Que empresa não sonha em gerar mais leads para sua equipe comercial, e aumentar o faturamento? Adotar estratégias de Marketing Digital é a forma mais eficaz atualmente de alcançar este objetivos!
Com as 7 principais estratégias de marketing digital abaixo, sua empresa não apenas irá atrair novos clientes, como também estreitar o relacionamento com eles, posicionando melhor sua marca e gerando identificação.
Os diferenciais em relação ao marketing tradicional são muitos, como mensuração de resultados reais e um maior ROI, por exemplo. Para trazer resultados, as ações vão desde a presença em redes sociais, até criação de blogs e desenvolvimento de conteúdo qualitativo.
Independentemente de a sua empresa ser B2B ou B2C, entenda o novo funil de vendas, conheça ações e veja dicas para planejar as estratégias de marketing digital para obter retorno a curto, médio e longo prazo!
ÍNDICE DE CONTEÚDO
- 1. Funil de Marketing aplicado às estratégias de marketing digital
- 2. Inbound Marketing, a inovadora estratégia de marketing digital
- 3. Marketing de Conteúdo: ofereça valor e conhecimento ao seu lead
- 4. SEO (Otimização de websites): uma estratégia de marketing digital de longo prazo
- 5. Links Patrocinados: estratégias de marketing digital de curto prazo
- 6. Email Marketing: resultados de curto prazo para sua base de leads e clientes
- 7. Social Media: uma estratégia de relacionamento
- Conclusão
1. Funil de Marketing aplicado às estratégias de marketing digital
A melhor forma de começar a criar uma boa estratégia de marketing digital para o seu plano de negócio é a partir deste funil.
O Funil de Marketing é o novo Funil de Vendas, e representa o caminho pelo qual o seu cliente passa, desde o primeiro contato com sua empresa até a finalização da compra (em alguns casos, pós-venda).
Ele lhe dará a visão geral de todo o processo, e lhe mostrará onde estão os gargalos para a geração de demanda (marketing), e para o faturamento (vendas).
Veja abaixo os estágios clássicos do funil de vendas:
a. Estágio de Topo do funil: Descoberta e aprendizado
Neste estágio, o consumidor ainda não está interessado em contratar, mas quer saber quais as soluções oferecidas pelo mercado.
Foque exclusivamente em resolver dúvidas, reconhecer “a dor do cliente”, e satisfazer necessidades sem nenhum tipo de proposta comercial. Haverá momento próprio para isso.
Por enquanto, o objetivo é gerar confiança e relacionamento.
b. Estágio de Meio do funil: Consideração das soluções
Agora o objetivo é começar a apresentar algumas soluções para a dor do cliente.
Para isso, mostre o que você tem a oferecer, mas ainda sem vender. É a hora de se mostrar um expert no assunto!
c. Estágio de Fundo do funil: Decisão de compra
O cliente já descobriu a causa de sua dor, aprendeu sobre o assunto, e já conheceu suas soluções para saná-la.
Agora é hora de vender! 🙂
Neste momento, o cliente precisa ser convencido da compra, e a sua empresa ganha abertura para apresentar conteúdos promocionais que contem abertamente sobre:
- Quem sua empresa é;
- O que ela faz;
- Por que é a melhor na área.
Usando a estratégia de funil de marketing, poderá mapear todos os passos para transformar visitantes em clientes reais.
2. Inbound Marketing, a inovadora estratégia de marketing digital
O Inbound Marketing veio pra revolucionar o mercado de marketing digital.
Não estou exagerando. Esta estratégia de marketing digital é fantástica. E o melhor: os clientes GOSTAM dela.
Diferente do Outbound Marketing, no Inbound Marketing a marca deve se preocupar em identificar potenciais clientes com a consciência de que para colocar em prática é preciso tempo, planejamento e controle das ações.
A estratégia se baseia na criação e compartilhamento de conteúdo relevante para que a empresa conquiste confiança e permissão de se comunicar diretamente com o público e, consequentemente, atraia ele para o topo do funil.
As quatro ações de execução do Inbound Marketing são:
1. Atração
A empresa deve saber o perfil da buyer persona e focar no abastecimento do blog, criação de perfil nas mídias sociais, técnicas de SEO e ter um site bem estruturado.
2. Conversão
Visa coletar informações de contato, como nome e e-mail, e acontece a partir do momento em que o cliente entra no site. Para que o visitante forneça seus dados é preciso oferecer materiais ricos que agreguem valor, como os books. Por isso, abuse dos Call To Action, das Landing Pages e formulários.
3. Fechamento
É hora de torná-lo cliente. Demonstre interesse nele para conquistar confiança, use o e-mail para alimentá-lo com conteúdos relevantes e construa uma Automação de Marketing baseada no ciclo de vida e comportamento do cliente com a empresa.
4. Fidelização
Aqui a marca deve conquistar o cliente de vez, mesmo que ele já tenha comprado, para fidelizá-lo. Por isso, trabalhe com automação de marketing e ofereça benefícios — como promoções e cupons de desconto — para o seu cliente.
Aprenda tudo sobre inbound marketing em nosso artigo que fala só desta estratégia.
3. Marketing de Conteúdo: ofereça valor e conhecimento ao seu lead
Gerar conhecimento transforma a marca em referência e significa estar presente constantemente nos canais escolhidos. O foco não é mostrar preço, mas oferecer conteúdo relevante que ajude o cliente de alguma forma.
Ao trabalhar com o Marketing de Conteúdo a empresa passa a focar em nutrição de leads através de landing pages, publicação em blog, abastecimento de mídias sociais, divulgação de infográficos, criação de e-bbooks, organização de webinars, SEO, e-mail marketing, gravação de vídeos, comentários, etc.
A forma mais eficaz de se fazer isso é através de um Blog Corporativo. Ele irá aliar o marketing de conteúdo com o SEO, a nossa próxima estratégia, para obter incríveis resultados em visitantes orgânicos para o seu website.
4. SEO (Otimização de websites): uma estratégia de marketing digital de longo prazo
O SEO (Search Engine Optimization) é a estratégia de otimizar conteúdo de forma orgânica para mecanismos de busca como o Google, por exemplo.
Para que a sua marca se torne relevante, escreva de uma maneira que fique fácil ser encontrado com as palavras-chave certas.
Antes de começar, faça uma lista com as principais keywords daquele tema e garanta que elas estarão presentes nos conteúdos. Os links internos e externos também devem ser levados em consideração para aumentar o tráfego.
Importante comentar o seguinte: o prazo necessário para obter resultados relevantes é de no mínimo 6 meses de projeto.
Isso por que o Google leva certo tempo para considerar que seu website é de fato um gerador de conteúdo importante, e para que as palavras-chave utilizadas na estratégia ganhem volume em seu blog, por exemplo.
Mas fique firme: tão certo quanto nasce o sol, os resultados virão! 🙂
TODOS os clientes aqui da Agência Pomar que nos contrataram para fazer marketing de conteúdo e SEO através de blogs corporativos, obtiveram resultados expressivos entre 6 meses e 1 ano de projeto. A ponto dos números de visitantes e leads desta fonte de tráfego ultrapassarem os números de visitantes e leads do investimento em links patrocinados.
Ou seja, vale muito a pena!
5. Links Patrocinados: estratégias de marketing digital de curto prazo
Os links com a caixinha amarela acima são links patrocinados do Google.
Fazer links patrocinados significa que nós pagaremos para atrairmos visitantes interessados em nosso produto ou serviço.
Pagaremos a quem?
Ao Google, ao Facebook, ao Linkedin, ou a qualquer ferramenta que venda anúncios através de links.
No Google a ferramenta se chama Google Adwords (a mais conhecida). Através dela seus anúncios de links patrocinados são mostrados com os resultados orgânicos a partir da pesquisa de uma palavra-chave. Como na imagem acima.
O bacana desta estratégia de marketing digital, é que nela você só paga se o usuário clicar no SEU anúncio e chegar no seu site. E não existe custo mínimo, por isso qualquer empresa pode incluir esta estratégia no planejamento de marketing.
As vantagens vão desde a alta segmentação de público (no caso de links patrocinados nas redes sociais) até o controle de gastos e resultados mensuráveis.
6. Email Marketing: resultados de curto prazo para sua base de leads e clientes
Sem dúvida nenhuma, o email marketing é uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas.
Com ele você chega onde nenhuma marca jamais esteve antes da era da internet: em sua caixa postal, face a face com seu lead.
Mas use com sabedoria. Tem muita gente estragando o relacionamento com seus possíveis clientes por não saber utilizar esta estratégia direito.
Veja o dossiê completo de como fazer email marketing neste artigo.
7. Social Media: uma estratégia de relacionamento
As redes sociais já dominaram todas as classes sociais, principalmente no Brasil, que apresenta uma das maiores taxas de engajamento em redes sociais do mundo.
Sua marca pode estar presente em uma das 7 principais redes sociais para empresas, e fazer um trabalho de relacionamento que, juntamente com as outras estratégias acima, poderão gerar resultados comprovados.
Conclusão
A lista das 7 principais estratégias de marketing digital acima não é exaustiva. A cada dia surgem novas ferramentas e formas de se obter resultados na internet, que evolui a cada momento.
Ainda assim, um bom plano de negócio certamente irá orquestrar as principais para que a empresa atinja os objetivos do marketing.
Usar apenas uma estratégia pode gerar resultados. Porém um trabalho sinérgico com todas elas multiplicará os resultados e fará que o investimento seja muito mais relevante.
Espero que o artigo tenha sido esclarecedor! Caso tenha alguma dúvida a respeito de qualquer uma das estratégias de marketing digital acima fique à vontade para perguntar nos comentários!
Até a próxima!
Ótimas dicas!
Muito bacana o seu artigo. Super completo e detalhado. Vou continuar acompanhando o blog.. Parabéns!
Olá, bom artigo, espero mais dicas! Estou começando agora e você está me ajudando com suas dicas, abraços.
O marketing digital está sendo um milagre em minha vida a cada dia que passa.
Já comprei meu carro, minha casa…
Torso para que se expanda cada vez mais para mais pessoas.
Parabéns pelo blog que transmite essas ricas informações.
Não deixe de dar uma olhada na minha página também.
Abs, bjs.