Com certeza, você já ouviu a afirmativa “quem vende para todo mundo, não vende para ninguém”, uma vez que não conhece profundamente quem deseja atingir, por isso a importância de entender o comportamento do consumidor de seu segmento de mercado.
Pensando nisso, sugiro que você siga esse passo a passo fantástico dos principais pilares do Inbound Marketing para que você comece a ver resultados na comunicação de sua empresa com seus clientes.
“Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução.” Machado de Assis
Para colocar o Inbound Marketing em prática, seu primeiro passo deve ser o planejamento. Só com ele você conseguirá entender por que fazer Inbound Marketing e como essa estratégia trará frutos para sua empresa. Sendo assim, confira o passo a passo para um planejamento de Inbound Marketing infalível:
ÍNDICE DE CONTEÚDO
- #1 Qual é o objetivo da empresa no seu segmento de mercado?
- #2 Quem são e onde estão as personas do seu segmento de mercado?
- #3 Que tipo de conteúdo é atraente para as personas do seu segmento de mercado?
- #4 De quanto em quanto tempo você irá compartilhar conteúdo?
- #5 Qual é o seu plano de divulgação?
- #6 Sua estratégia está surtindo efeito?
#1 Qual é o objetivo da empresa no seu segmento de mercado?
“Atingir um objetivo que você não tem é tão difícil quanto voltar de um lugar para onde você nunca foi.” – Zig Ziglar
Toda estratégia de marketing deve ter um objetivo. Pode ser a captação de novos leads, aumentar o volume de vendas, gerar autoridade para a marca, dar visibilidade a um produto ou serviço, e por aí afora.
Ter em mente qual é o seu objetivo com o Inbound Marketing é o que vai direcionar todas as suas ações, assim como também ajudará a definir as métricas de acompanhamento dos resultados.
#2 Quem são e onde estão as personas do seu segmento de mercado?
“Os negócios estão percebendo que chegar mais perto do cliente significa mais do que ganhar proximidade. Significa também se conectar e trocar informações.” Regis McKenna, mentor de Steve Jobs
Em Inbound Marketing costumamos personalizar o público-alvo em personas, personagens fictícios que caracterizam seu cliente. Fazemos isso para que o entendimento do cliente seja claro, e possamos preparar conteúdos adequados a eles.
Entenda a fundo os hábitos, costumes, preferências, desejos, problemas e necessidades dos seus clientes, ou seja, faça uma análise de perfil bem mais detalhada.
Ao desenvolver as personas do seu negócio você entenderá com mais facilidade o que oferecer aos seus leads, aumentando as chances de travar um relacionamento duradouro e levá-los à conversão final: a venda.
Após definir suas personas, identifique quais são os ambientes digitais em que elas navegam. No Inbound Marketing a escolha dos canais para se relacionar com seus leads e clientes é tão importante quanto o conteúdo que você compartilha, afinal, para ter êxito você precisa estar onde o seu cliente está.
Faça uma pesquisa para saber onde seus potenciais clientes se concentram — em quais redes sociais, plataformas de relacionamento ou canais de comunicação online. Investir nos canais certos é o que vai garantir a efetividade da transmissão da sua mensagem.
#3 Que tipo de conteúdo é atraente para as personas do seu segmento de mercado?
“Conteúdo é rei.” Bill Gates
Definidos os objetivos da sua estratégia de Inbound Marketing, identificadas as personas do seu negócio e onde elas estão, é hora de definir quais conteúdos você compartilhará com elas para atraí-las.
Foque nas necessidades do seu público, nas principais dúvidas e questionamentos que sua empresa recebe, nos comentários feitos por clientes e nas tendências do seu segmento de mercado. Utilize cada tema como fonte para a criação de blog posts, e-books, whitepapers, webinars, infográficos e outros formatos de conteúdo que possam chamar a atenção das suas personas e fazer com que elas comecem um relacionamento com a sua empresa.
#4 De quanto em quanto tempo você irá compartilhar conteúdo?
“A Persistência é o melhor caminho para o êxito.” Charles Chaplin
Aqui estamos falando do planejamento do seu calendário editorial, ou seja, seu cronograma de publicações.
Defina qual a frequência dos posts que irá publicar em seu blog corporativo e nas redes sociais, e com qual frequência irá publicar e-books e webinars.
O ideal é que você tenha conteúdo suficiente para dar início à sua estratégia sem ter que se preocupar em fazer isso todo dia. Você pode, por exemplo, definir que irá compartilhar dois posts por semana, totalizando oito por mês. Sendo assim, comece sua estratégia com, pelo menos, um mês de antecedência, tendo os oito posts prontos e agendados.
#5 Qual é o seu plano de divulgação?
“A boa comunicação é tão estimulante quanto o café puro, e tira o sono da mesma forma.” Anne Morrow Lindbergh
Além de criar conteúdos exclusivos e compartilhá-los em seu blog, você precisa dar visibilidade a esse conteúdo para aumentar o alcance da sua estratégia de Inbound Marketing. E como fazer isso? Alimentando as redes sociais da sua empresa com posts criativos, instigantes e bem elaborados.
O mesmo conteúdo do blog pode ser compartilhado várias vezes nas redes sociais, respeitando as características de cada uma e também um intervalo de tempo que permita que outras pessoas tenham contato com o seu conteúdo.
Um post que você compartilhou no Facebook, na segunda-feira, às 10 h, pode ser compartilhado novamente na quinta-feira, às 15 h, ou ainda se transformar em matéria prima para um infográfico no Pinterest.
#6 Sua estratégia está surtindo efeito?
“O difícil não é fazer, mas controlar uma revolução” Conde de Mirabeau
Por fim, não perca o controle do projeto. Acompanhe periodicamente os resultados da sua estratégia de Inbound Marketing.
As perguntas abaixo são essenciais para que você faça uma boa análise:
- De onde estão vindo os visitantes do seu site?
- Quantas visitas foram feitas?
- Quantos leads foram captados?
- Quantos compartilhamentos de conteúdo nas redes sociais?
- Quantas vendas foram fechadas?
- Quais fontes de tráfego convertem mais clientes?
- O seu ticket médio aumentou?
Existem dezenas de métricas que podem ser acompanhadas para dar suporte às suas decisões futuras com relação ao Inbound Marketing, basta que você tenha claro quais são seus objetivos e saiba como conquistá-los.
Lembre-se que Inbound Marketing é um investimento para a vida toda na sua empresa, portanto, vale a pena dedicar um tempo ao planejamento para que tudo saia conforme e os resultados apareçam mais rapidamente.
Comece! A perfeição só vem com a prática, siga este passo a passo e descubra como a sua empresa pode ter resultados surpreendentes com o Inbound Marketing.
Sucesso e até a próxima!