Já foi-se o tempo em que as redes sociais eram utilizadas apenas por adolescentes postando as fotos da última balada.
Todas as faixas etárias e classes sociais se renderam à “magia” da socialização através da Internet – e essa é uma excelente notícias para sua empresas: atingir cirurgicamente o seu público-alvo nunca foi tão fácil.
Saiba como sua empresa pode utilizar o Facebook para negócios, com lucratividade, fomentando um relacionamento com seu mercado de atuação.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
1. Facebook: o Fenômeno Azul
Pense na quantidade de pessoas que utilizam o Facebook hoje.
Alguns números nos ajudam a perceber o seu poder de influencia na Internet:
- 64% dos usuários mensais ativos acessam a rede social diariamente;
- 1,35 bilhão de pessoas acessam mensalmente;
- Há mais de 76 milhões de brasileiros com perfil na rede;
- Desses, 47 milhões voltam à plataforma todos os dias;
- O Brasil é o 2º país com mais usuários que entram diariamente no Facebook.
Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/09/brasil-e-o-2-pais-com-mais-usuarios-que-entram-diariamente-no-facebook.html
2. Facebook para Negócios: Alvo de Grandes Investimentos
Além disso, os negócios da rede azul estão a todo vapor. O Facebook obteve US$3.2 bilhões em receita total em apenas 3 meses de 2014, a partir de 1,5 milhão de anunciantes, com 64% de aumento de receita publicitária a cada ano.
Isso significa que há muito dinheiro sendo gasto por empresas lá dentro. E se elas estão investindo, é porque estão obtendo resultados usando o Facebook para negócios.
Se sua marca ainda não tem uma atuação relevante na rede, veja abaixo como ela deve atuar.
3. Fanpage: a sala de estar da sua marca no Facebook
Dentro do Facebook existe páginas específicas de cada marca para que as pessoas curtam e se tornem fãs dela – são as Fanpages. Não, esta página não deve ser um Perfil.
Perfis são para pessoas físicas, Fanpages são para as marcas. Existem uma série de motivos para você criar uma boa Fanpage:
- Você terá uma “presença” oficial no Facebook, onde as pessoas poderão interagir com você, fazer perguntas, e conhecer seus produtos e serviços.
- Diferente de um perfil, não há limitação de número de fãs. A Trident, por exemplo, possui 13.403.287 fãs (e crescendo). Um perfil do Facebook pode ter no máximo 5000 “amigos”.
- Com uma Fanpage você pode fazer anúncios dentro do Facebook. Falamos disso mais abaixo.
Precisa de ajuda para criar sua Fanpage?
4. Facebook para Negócios: criando a estratégia de conteúdo
Facebook é conversa e relacionamento. E para que o relacionamento exista, é preciso que haja um conteúdo adequado que promova a conversa. Ou seja: sua empresa deve saber conversar com seu público-alvo.
Quantas páginas já não vimos que a única coisa que a empresa posta é sobre si mesma! Nada mais cansativo do que ficar recebendo propaganda, não é mesmo? É como aquele vendedor de bugigangas repetitivo, que todos querem se livrar na primeira oportunidade.
Sua marca deve saber conversar
Ter um assunto bacana, que atraia e seja interessante para o seu público-alvo. Fale a respeito dos interesses do público, não apenas dos seus próprios interesses.
Seja mais amplo nos assuntos, e poste coisas que façam as pessoas desejarem seguir você. Assim as pessoas continuarão gostando de serem fãs da sua marca, e, no momento certo, saber o que ela tem para vender.
5. Facebook Ads: como anunciar?
E por falar em vender, uma boa campanha de links patrocinados no Facebook será de enorme ajuda. Isso se fizermos do jeito certo.
O Facebook Ads é uma plataforma dentro do Facebook que ajuda as empresas a alcançarem suas metas. Você pode criar anúncios para diferentes públicos, definir seu orçamento e avaliar os resultados entre diferentes dispositivos.
COMO ANUNCIAR
Está pensando em iniciar uma campanha?
Facebook para Negócios: anúncios segmentados para públicos-alvo especiais
A pergunta que você deve estar fazendo é:
Como fazer com que apenas meu público-alvo veja meu anúncio?
Ninguém quer gastar dinheiro anunciando a pessoas que não se interessam pelo produto, certo?
A enorme vantagem de usar o Facebook para negócios é que podemos programá-lo para que apenas o seu público-alvo veja seu anúncio através de uma ultra-segmentação.
O foco dos anúncios no Facebook são cirúrgicos, ou seja, podemos levar o anúncio a um alto nível de especificidade, de forma a aumentar muito o número de reais interessados no que você tem a oferecer, e consequentemente, clientes.
Se você tem um público-alvo muito específico, de nicho, o Facebook pode ser um excelente canal de relacionamento e vendas.
Sim, é possível vender através da rede social, produtos e serviços B2B, inclusive, como ocorreu com a campanha que fizemos para a Work Solution, fabricante de móveis corporativos de alto padrão.
Gestores de empresas de Call-center que usavam o Facebook foram impactados pelos anúncios segmentados da marca, e foram direcionados ao website, onde efetuaram uma solicitação de consultoria, e, finalmente, se tornaram clientes.
CONCLUSÃO
As redes sociais foram criadas para que empresas e marcas de todo mundo se beneficiem de um relacionamento próximo e altamente segmentado com seus nichos de mercado.
Usando Facebook para negócios, as empresas podem obter os seguintes resultados:
- promover o aumento da percepção de suas marcas na Internet;
- fazer a manutenção do relacionamento com seus clientes e públicos, e;
- gerar de oportunidades de negócio para a equipe de vendas.
O que era apenas entretenimento, se tornou fonte de negócios lucrativos.
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Abraços a todos, e sucesso!