Uma significativa evolução do marketing aconteceu na última década: seu nome é Inbound Marketing!
O marketing digital é uma estratégia que tem diversas vertentes, e toda vez que uma nova metodologia evolui e se consolida, acaba provocando mudanças significativas na forma de atrair e se relacionar com clientes no ambiente digital.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
- A histórica (r)evolução do marketing
- #1 | Evolução do marketing do ponto de vista tecnológico
- #2 | Evolução do marketing do ponto de vista comportamental
- #3 | Evolução do marketing do ponto de vista econômico
- Como acompanhar a (r)evolução do marketing?
- Inbound Marketing: um novo marketing para um novo tempo
A histórica (r)evolução do marketing
A verdadeira revolução não é revolução violenta, mas a que se realiza pelo cultivo da integração e da inteligência dos seres humanos, os quais, pela influência de suas vidas, promoverão gradualmente radicais transformações na sociedade. Jiddu Krishnamurti
Uma grande (r)evolução do marketing está sendo feita no atual momento da história econômica:
O novo processo de compra do cliente do século XXI
Sua empresa precisa se posicionar a respeito.
Segundo o Dicionário Houaiss a palavra revolução significa:
Grande transformação, mudança sensível.
O termo é usado para descrever mudanças rápidas e profundas nos campos científico-tecnológico, comportamental humano, e econômico.
E, pasmem, a revolução a qual nos referimos se enquadra em todos estes campos!
#1 | Evolução do marketing do ponto de vista tecnológico
Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela Internet e as que estão fora dos negócios. Bill Gates
No campo científico-tecnológico esta revolução é viabilizada pela Internet, responsável por uma mudança profunda na História no fim do século XX.
Todos nós já sabemos disso. Esta mudança tem sido tema de inúmeros documentários, livros e filmes nas últimas 3 décadas, mas o interessante é que ela causou uma mudança profunda também no comportamento humano.
#2 | Evolução do marketing do ponto de vista comportamental
Nossas relações hoje são marcadas pela interatividade digital.
E me refiro tanto às relações com pessoas, amigos e familiares, como às relações com as empresas e marcas.
Quem nasceu antes de 1990 sabe como eram precários os meios de relacionamento disponíveis pré-Internet.
Ainda me lembro do meu pai, empresário, pedindo para seu office-boy entregar pessoalmente a seus clientes envelopes com mensagens datilografadas numa “moderna” Olivetti elétrica, a máquina de escrever do momento. O rapaz levaria o dia inteiro para entregar meia dúzia de cartas.
Hoje é possível disparar emails marketing personalizados para todos os seus clientes com um simples clique.
Empresas e agências digitais descobrem a cada dia novas possibilidades de fazer negócios através da Internet. Mas isso só ocorre quando entendemos e agimos estrategicamente diante desta revolução das relações digitais.
#3 | Evolução do marketing do ponto de vista econômico
Por fim, a revolução influencia diretamente o ambiente econômico e empresarial da nossa sociedade.
Todos nós como os clientes do século XXI, conectados 24 horas por dia, temos a um clique de distancia as respostas a qualquer necessidade de consumo que tivermos sem qualquer intermediário ou vendedor.
O poder da informação, que antes era totalmente controlada pelas empresas, agora foi parar nas mãos (ou nos dedos) dos consumidores conectados, alterando para sempre a economia das sociedades capitalistas.
Não adianta mais apostar somente na publicidade como forma de atrair a atenção dos consumidores e garantir as vendas.
Isso já não é suficiente!
A relação cliente versus fornecedor foi alterada para sempre, e o cliente, agora bem informado, já não é mais suscetível a qualquer argumento de vendas.
Como acompanhar a (r)evolução do marketing?
No mundo dos negócios, as mudanças ocorrem cada vez mais rápido. Para caminhar para trás, basta ficar parado. Carlos Hilsdorf
Então o que sua empresa pode fazer para acompanhar a revolução?
Com pessoas cada dia mais informadas e conectadas à Internet, é preciso desenvolver novas formas de chamar a atenção e mostrar do que você é capaz.
Diante desse cenário (r)evolucionário, sua empresa deve mudar o modo como encara a tecnologia, como se relaciona com seus clientes, e como vende seus produtos e serviços.
Mas fiquem tranquilos, já sabemos exatamente como fazer isso.
Inbound Marketing: um novo marketing para um novo tempo
No fim dos anos 90 uma nova metodologia de marketing e vendas foi criada para que isso acontecesse: o Inbound Marketing.
Trata-se de uma forma de construir uma relação com o novo consumidor, levando em conta todos os aspectos acima: tecnológicos, comportamentais e econômicos.
Uma nova forma de atrair clientes
Sem interrupções, sem comerciais chatos, pop ups pulando por todos os lados e banners que ficam piscando e ninguém mais nota — o Inbound Marketing é a revolucionária estratégia de marketing digital do século XXI.
E podemos chamar esta estratégia de evolução do marketing pois utiliza uma maneira criativa e muito mais interessante de atrair clientes qualificados para o seu negócio, otimizando recursos, tempo e resultados do que as estratégias antigas e tradicionais.
Entenda melhor seu público
Além disso, ele ajuda a compreender o comportamento do seu público, desvendar as principais necessidades dele e com isso melhorar sua estratégia de vendas, garantindo resultados ainda mais significativos para a sua empresa.
Ou seja, você ganha competitividade e diferencial de mercado, destacando-se da multidão de concorrentes.
Faça a automação do marketing
Com o inbound é possível automatizarmos os processos do marketing.
Podemos automatizar desde a atração do possível cliente, como também sua conversão em um lead, seu relacionamento com ele, e até transformando-o de forma automática em uma oportunidade de negócio real.
Pode parecer balela, mas sim, a automação do marketing é perfeitamente possível! Fazemos isso todos os dias para nossos clientes aqui na Agência Pomar.
A automação de marketing é o coração do inbound e pode ser realizado por qualquer empresa através de softwares que deverão ser configurados de acordo com a estratégia definida para cada empresa.
Entendeu por que o inbound é a evolução do marketing?
Devido a estas características únicas, o Inbound Marketing está operando uma verdadeira revolução na maneira com que empresas e clientes se relacionam.
Saiba tudo sobre Inbound Marketing aqui.