O marketing digital é um dos segmentos mais dinâmicos da comunicação. A todo o momento surgem novas técnicas e metodologias para ajudar empresas a se destacarem no ambiente online: as estratégias de inbound e outbound marketing são conceitos que estão sendo repensados atualmente.
O inbound marketing é uma metodologia nova, que desde que começou a aparecer com mais força nos departamentos de marketing, tem sido citada como a melhor fórmula para gerar leads para as empresas.
Ela se contrapõe ao outbound marketing, e muitas pessoas dizem que o inbound é melhor que o outbound.
Para te ajudar a decidir o que você considera mais pertinente, neste post nós iremos mostrar as diferenças entre cada metodologia. Confira!
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Inbound e Outbound Marketing: definições
Antes de começarmos a falar sobre as diferenças, é importante definirmos cada uma das metodologias para alinharmos o entendimento.
Outbound Marketing
Ele é o termo que define toda iniciativa de comunicação onde a empresa interrompe o que o consumidor está fazendo para tentar vender seus produtos e serviços.
O outbound marketing também conhecido como o “velho marketing”.
Alguns exemplos são: mídia paga online, banners, publicidade na TV e rádio, outdoors, prospecção ativa e telemarketing.
Inbound Marketing
Já o inbound é o nome que define toda estratégia de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas através do compartilhamento de conteúdo útil e relevante para um público-alvo específico.
Exemplos: blog corporativo (marketing de conteúdo), posts em redes sociais, ebooks, whitepapers, webinars, toolkits, infográficos, entre outros.
Marketing de Permissão x Marketing de Interrupção
Logo de cara já conseguimos perceber a primeira diferença.
Enquanto o inbound busca conseguir a permissão do usuário para mostrar a ele seus conteúdos, o outbound marketing interrompe o que o usuário está fazendo para exibir seus anúncios e vender seus serviços e produtos.
No inbound marketing o usuário tem o controle, já que ele escolhe qual conteúdo consumir.
No outbound marketing é a empresa que está no controle, procurando vender na hora que ela quer, e não na hora que o consumidor quer comprar.
Custos do inbound e outbound marketing
Continuando nossa análise, o próximo ponto é relacionado ao custo.
Como o inbound trabalha com o compartilhamento de conteúdo que tem como objetivo gerar relacionamento com usuários, o custo de produção e divulgação desse tipo de estratégia é bem mais baixo que o outbound marketing.
A segunda opção normalmente envolve mídia paga, e para dar algum retorno e fazer sentido o investimento precisa ser um pouco maior.
Velocidade de resultados inbound e outbound
Por outro lado, se falarmos sobre a velocidade em trazer resultado, especialmente em conversões e vendas, o outbound é a metodologia que vai trazer resultados mais rápidos.
Um exemplo para mostrar porque isso acontece: se pensarmos no Google, uma estratégia de inbound vai prever um investimento em Adwords e rapidamente o link estará sendo exibido na primeira página.
No inbound o trabalho é mais de longo prazo com o SEO, e aí vai demorar mais para chegar à primeira página de resultados.
Valor agregado
O inbound trabalha diretamente com a educação do mercado e o compartilhamento de informações úteis que resolvem problemas reais das pessoas.
Por esse motivo elas agregam muito mais valor para os consumidores do que anúncios outbound, que simplesmente querem vender seus produtos e serviços.
ROI – Retorno sobre investimento
Por fim, toda estratégia de marketing digital precisa ter como foco o ROI (ou retorno sobre investimento) já que qualquer empresa que invista em marketing digital trabalha para obter resultados positivos.
Tudo depende da execução das iniciativas, mas normalmente o que acontece é que o ROI de ações de inbound acaba sendo maior do que o outbound.
Mas novamente, tudo depende da execução, e isso não quer dizer que o inbound sempre vai dar ROI melhor que o outbound marketing.
Conclusão
Essas são as diferenças que existem entre inbound e outbound marketing, duas estratégias que podem ser utilizadas no marketing digital.
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Até a próxima!