O logotipo do Google se transformou após 16 anos. A alteração serve para adaptar a identidade da empresa aos novos tempos da internet, anunciado através de um doodle do Google.
A mudança se deu após apenas um mês da reorganização completa da Google, que anunciou ter se tornado uma subsidiária de uma holding chamada Alphabet, criada pelos próprios criadores do Google, Sergey Brin e Larry Page.
A holding incluirá as empresas Nest, Calico, Fiber e vários outros negócios criados pelo próprio Google, que será mantido como principal marca da empresa-mãe.
A marca também sofreu mudanças com o anúncio e gestão. Larry Page deixaria seu cargo de CEO do Google para o engenheiro indiano Sundar Pichai, que já era parte fundamental e um dos líderes na gigante de buscas.
O novo logotipo não possui mais a tradicional serifa (traços ou prolongamentos nas hastes das letras, de um ou ambos os lados, também chamados popularmente de “perninhas“). Agora conta com um design mais reto, limpo e suavização das cores.
A empresa garante que isso facilitaria a utilização do buscador em outras plataformas. O aumento do seu uso em celulares e tablets tem crescido. Para acompanhar essa tendência, a imagem mais limpa torna fácil sua adaptação a diferentes tamanhos de telas.
A empresa fez um vídeo mostrando a evolução da sua identidade visual e um paralelo com as mudanças na atuação e serviços que a passou a oferecer com o passar dos anos, disponibilizado em seu próprio canal no Youtube.
Segundo Tamar Yehoshua, vice-presidente de gerenciamento de produtos, e Bobby Nath, diretor de experiência do usuário, a mudança serve para dar uma repaginada (literalmente) no visual. A intenção é abandonar a ideia de que o Google é apenas a um mecanismo de pesquisa (coisa que deixou de ser há muito tempo).
“Por que estamos fazendo isso agora? Tempos atrás, o Google era um destino ao que você chegava por meio de um único dispositivo: um PC. Agora, as pessoas interagem com os produtos do Google por meio de diferentes plataformas, apps e dispositivos”, informaram Yehoshua e Nath.
Além do logotipo do buscador, a mudança também impulsionará a alteração dos logotipos e identidades visuais de outros serviços, como o Google Mapas, Gmail, Chrome e etc.
Separamos alguns deles para mostrar as diferenças entre os logos antigos e novos:
Logo antigo (esquerda) e novo (direita) do Google Search
O logo do Google Search teve uma mudança total. Deixou de ser um g minúsculo em azul e branco para se tornar um G maiúsculo composto pelas cores vermelho, amarelo, verde e azul.
Logo antigo (esquerda) e novo (direita) do Google+
A mudança no logotipo do Google Plus não foi drástica. Apenas o g (minúsculo) serifado foi alterado pelo G (maiúsculo) não serifado.
Logo antigo (esquerda) e novo (direita) do Google Maps
A mesma coisa com o Google Maps, que manteve as cores e só trocou a letra g.
Logo antigo (esquerda) e novo (direita) do Google Tradutor
O logo do Google Tradutor, que antes possuía a letra “A”, apenas trocou a letra pelo G da marca. O design e as cores foram mantidas.
Logo antigo (esquerda) e novo (direita) do Google News
O mesmo ocorreu com o Google News, que manteve o design e as cores.
Yehoshua e Nath acrescentam que não é a primeira vez que mudam o visual da marca e que não será a última. Segundo eles, a mudança tornaria o Google mais “simples, descongestionado, colorido e amigável”. Visando não só o presente, mas também o futuro.
A promessa é que o conteúdo e a identidade visual da empresa continuem a evoluir para acompanhar as mudanças.
Eu gostava muito da marca serifada antiga. Era “bem resolvida”, muito elegante e, vamos combinar, já estava gravada nos recôndidos da nossa mente.
Mas a mudança realmente foi necessária. Acredito que o logotipo serifado já não comportava o que o Google é atualmente.
A estética limpa, pautada pela simplicidade de traços, com design flat foi implantada pelo Google quando a empresa renovou apenas a identidade visual em Janeiro de 2012 (aliás, o brasileiro Roger Oddone estava na equipe de designers).
Agora o novo logotipo seguiu esta estética, se adequando aos novos tempos e modelos de telas (como dito anteriormente).
Sempre que um logotipo é mudado, ocorre um estranhamento natural. As pessoas passam um tempo “olhando torto” para a marca, até que o cérebro se acostume com ela.
Depois disso, passamos a apreciar o trabalho, que, certamente, foi realizado com muito cuidado, testes e investimento.
De tempos em tempos as equipes de marketing das empresas precisam reavaliar a sua imagem.
Há situações em que uma mudança é necessária, em outras não. As empresas mantêm o mesmo logo para passar a mensagem de que tradição e continuidade tem grande valor.
Tudo depende do seu Posicionamento de Marca (Branding). Caso queira saber mais sobre isso veja nosso artigo “O que é branding?”
E você, o que achou deste novo logotipo do Google?