Em qualquer crise econômica, algumas empresas se enclausuram esperando o vento passar, outras “dão seus pulos” pra sair dela fortalecidas. Uma das formas de se fazer isso é pensar em marketing na crise, preparando sua equipe para surfar na retomada da economia com maestria.
O brasileiro não pode reclamar de monotonia.
Hoje, dia 12 de maio de 2016, quando escrevo este artigo, após uma avassaladora turbulência política, a presidente Dilma foi afastada do cargo.
O novo governo promete fazer algo com a nossa combalida economia.
O mercado de maneira geral estava esperando algo acontecer pra voltar a ter confiança.
Particularmente decidi que aqui na Pomar não ficaremos esperando nem pela “melhora da economia”, nem pelos nosso governantes.
Tenho 2 motivos para pensar assim:
ÍNDICE DE CONTEÚDO
MOTIVO #1: As crises econômicas no modelo capitalista são cíclicas
Em média a cada 10 anos a economia estressa ao máximo seus indicadores, alguma bolha estoura, empresas quebram, e há uma nova acomodação dos players. E começamos tudo novamente.
A crise, como dizem por aí, “faz parte”. As empresas devem levar isso em conta quando for pensar em atuar em qualquer segmento de mercado.
Porém, obviamente, nossa situação não é só em detrimento deste fato…
MOTIVO #2: Existe, mas é raro encontrar um representante do executivo de competência comprovada
Ninguém vai facilitar as coisas, pessoal – o abacaxi está na nossa mão, ninguém vai descascá-lo pra gente.
Por que estou escrevendo tudo isso?
Para lembrar você, *|PRIMEIRO_NOME|*, que essa crise vai passar.
E quando ela passar, sua empresa estará preparada?
Mais dia, menos dia, o mercado irá reaquecer, e a demanda irá aumentar.
O seu projeto de marketing e vendas está prevendo isso?
Marketing na crise: enxergando caminhos
Bem, estou aqui para ajudá-lo a enxergar alguns caminhos para construir o ativo de marketing e vendas da sua empresa que gere retorno no médio prazo.
Separei alguns artigos do nosso blog de marketing digital que mostram (1) tendencias de mercado, (2) como calcular o ROI de um plano de marketing, (3) as mais rentáveis estratégias de marketing digital da atualidade, e (4) um case real de como isso funciona na prática.
Aproveite e se prepare – novos dias (historicamente falando) certamente virão!
Sucesso, e até a próxima!