Todos os dias mais de 6.000 novos nomes de empresas entram no mercado global, cada um chamando a atenção para si e para o que tem a oferecer. Essa criação dos nomes chamamos de naming.
Muitos desses nomes de empresas são bons, outros apenas estão lá para constarem no cartão de visitas, porém haverá alguns que transmitirão a identidade da marca de forma tão relevantes que podemos dizer: não poderia ser outro nome.
No processo de Naming está envolvido diversas técnicas e estudos de linguística, previsões de consumo, estudos culturais e comportamentais.
Esse processo tem por objetivo encontrar o nome mais adequado para a marca corporativa, de produto ou de evento.
É um passo estratégico importante no trabalho de branding.
O processo de naming se inicia com o diagnóstico completo e o entendimento do mercado-alvo e cenário competitivo.
Em seguida, da estratégia da marca são extraídos os pontos relevantes, duradouros e emotivos de diferenciação para a criação de uma marca memorável.
Com base na estratégia de marca, um estudo linguístico é feito junto com a equipe criativa e os profissionais de marketing contribuindo para uma percepção holística do trabalho, com feedbacks e novas ideias ao longo do caminho.
Durante todo o nosso processo há triagens rigorosas de possíveis nomes, e na conclusão, técnicas de pesquisa de marketing são usadas para ajudar a determinar qual dos nomes finalistas melhor se identifica com o mercado-alvo.
Para as marcas que irão cruzar as fronteiras nacionais, uma análise linguística global irá prevenir embaraços alguma cultura ou uma gafe linguística que manche a reputação da marca.
Quem não se lembra naquele furgão asiático chamado “besta”?
Se criado aqui na Pomar, o nome do seu produto não terá um significado infeliz em outros países.
Para responder isso é levado em conta vários aspectos, dentre eles:
Entre em contato e agende uma apresentação deste e de outros serviços, metodologias e portfolio da Pomar Design & Comunicação