Marketing Industrial, ou Marketing B2B são estratégias de marketing para indústrias e empresas fornecedoras de outras empresas – o conhecido business to business.
99% dos compradores industriais utilizam a internet para cotar. Agora mesmo, enquanto você está lendo este artigo, há milhares de compradores procurando os melhores fornecedores para suas necessidades no Google e outros buscadores.
Como fazer com que estas empresas encontrem a sua? Este artigo lhe dará um caminho para que sua empresa ou indústria construa uma forte presença digital, e gere oportunidades de negócio relevantes para seus vendedores.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Inbound Marketing B2B: usando a internet business to business.
A internet tem sido destino de grandes investimentos de marketing industrial. Estar com sua indústria na Internet (ter uma presença digital) é uma necessidade que não dá para negligenciar.
Porém não basta apenas criar um site que tudo está resolvido, é preciso ter boas estratégias de marketing digital para que ele sirva um propósito claro: gerar oportunidades de negócio.
A todo momento são lançados na Internet novos canais e ferramentas que auxiliam o trabalho de marketing B2B e de negócios. É preciso estar antenado nas novidades e compreender quão estratégico para o negócio será o trabalho de uma agência de marketing digital.
Na internet se encontra de tudo
Atualmente, quando queremos comprar um produto, por exemplo, mesmo que seja um lançamento bastante recente, é possível saber tudo sobre aquele produto, descrições técnicas, preços, promoções e até mesmo a experiência de outros usuários, se foi positiva ou não.
Isso quer dizer que mesmo que você não se coloque na web, os seus produtos e a sua marca possivelmente um dia chegarão lá pelas postagens de seus clientes. Então, é preciso se adiantar e se posicionar com uma presença digital forte, acompanhar os perfis de seus clientes e também ver o que seus concorrentes estão fazendo por aqui.
Marketing B2B 100% mensurável
Na internet, você pode acompanhar tudo o que está acontecendo no seu site e nos perfis de redes sociais por meio de ferramentas. É possível saber quantas visitas seu site recebeu e por onde os usuários navegaram.
Ou seja…
Marketing digital é 100% mensurável
É possível organizar campanhas de marketing B2B enviando o anúncio da sua empresa para pessoas de perfis específicos e saber como foi o desempenho desses anúncios e, inclusive, a geração de vendas a partir deles.
As 5 etapas principais do marketing industrial digital
O marketing industrial digital possui basicamente 5 etapas:
#1 Definição do cliente ideal (persona)
Antes de iniciar qualquer ação, é preciso definir a persona do seu público-alvo. Ou seja, saber para que tipo de empresa/cliente iremos direcionar os anúncios e campanhas de marketing.
Uma persona é a representação do seu cliente ideal, e deve possuir as 3 características abaixo:
- Deve ter interesse na sua solução;
- Deve ter capacidade de comprar sua solução (verba para isso);
- Deve poder decidir pela sua solução (ser de um cargo decisório dentro da empresa).
#2 Atração e captação de leads/prospects
Após a definição do seu cliente ideal, usaremos canais específicos para atrair estes possíveis clientes para o seu website.
Nessa etapa, são utilizadas ações específicas em diversos canais. É possível criar um anúncio e colocar na internet através de banners em sites, ou em uma posição de destaque no Google.
Veja os exemplos abaixo. Se desejar saber mais sobre cada um deles, é só clicar no link,
Google Adwords – criando anúncios no Google a partir de palavras-chave relativas à sua solução,
Tráfego orgânico – que se origina dos resultados não pagos do Google (a partir da 5a posição). Isso é feito através de conteúdo e de SEO.
Redes Sociais para empresas – pessoas que conheceram sua empresa através do Linkedin, Facebook, Twitter, etc.
Nas redes sociais, como no Facebook, por exemplo, a partir de uma Fanpage, os anúncios são criados na própria plataforma.
Você pode escolher o perfil de usuários da rede para os quais você gostaria que o anúncio fosse exibido, como sexo, localização geográfica, interesses, faixa etária, acontecimentos pessoais e profissionais, etc.
#3 Engajamento e relacionamento
Não basta apenas conquistar um possível cliente, sua marca deve encantá-lo, evidenciando quão eficaz é a sua solução. Para isso, é necessário ações de engajamento e relacionamento.
São ações de relacionamento feitas pelas redes sociais, por email marketing e pelo inbound marketing, onde é possível agregar valor à sua marca e fornecer conteúdo de qualidade acerca do produto ou serviço que você oferece.
#4 Conversão em Vendas
Nesta etapa é quando acontece a venda ou a assinatura do contrato.
Depois dessa etapa, há um retorno à etapa anterior, no sentido de manter um relacionamento de pós-venda com o seu cliente e estimular a interação dele com os seus canais, recebendo feedbacks positivos e a possibilidade de novas conversões e/ou novos leads.
#5 Análise de resultados e melhorias
Um plano de marketing industrial digital deve prever análises periódicas para verificar se os KPIs (indicadores de resultado) estão bons, ou se é necessário fazer alguma alteração no projeto.
O Google Analytics é a ferramenta ideal para isso.
Inicie já uma campanha B2B de marketing indutrial digital
Um bom trabalho de marketing B2B digital pode ajudar muito sua indústria B2B, não apenas inserindo-a num ambiente web, mas fazendo você se posicionar no mercado e frente aos seus possíveis clientes.
Mas essa não é uma tarefa fácil, e muito menos simples. Agências de marketing digital como a Agência Pomar pode startar ações muito rapidamente, trazendo muitos resultados para seu negócio.
Sucesso e até a próxima!
Alex, parabéns pelo artigo!
A indústria necessita de inovação no marketing. Minha visão sobre o tema está neste material:
https://conteudo.collabo.com.br/novo-marketing-na-industria
Um abraço.