Quando desenvolvemos o planejamento da comunicação integrada de PMEs, idealizando e construíndo toda sua arquitetura, a web é parte fundamental da estratégia tanto pela velocidade de implementação de campanhas, como pelo custo-benefício atrativo às pequenas empresas.
Então vamos aos passos para uma boa implementação de uma estratégia online.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
1. FALE LOGO A QUE VOCÊ VEIO!
O primeiro passo para uma boa estratégia online é, seria o óbvio, definir a dita cuja. Mas não é tão óbvio assim. É muito comum os empresários entrarem em contato conosco pedindo “um site” sem saber o que esperar dele.
E eu digo logo: apenas “ter um site” é uma meta muito insignificante diante de (1) o que a internet é capaz de fazer pela sua empresa, e (2) o que os seus concorrentes estão fazendo online.
David Campbell, fundador de Saks Fifth Avenue, uma loja de sapatos online, disse:
“A disciplina é lembrar o que você quer.”
Estude e descubra o que a web tem a oferecer ao seu negócio. Ou contrate alguém para fazer isso por você.
Você vai notar que o seu público está em algum lugar na teia cibernética, e que podemos chegar até ele mediante um bom planejamento.
E depois lance a sua meta. Seja ambicioso, pois na web quase tudo é possível. Tudo vai depender de recursos humanos e financeiros. O que nos leva a um novo parágrafo.
2. CRIE O SISTEMA
Mas crie um sistema que gere resultados, não um elefante branco dentro dos seus servidores.
O sistema pode ser um e-commerce, um blog, um catálogo de fotos, um site institucional, ou uma rede social, ou algo novo que o seu modelo de negócio exija.
O importante é que ele seja bom. Um bom sistema é aquele que tem o foco no usuário, facilidade de uso, caminhos e fluxos evidenciados, e consiga entregar ao público o que ele quer rapidamente.
É bom dizer que de nada adianta um web site ser muito bonito se ele é limita a dinâmica de atualizações, geração de conteúdo e, principalmente, a otimização para ferramentas de busca, como o Google.
Ser achado pelo Google ou outros sites é o que torna o projeto eficiente na captação de clientes na internet. Sendo que ter um conteúdo dinâmico, facilmente atualizável e interessante, gerará não apenas o tão desejado tráfego, mas também o mais importante: o interesse dos usuários no seu negócio.
Isso requer pensar o design a partir do modelo de negócio pretendido, e novamente o brandingentra em cena. Mas esse é outro assunto.
Finalizado o planejamento do sistema, faça a programação, teste-o à exaustão, ponha tudo pra funcionar e coloque alguém que supervisione tudo.
3. RECRUTE PESSOAS PARA GERIR O SISTEMA
Pode ser você, podem ser seus funcionários, pode ser uma agência especializada como a Agência Pomar, desde que tenha pessoas cuidando, otimizando e gerando conteúdo relevânte para os usuários.
Há dezenas de estratégias para fazer esta manutenção, o desafio é encontrar a que vai trazer retorno para a empresa ao menor custo.
Alguns exemplos: campanhas por newsletter periódicos, campanhas com links patrocinados, ou ainda gerir o seu site utilizando técnicas de SEO (Search Engine Optimization), onde são trabalhados os principais fatores que fazem com que o seu site seja posicionado nos primeiros lugares da busca orgânica (não paga) do Google.
Tudo focado na marca, e objetivando os resultados a curto, médio e longo prazos.
4. REVISE A ESTRATÉGIA E REINICIE O CICLO
A internet fornece dados muito precisos sobre o desempenho de um web site. Use-os a seu favor. Veja se sua estratégia está funcionando e como pode melhorá-la, readeque seus pontos fracos e reinicie o ciclo.
Como podem ver, a construção de uma estratégia online não é um planejamento simplório. Uma reunião com um especialista é ideal. Ele irá te ajudar a descobrir o que seu negócio realmente precisa, e como explorar a web para alcanças seus objetivos.