta o direcionamento de tráfego para o seu site.
Exemplos de títulos infalíveis
Para ajudá-lo nesse primeiro momento, nada melhor que algumas sugestões para usar como exemplo e adaptar para o seu negócio de acordo com a sua área de atuação.
- Com numerais: “4 dicas infalíveis para escrever títulos altamente atrativos”.
- Adjetivando: “Descubra como criar títulos matadores”.
- Exclusividade: “Saiba como fazer títulos únicos”.
- Desafio. “Onde você está errando nos títulos dos seus artigos”
- Negativa. “Como NÃO fazer um título para seu blog”
- Pergunta. “Será que você realmente sabe como fazer bons títulos?”
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Tem mais ideias sobre como escrever títulos de qualidade?
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