O que é marketing? Como desenvolver um plano de marketing que gere demanda real para a equipe comercial? Como o marketing se relaciona com as outras áreas do negócio? Como posso utilizar o marketing digital de forma prática e barata?
Estas e muitas outras perguntas serão respondidas nessa super série de artigos sobre marketing que preparamos para empreendedores, gerentes de marketing e vendedores.
Um conteúdo estratégico que, se aplicado em sua empresa, irá frutificar resultados no curto e no longo prazo.
Enjoy! 😉
Capítulo 1
O que é Marketing?
Marketing é uma palavra inglesa que significa, literalmente, mercado.
Isso porque, o marketing tem um papel expressivo nos movimentos do mercado:
- Ele influencia as tendências;
- Define os melhores produtos segundo os consumidores e clientes;
- Identifica e influencia as necessidades dos clientes;
- Promove as possíveis soluções para os problemas;
- E é capaz de decretar se uma empresa será bem-sucedida ou não.
Sim, o marketing se bem executado é muito poderoso.
Se você alguma vez se perguntou:
- Como me destacar tendo em vista o aumento da concorrência?
- Como diferenciar meu produto dentre tantos outros que, aos olhos dos consumidores, são idênticos?
- Como transmitir o valor real do meu produto?
Bem… a resposta está no marketing, pois é justamente essas coisas acima que o marketing faz!
De uma forma resumida, sua principal função é determinar o valor de um produto ou serviço específico e comunicar essa informação para aqueles que buscam os resultados oferecidos.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Ok, mas afinal o que é Marketing?
Bom, já entendemos a função do marketing e porque ele é essencial para as vendas. Mas, se o marketing não é feito de vendas, o que ele é, afinal?
O renomado professor universitário e consultor de marketing estadunidense, Dr. Philip Kotler, responde quando lhe perguntam o que é Marketing assim:
Marketing é a arte e a ciência de explorar, criar e fornecer valor para satisfazer as necessidades de um público alvo, gerando lucros.
O Marketing identifica desejos e necessidades não cumpridos. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e do potencial de lucro.
Ele localiza quais segmentos a empresa é capaz de servir melhor e ele produz e promove os produtos e serviços ideais.
O Marketing, então, é a atividade da sua empresa que deve ser responsável por:
- Analisar as necessidades do mercado e satisfazê-las;
- Desenvolvendo os produtos que solucionem os principais problemas que atingem o público-alvo;
- Criar os materiais com as informações que transmitirão o valor do produto para que ele seja conhecido por quem precisa dele.
DICA #1: Reflita sobre o que o seu depto. de marketing está fazendo
Repare que trabalhar a comunicação é apenas uma das três responsabilidades básicas do marketing.
Isso significa que se o seu departamento de marketing está servindo apenas para fazer brindes de fim de ano, cartões de visita, e websites, ele não está cumprindo 100% das suas responsabilidades, e deixando de gerar resultados para a empresa.
Mas vamos em frente…
Marketing: uma arte ou uma ciência?
A discussão, levantada por Seth Godin em um dos artigos de seu blog, é uma questão muito comum entre os profissionais de marketing e entre aqueles que buscam se destacar no mercado.
Como Kotler descreveu, o marketing é uma arte e uma ciência.
Mas existe uma ciência exata e infalível por trás dos resultados, ou somente aqueles possuidores de um talento artístico especial sabem o segredo para conquistar e cativar o público?
Segundo Godin, a resposta é justamente o problema: pelo marketing ser um pouco dos dois, poucas pessoas conseguem trabalhar estas duas áreas.
Marketeiros analíticos
Alguns profissionais de marketing são especialistas em análise, números, testes e medidas.
Eles calculam possíveis resultados, entendem o impacto de cada palavra no conteúdo, e passam os dias analisando os detalhes das campanhas.
Essa estratégia, quando funciona, funciona muito bem.
O problema é que o ser humano é absolutamente inconstante: você pode estar disposto a comprar e, de uma hora para outra, se convencer de que não é tão necessário assim. E isso é complicado para quem trabalha em cima de estatísticas e médias.
Devido ao número de variáveis e imprevistos no meio do caminho, a tendência é que essa técnica não seja tão funcional na maioria dos casos.
Marketeiros artistas
Já alguns profissionais de marketing são artistas.
Criam campanhas virais uma atrás da outra, cativando inspirando, desafiando, conectando e divertindo seu público.
Como é o profissional de marketing ideal?
O ideal é ter um pouco de ambos dentro de si: o marketeiro analítico e o marketeiro artista.
Isso pode ser confuso para os profissionais de marketing.
Para quem cursou uma faculdade que ensina toda a base teórica, origem e desenvolvimento do marketing, baseados em resultados que vem do estudo e da ciência, é difícil agir com o instinto e inspiração.
Para resolver este dilema, Godin recomenda que encaremos estas abordagens como chapéis.
Você pode usar um chapéu de artista, ou um chapéu de cientista, mas não pode usar dois chapéis ao mesmo tempo.
Por isso, é necessário saber qual tipo de abordagem você irá fazer em cada situação, de acordo com a sua estratégia, e se dedicar a ela.
Dica #2: Sua equipe tem trabalhado o lado artístico e científico do marketing?
A questão acima nos apresenta um problema: não podemos ter uma equipe de marketing engessada apenas nos números, e também ela não pode ficar viajando fazendo coisas legais que não geram resultados.
A solução para isso é uma equipe de marketing multidisciplinar.
Profissionais com skills diferentes trabalhando no mesmo projeto, dando sua colaboração analítica ou artística de acordo com seu perfil.
Geralmente as agências possuem uma equipe assim, capaz de gerar resultados reais com criatividade. Pense na possibilidade de terceirizar o departamento de marketing.
Em muitos casos isso se torna uma solução rápida, barata, com muitos benefícios para a empresa.
Como o Marketing se relaciona com outras áreas do negócio?
O Marketing não é uma atividade independente. Ele é integrado com todas as outras funções do seu negócio.
Por isso, investir em marketing é também investir na forma que ele influenciará nas outras áreas administrativas da sua empresa.
Marketing é fazer conexões entre clientes e seus produtos, marcas ou negócios, de forma que eles se tornem propensos a comprar de você. Ou como Regis McKenna define o que é marketing: “Marketing é tudo”.
Sam Decker, co-fundador e CEO da Mass Relevance
As vantagens do marketing para a sua empresa são inúmeras.
Desde dedicar esforços e direcioná-los a resultados até aumento do retorno sobre o investimento, o marketing é essencial para o funcionamento de uma empresa que quer se destacar no mercado.
Como diz citação acima: “Marketing é tudo”.
Veja alguma das vantagens que o marketing traz para as outras áreas da sua empresa, e para o crescimento dela num geral:
- Suas pesquisas e esforços para o desenvolvimento da empresa serão focados em desenvolver produtos que satisfaçam as necessidades dos clientes;
- Sua equipe de vendas não terá mais que se preocupar com todo o processo de engajamento e conquista de leads, focando apenas no fechamento e funções atribuidas a ela;
- Sua equipe de produção terá tempo hábil para acompanhar a demanda que você criou pelo seu produto e cumprir as promessas que você fez sobre a qualidade do produto;
- Sua estratégia de recursos humanos será focada apenas em treinar e contratar pessoal para vender seus produtos (e não em criar relacionamentos com seus clientes) e criar uma imagem forte para o seu negócio;
- Seus especialistas financeiros dedicarão seus esforços também em discussões em relação a determinação de preços dos seus produtos, para melhorar os rendimentos;
- Sua equipe jurídica poderá te auxiliar nas possíveis implicâncias legais das técnicas de marketing que você considerar;
- Torna sua empresa mais conhecida e reconhecida no mercado a qual pertence;
- Melhor distribuição de tarefas e remoção completa do retrabalho quando se trata da divulgação da empresa e dos projetos relacionados à área.
Como você pode ver, o marketing não atua sozinho – e nem as outras áreas da sua empresa. E é por não atuar sozinho que ele traz vantagens e soluções também para as outras áreas.
Acompanhe os demais capítulos da série de artigos sobre MARKETING.
Capítulo 1 – O que é marketing?
Capítulo 2 – Público-alvo: a segmentação de mercado ideal
Capítulo 3 – Marketing Mix: entenda a fórmula dos 4Ps
Capítulo 4 – Marketing Digital no século XXI
Conclusão – Marketing: tudo que você precisa saber
Aproveite esta série de artigos fantástica.
Confira agora o capítulo 2!