Manter um blog funcionando, postando textos periodicamente, gerando tráfego, para converter leads em futuros clientes não é uma tarefa simples — esse é o motivo para que você comece criar conteúdo evergreen.
Não é todo dia que estamos inspirados para escrever artigos atualizados e que acompanhem as novidades do mercado.
O conteúdo evergreen (ou conteúdo perene) colabora em muito para ajudar os redatores nesse processo, pois ele mantém o seu valor ao longo do tempo, conquistando um bom número de visitas constantemente e contribuindo para aumentar a reputação da empresa quase que automaticamente.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
O que é um conteúdo evergreen?
Para a estratégia de Marketing de Conteúdo, um Conteúdo evergreen se trata de qualquer texto, vídeo, infográfico ou podcast que mantém o seu valor com o passar do tempo — ele pode ser postado hoje no seu blog corporativo e, mesmo daqui a 2 anos, continuará com a mesma utilidade.
São materiais vistos como referência, pois perduram e serão sempre acessados, não importando quanto tempo se passe desde a data de sua publicação.
Conteúdo evergreen não é aquele conteúdo noticioso que é relevante apenas em uma data ou período específico no tempo.
Conteúdo noticioso são notícias recentes, reviews de produtos, análise de tendências e moda, textos sobre um lançamento de mercado, enfim, são conteúdos com prazo de validade em termos de relevância.
Por exemplo, “Saiba tudo o que aconteceu na edição de 2015 do salão do automóvel de São Paulo”, é um conteúdo que só é interessante para aquele ano e, no máximo, até o ano seguinte.
Alguns podem dizer que análises, resumos ou resenhas de filmes e livros não são conteúdos perenes. Mas diferentemente de jogos, onde costumam surgir atualizações e novos lançamentos de uma mesma franquia, livros e filmes podem continuar sendo pesquisados por historiadores, professores, cinéfilos, leitores ávidos e estudantes, por exemplo.
Exemplos de conteúdo evergreen
Há alguns tipos de conteúdos que mantêm seu valor ao longo do tempo, entre eles estão:
- Guias – “Guia sobre como escolher os melhores fornecedores”.
- Tutoriais – “Aprenda a fazer os melhores exercícios para relaxar no trabalho”.
- Listas – “20 dicas para tornar suas reuniões mais produtivas”.
- Glossários – “Conheça as 30 palavras fundamentais no setor agrônomo”.
Você ainda pode trabalhar com depoimentos de clientes, cases, fatos históricos (apesar de serem datados, histórias marcantes e relevantes costumam atrair a curiosidade de visitantes), manuais de produtos/serviços, página “sobre nós”, artigos sobre a área de atuação da empresa e outros materiais educativos.
Por que investir em conteúdo evergreen?
São vários os benefícios de quem aplica esse tipo de conteúdo em sua estratégia de inbound marketing.
Separamos os principais motivos para convencê-lo que esse é um investimento que vale a pena para o crescimento do seu negócio!
#1 O conteúdo evergreen possui um longo tempo de vida útil
Conteúdo evergreen garante visitas em seu blog por todo o tempo que ele estiver ativo.
Quando você publica um artigo completo, com informações detalhadas sobre um assunto e que seja extremamente educativo, ele continuará gerando tráfego para o seu site por tempo indeterminado.
Ele pode demorar mais para conseguir números significativos de visitas, mas a espera é recompensada. Recebemos mensalmente leads que chegaram até nós através de um artigo de mais de 4 anos de idade.
Se trata de um artigo sobre a marca de sucos Do Bem, que gerou para mim contatos comerciais relevantes.
No longo prazo, as pessoas podem conhecer seu blog através do conteúdo evergreen, retornar ao blog para acessar as informações específicas que você forneceu através dele, reforçar um aprendizado ou servir como fonte de consulta para alguma pesquisa.
#2 Com conteúdo evergreen seu site continua gerando leads indefinidamente
Mesmo sem precisar trabalhar ativamente naquele texto, novos cadastros serão realizados. Você economiza tempo, esforço e tem um excelente retorno na construção da sua base de contatos.
O conteúdo fará tudo por você pelo mesmo motivo dado no tópico anterior: as pessoas continuarão acessando aquele post para tirar dúvidas e podem continuar compartilhando-o com amigos.
Veja abaixo uma comparação do tráfego gerado por um conteúdo noticioso e um conteúdo evergreen.
Novos leads são gerados tanto por aquele visitante que não se cadastrou nas primeiras vezes, quanto pelas pessoas as quais esse visitante indicou ou compartilhou o conteúdo.
Dessa forma, é extremamente vantajoso para gerar leads de forma não trabalhosa e com grandes vantagens a longo prazo.
#3 Um conteúdo evergreen reforça a autoridade da marca
Conteúdos que têm um grande número de visitas, que são altamente informativas e que não perdem seu valor com o passar do tempo são vistas como referência e reforçam a autoridade e o valor da sua marca, do seu blog e de sua empresa.
Quanto mais conteúdos desse tipo, mais credibilidade para a sua marca para o seu público-alvo e dentro da sua área de atuação.
As pessoas lembrarão do seu site toda vez que forem pesquisar sobre um determinado assunto, e as chances de voltarem para consultar novos conteúdos só aumentam.
#4 Um conteúdo evergreen melhora o posicionamento nas pesquisas
Com um bom conteúdo evergreen, outros sites e blogs, quando postarem conteúdos similares ao seu, terão o seu conteúdo como referência, e muitos deles redirecionam links para os seus artigos evergreen.
Essa prática que é chamada de link building ajuda a melhorar o posicionamento do seu site nas buscas do Google.
Faça o seu conteúdo ser épico, memorável, de altíssima qualidade, e, claro, bem otimizado (SEO).
Assim você será um dos player de seu mercado que alcançarão os primeiros lugares nas pesquisas do Google, Bing e outras ferramentas de pesquisa.
#5 Use o conteúdo evergreen para direcionar leads para funis de vendas segmentados
Ao atrair um visitante para seu conteúdo evergreen você saberá exatamente o que ele está procurando no momento, e poderá direcioná-lo para um funil de venda segmentado para que possa passar por um processo de Nutrição de Leads.
Por exemplo:
Imagine que você possui uma empresa que oferece um equipamento que reduz significativamente os custos de energia elétrica de empresas e residências. Em seu blog corporativo, você escreve um conteúdo evergreen com dicas diversas de como economizar energia, incluindo, claro, equipamentos que fazem essa redução automaticamente.
Digamos que seu artigo tem por título: 5 dicas infalíveis para baixar os custos com energia elétrica. Dessa forma, você saberá que o visitante que for atraído a esta página esta gastando muito dinheiro com a companhia de energia, e poderá direciona-lo a um funil de vendas de seu produto facilmente. Como?
Um banner no final do artigo irá direcioná-lo para uma Landing Page, na qual o visitante poderá deixar seus contatos para baixar um ebook gratuito sobre este assunto. Depois, com o email dele, basta enviar conteúdos que provem o valor do seu produto, e o convença a adquirir esta solução.
Uma estratégia para todos os segmentos de mercado
Esta estratégia usando conteúdos evergreen pode ser usada em quase todos os mercados de atuação. Você sempre terá temas que são perenes em seu segmento: use-os para agregar valor ao que você vende.
Use o conteúdo evergreen para manter sua estratégia sempre atualizada, mas não deixe de alternar com postagens pontuais e factuais, como quando fizemos uma postagem quando o Google mudou seu logotipo em 2015.
É preciso entender quais tipos de conteúdo geram mais resultados e engajam os visitantes e gerar certo equilíbrio entre os dois tipos de postagem, para que seu site seja conhecido tanto pelos conteúdos atemporais quanto pela informação atual e bem colocada.
Você costuma trabalhar com conteúdo evergreen em seu blog? Passou a considerar a ideia depois de ler este artigo?
Não deixe de comentar com a gente a sua opinião sobre o assunto!
Sucesso em sua estratégia digital!
Ficou muito bom o artigo.
No caso do meu blog perdi algumas visitas por usar mais conteúdos que perdem validade com o tempo
e talvez o google mudou algumas regras.
http://intermario.com