Place Branding

Posicionamento de marca de cidades, estados e lugares de interesse turístico e econômico.

Cidades, estados, países e outros destinos estão hoje inseridos em um ambiente fortemente competitivo que caracteriza os lugares no que diz respeito à sua disputa para atrair investimentos, residentes, visitantes a negócios e turistas. Essa competitividade tem estimulado cada vez mais o uso do marketing por parte dos administradores públicos para posicionar adequadamente o lugar em meio a tantos destinos possível de seus públicos.

Antes utilizado apenas no mercado de bens e consumo, o Branding agora é direcionado às marcas de lugares em todo mundo, se mostrando altamente relevante principalmente quando aplicado a destinos turísticos. A isso nomeamos Place Branding.

Em certo sentido, agora os lugares tem a mesma percepção de empresas. Dessa forma, criar uma marca para eles é uma forma de tangibilizar esta percepção.

A Cultura local como via criativa para o Place Branding

A cultura do local tem sido fundamental para a construção de sua marca, posicionando-a num cenário internacional. A marca é o que agrega recursos, pessoas, empresas e eventos sob um simbolo único, transmitindo ideais de unidade dentro da diversidade urbana local.

Cada local tem suas características peculiares: reputação na gastronomia, aromas de parques, flores, o próprio cenário urbano, a forma como as pessoas se relacionam, o setor econômico de maior destaque, dentre muitos outros. Um bom trabalho de Place Branding identifica estas características, evidencia na marca, agregando valor a elas.

Assim, as marcas transcendem os objetivos de mera diferenciação para gerarem na cidade ou localidade a identificação, o reconhecimento, a abrangência e a sinergia entre todos os atores construtores daquele ambiente.

Resultados de um bom trabalho de Place Branding

  • Criação de um elemento simbólico diferenciador das políticas de marketing das cidades;
  • Desperta interesse pelos destinos turísticos e pela história local;
  • Atrai investimentos e novos negócios, colaborando com o desenvolvimento econômico e social;
  • Imprime identidade ao lugar, sendo adotado pelos residentes funcionando como o sobrenome das pessoas.

O Place Branding deve ser trabalhado de maneira proativa para alcançar resultados elevados em todos os seus aspectos econômicos.

METODOLOGIA DE PLACE BRANDING

  1. Diagnóstico das potencialidades do lugar/marca;
  2. Geração mapa perceptual do Brand/Country Equity;
  3. Posicionamento da marca;
  4. Diretrizes de implementação;
  5. Definição do papéis dos diversos stakeholders.

Entre em contato conosco para nos apresentar seu projeto de Place Branding, e leve o lugar em foco a um status de valor e relevância para o mercado.