A resposta à pergunta está no design da embalagem.
Ou seja: desenvolvendo o produto, sua marca e sua embalagem – packaging – levando em conta VALOR PERCEBIDO.
Vamos conversar sobre como impactar seu cliente no ponto de venda através desse valor.
Bora?
ÍNDICE DE CONTEÚDO
- O que é design de embalagem ou packaging?
- Posicionamento de marca no design de embalagem
- Design e Qualidade da Embalagem é o que conta
- A conexão de cores no design de embalagem
- Valor percebido da marca
- Uso de celebridade e ofertas limitadas
- O valor de uma embalagem funcional
- Conclusão sobre design de embalagens
O que é design de embalagem ou packaging?
Quando você fala nesse valor percebido, muitas coisas diferentes vêm à mente.
Algumas pessoas consideram o valor percebido como um elemento emocional, outras como um elemento tangível.
No mundo do branding e do design de embalagens, todos esses elementos intrínsecos vêm à tona e proporcionam aos clientes novas formas de absorver e pensar sobre os produtos, bem como sobre o que eles representam; tanto em valor, como em emoção.
À medida que a economia e a globalização continuam a impulsionar a inovação, a grande variedade de novas maneiras de marcar e empacotar itens se torna inumerável.
As marcas usam sua estética como uma forma de influenciar como os consumidores se conectam com a marca em um nível emocional.
Utilizamos elementos do mundo do design de identidade de marca para criarmos soluções de embalagem, conectando à percepção da marca e do produto.
Isso é Design de Embalagem.
Posicionamento de marca no design de embalagem
A embalagem ajuda a desenvolver a fidelidade do consumidor à marca, pois nomes de marcas facilmente identificáveis criam atração por meio de suas cores, símbolos ou tipos de embalagem.
Fazer linhas de produtos ou agrupar dentro do mesmo estilo de embalagem reconhecível cria uma maneira simples para os clientes reconhecerem você em qualquer ambiente de varejo.
Este é um fator importante porque existem muitas opções disponíveis on-line e em canais de varejo tradicionais.
O design da embalagem do produto influencia o posicionamento da marca.
O elemento importante a ter em mente ao avaliar como marcar e embalar produtos é que os consumidores avaliarão a qualidade, design, tamanho, cor e inovação.
Quando esses elementos são empilhados em comparação com outras marcas e produtos dentro do mesmo agrupamento, as embalagens que se destacam, geralmente se tornam mais reconhecíveis e criam uma sensação de atração e despertam a curiosidade dos clientes.
Isso dá à marca uma vantagem sobre a concorrência.
As agência de design de embalagens (como a Pomar) sabem disso e ajustam o produto final para atender aos critérios mais importantes para a posição de mercado.
Design e Qualidade da Embalagem é o que conta
O elemento de qualidade é um ponto de discussão interessante.
Vemos uma grande variedade de padrões de qualidade para marcas que usam embalagens como alinhamento.
As marcas que estão usando a embalagem como fonte de mascaramento dos níveis de qualidade estão se movendo na direção certa.
Como qualquer leitor deste artigo pode ter experimentado, existem muitas marcas que estão usando embalagens de forma a atrair o comprador para converter, mas fornecem um produto de qualidade inferior.
Isso é descoberto posteriormente pelo comprador.
O design da embalagem do produto influencia a compra
A embalagem de qualidade também pode ter um efeito positivo duradouro nos hábitos de compra do consumidor.
Marcas como a Apple sempre fizeram um trabalho incrível com suas embalagens como um alinhamento para falar da qualidade que está dentro delas.
A Apple não decepciona, então a conexão de qualidade ressoa em todos os pontos de contato. Sendo assim, a embalagem fez essencialmente o trabalho de marketing do produto e criou uma conexão com o cliente sempre verde, entregando tanto no exterior quanto na promessa de qualidade no interior. Para saber mais sobre design de embalagens de bens de consumo, confira este recurso sobre designs de embalagens que perdem clientes.
A conexão de cores no design de embalagem
O uso de cores, tipografia e estilo também podem ser indicativos de qual público-alvo os produtos estão posicionados.
Isso pode ser visto andando pelo corredor do supermercado.
Por exemplo, os cereais infantis costumam ser brilhantes e coloridos; enquanto que quando você olha para opções ricas em fibras e mais saudáveis, como marcas de granola, você verá cores mais neutras e paladares de tons de terra usados.
Por outro lado, as marcas que querem dar a impressão de luxo costumam usar cores como preto, prata e ouro para fazer declarações ousadas.
A cor tem sido apontada como um dos fatores de embalagem mais importantes.
Ele pode ser usado para chamar a atenção do consumidor, identificar tipos de produtos (ou seja, produtos saudáveis ou naturais usando as cores verde e marrom) ou promover uma resposta emocional.
Entre 62% e 90% da avaliação de um é baseada apenas na cor; um fator muito mais importante do que o tipo, substrato ou mensagem.
Valor percebido da marca
À medida que abordamos a percepção de valor, existem várias maneiras pelas quais as marcas podem se alinhar para elevar ou mudar seu posicionamento no mercado com a orientação da agência de design de embalagens.
Um grande exemplo disso seriam marcas como a Under Armour, que dominam a arte do posicionamento e da qualidade.
Em quase qualquer ponto de contato da marca, supõe-se que um produto Under Armour é projetado por atletas, para atletas e, como tal, a conexão com a marca e a qualidade ressoam com o consumidor.
Se eles querem ser percebidos como uma marca de preparo físico e saúde, a Under Armour é vista como a marca que representa o esforço, decisão e luta interna desses atletas.
Assim como um atleta, a percepção do traje da marca significa força, resiliência e confiança psicológica de que você está tomando as decisões certas como consumidor.
Uso de celebridade e ofertas limitadas
Outro bom exemplo seria como o endosso de celebridades e produtos de oferta limitada podem contribuir para um valor percebido mais alto.
Itens de edição limitada criam um senso de urgência, portanto, os consumidores são mais propensos a comprar esses produtos em detrimento de outros.
A percepção é que, se você não agir agora, perderá a oportunidade de levar algo único que outros compradores não terão acesso.
Isso cria uma sensação de ser uma grande influência onde o consumidor compra os produtos que são limitados e difíceis de encontrar.
O valor de uma embalagem funcional
O valor percebido também pode ser influenciado pela funcionalidade e atratividade geral do design da embalagem.
Embalagens lindamente projetadas podem impulsionar as vendas, aumentar o mind-share e permitir um boca-a-boca positivo.
Um exemplo perfeito disso seria a embalagem de apresentação de um licor caro; algo que está ligado ao luxo e ao ato de presentear alguém.
Conclusão sobre design de embalagens
Então, qual é a nossa conclusão para a história em torno do design de embalagens? O que isso faz com a percepção do cliente?
Bom… Está claro que a embalagem é importante.
Recomendamos trabalhar com uma equipe experiente que entende tanto a psicologia quanto o processo de design.
Entre em contato conosco e descubra formas inovadoras de capturar a história da sua marca e condensá-la em um objeto de desejo para o consumidor.
Sucesso!