Neste artigo você entenderá tudo sobre como funciona a contratação de um consultor de marketing e o que ele fará pela sua marca.
Eu, Alex Carnier, tenho trabalhado como consultor de marketing aqui na agência desde 2006 e sei que pode parecer difícil escolher qual a melhor opção entre agências e consultorias com várias abordagens consultivas diferentes.
Por isso resolvi escrever esse artigo – para ajudar você a entender o que deve esperar de uma consultoria e depois fazer a escolha do parceiro ideal que fará seu negócio colher os frutos dos enormes benefícios que um marketing estratégico pode oferecer.
Vamos lá?
ÍNDICE DE CONTEÚDO
- O que faz um Consultor de Marketing?
- O que esperar de um consultor de marketing?
- Contrato um consultor de marketing Autônomo ou de uma Empresa?
- Sinais de que você precisa de consultor de marketing
- Qual a diferença entre Consultoria e Agência de marketing?
- Unindo a visão estratégica de uma consultoria com a criatividade de uma agência
O que faz um Consultor de Marketing?
Um consultor de marketing é um profissional com competências avançadas capazes de aumentar a atração de clientes de uma empresa (gerar demanda) e destacar sua marca no mercado (branding).
Os consultores de marketing podem fornecer uma ampla gama de serviços, mas todos, sem excessão, precisam ter como alvo macro-estratégico geração de demanda e branding… simples assim!
Para que consigam fazer isso, os consultores irão realizar dezenas de análises e planejamentos que abrangem:
- Desenvolvimento da estratégia de marketing global
- Audiência e pesquisa de mercado
- Análise de canais de relacionamento
- Concepção e otimização da Jornada do Cliente
- Planejamento de campanhas publicitárias
- Análise de resultados
Consultoria se faz com análise e dados, mas visando a viabilidade da implantação
Falando de outra forma, uma consultoria de marketing capacita as empresas a criarem uma estratégia de marketing eficaz baseada em dados e análises profundas. Mas não pode parar aí: é preciso que o consultor crie um plano viável!
Nada adianta o consultor criar um plano de marketing super sofisticado, mas que fique na gaveta por falta de verba ou de recursos humanos, por exemplo.
O mundo corporativo está cheio de planos de marketing lindos, mas inviáveis por aí… 🙂
As consultorias podem ter escopos bem diferentes…
Devido à necessidade de viabilizar um plano de marketing, alguns consultores também ajudam na implementação e execução da estratégia do plano (que é o nosso caso aqui na Agência Pomar). Mas isso depende da abordagem de cada um, que varia muito entre as várias agências.
Enquanto alguns consultores de marketing oferecem uma gama abrangente de serviços, outros oferecem um serviço mais restrito e especializado (como veremos abaixo).
Por exemplo, um consultor de marketing individual pode se especializar principalmente em aconselhar sobre otimização de conversão, outros apenas na área digital, e outros ainda podem ter uma visão macro 360 graus das ações de marketing do cliente.
Essa visão mais global é o caso dos consultores aqui da Agência Pomar, onde temos uma abordagem macro-estratégica.
Ok… mas qual o melhor tipo de consultor de marketing?
O melhor consultor será aquele que terá mais fit/afinidade com (1) a necessidade da sua empresa, (2) seu jeito de trabalhar, (3) os gaps da equipe e (4) o tamanho do desafio que tem pela frente.
Explicando um a um…
1. Sua necessidade
Primeiro, considere as necessidades específicas do seu negócio, como melhorar a presença digital, lançar um novo produto ou entrar em novos mercados, e alinhe essas prioridades com as especialidades do consultor.
2. Seu jeito de trabalhar
O estilo de trabalho do consultor também precisa ser compatível com o seu e com o da sua equipe, garantindo uma colaboração eficaz.
3. Seus gaps internos
Identifique também os gaps ou deficiências na sua equipe interna, como falta de visão estratégica ou sobrecarga de tarefas diárias, e escolha um consultor que possa preencher essas lacunas com expertise relevante.
4. O tamanho do B.O. que precisa resolver
Avalie os problemas e desafios específicos que você enfrenta, e vá atrás de um consultor que ajude você a carregar de fato esse piano… alguém com histórico comprovado em resolver questões semelhantes.
Por fim, questione a visão de marketing do consultor e certifique-se de que ela esteja alinhada com os objetivos e a cultura da sua empresa, garantindo que as estratégias propostas façam sentido para o seu negócio.
O que esperar de um consultor de marketing?
Quando apresentamos propostas de consultoria de marketing aqui, a pergunta sempre é: “Alex, quais são os entregáveis?”
Que atividades uma consultoria deve envolver e entregar, afinal?
Embora as responsabilidades variem de acordo com o especialista, aqui estão alguns exemplos das atividades que os consultores de marketing podem ser contratados para realizar:
Consultor de Marketing com visão Macro-estratégica
A consultoria de marketing e planejamento estratégico é a visão macro da geração de demanda de um plano de negócios completo.
Isso tanto para empresas B2B como para as B2C.
Isso envolve:
- Realizar análises de negócios e marketing para fornecer recomendações e um plano para melhorias.
- Desenvolver uma estratégia de marketing integrada para ajudá-lo a melhorar o marketing de seu produto ou serviço atual.
- Estratégia de lançamento de novos produtos ou serviços com campanhas de ativação.
- Avaliação de uma estratégia ou campanha de marketing específica – como marketing digital, SEO ou mídia social – para determinar a eficácia com que ela atende determinado público e onde melhorias podem ser feitas.
- Identificar novas oportunidades de engajamento com clientes existentes e novos clientes.
- Maximizar o valor da marca criando estratégias de incentivo para fidelização de clientes.
- Dentre outros.
Consultor de Marketing focado em Branding
Uma agência de branding poderá prestar uma consultoria que o ajudará no seguinte:
- Definição da estratégia ideal de posicionamento de mercado.
- Identificação da personalidade da marca e do negócio, e estruturação do seu DNA.
- Construção da mensagem de marca (que será usada pelas equipes de marketing e vendas).
- Refinar e moldar a identidade da empresa, para ajudá-la a criar uma identidade conceitual e identidade visual.
- Controle os danos e gerenciamento da marca caso a reputação da sua empresa seja afetada.
- Dentre outros.
Consultor de Marketing Digital
A internet está cheia desses aqui… 😀 São consultores que focam apenas no ambiente digital.
Geralmente esses consultores pensam apenas taticamente, e não estrategicamente. E esse é o problema…
Isso significa que eles vão precisar que você defina e leve para eles os objetivos estratégicos de marketing do negócio. Em seguida eles irão apresentar um plano tático-operacional para atender seus objetivos através do ambiente digital (como uma ação de Inbound Marketing, Social Media ou Estratégia de Lançamento por exemplo).
Mas para quem já possui as definições estratégicas dos tópicos anteriores resolvidas (estratégia e branding), um consultor de marketing digital será muito útil.
Ele irá trabalhar em:
- Redes sociais: construção de linha editorial para redes sociais para empresas.
- Melhoria do envolvimento do cliente em plataformas digitais.
- Planejamento tático e como fazer e-mail marketing.
- Planejamento tático de campanhas de links patrocinados.
Consultor de SEO, de Marketing de Conteúdo, de CRO (Conversion Rate Optimization – Otimização de conversão)
Aqui a gente começa a pensar do ponto de vista mais operacional mesmo… esses tipos de consultores irão pensar e planejar:
- Análise de SEO, análise de sites e análise de concorrentes.
- Desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo e/ou criação de conteúdo otimizado para mecanismos de busca para aumentar o ranking e a visibilidade do site
- Coordenação de plataformas de conteúdo, incluindo blog, landing pages e site dentro de uma estratégia de conteúdo unificada
- Divulgação e suporte digital de relações públicas para colocar sua marca na frente de novos públicos e obter backlinks
- Análise da estrutura do site, análise de problemas de desenvolvimento e até mesmo a construção de um novo site
- Suporte estratégico ao longo desenvolvimento do projeto
- Análise das conversões de visitantes em leads de um website.
- Fornecimento de recomendações de melhoria
Treinamento e desenvolvimento
Esse tipo de consultor orientado a treinamento é bastante útil quando se tem uma equipe interna que precisa ser capacitada para operacionalizar o plano de marketing realizado.
Esse consultor irá:
- Fornecer treinamento em marketing para equipes internas em um aspecto específico.
- Realizar mentoria individual para CEOs, gerentes de marketing ou outros cargos de gestão.
Consultoria sob medida
Aqui na Agência Pomar, os pacotes consultivos variam de acordo com as necessidades identificadas em uma reunião de alinhamento, onde fazemos, sem custo, um pré-planejamento.
Nesse pré-planejamento, identificamos um conjunto de análises que devem compor o planejamento de marketing e que fará sentido para o cliente.
Depois montamos um programa de consultoria sob medida baseado em sprints (Scrum/Agile Marketing) para concluírmos o planejamento em algumas semanas.
Nesse planejamento, além das análises profundas citadas acima, sempre planejamos a implantação do programa de marketing, incluindo cronograma, equipes responsáveis, infraestrutura e dados necessários para análise da sua efetividade.
Sim, os consultores da Agência Pomar fazem como dizem ‘barba, cabelo e bigode’, a reflexão de tudo o que deve ocorrer para que o plano de marketing aconteça e gere receita de fato.
Contrato um consultor de marketing Autônomo ou de uma Empresa?
Se você é uma empresa grande com uma vasta necessidades de marketing, trabalhar com uma empresa de consultoria de marketing provavelmente será mais apropriado do que trabalhar com um consultor de marketing autônomo.
Com a consultoria de marketing certa, você pode se beneficiar do acesso a uma variedade de especialistas multidisciplinares ao invés só de uma cabeça pensante.
Por exemplo, a equipe da Agência Pomar tem um especialista dedicado para cada área de marketing, que vão construir juntos um projeto integrado, dando sinergia a toda operação de marketing da sua empresa.
Sob a liderança de um consultor de marketing sênior (Alex Carnier – este que vos fala), garantimos que nossos clientes tenham acesso a aconselhamento especializado e suporte diretamente de especialistas, mas mantém a natureza individual de lidar com um consultor de marketing.
Como as equipes de consultoria de marketing são compostas por vários especialistas, elas tendem a ser mais estratégicas em sua abordagem.
O que significa que eles estão em melhor posição para trabalhar em direção a objetivos de longo prazo.
Sinais de que você precisa de consultor de marketing
Os sinais de que você precisa de uma consultoria de marketing provavelmente se enquadram em uma dessas três categorias: planejamento, resultados e capacidade.
Planejamento: você precisa organizar e dar uma visão estratégica para a operação?
Imagine o cenário: você é gerente de marketing ou diretor de uma empresa em expansão, e as demandas do dia a dia estão cada vez mais intensas.
Entre reuniões, relatórios e prazos apertados, fica difícil encontrar tempo para pensar estrategicamente sobre o futuro do negócio.
Algumas situações que ilustram esse momento são:
- Você está preso e não tem certeza de qual direção você deve seguir,
- O marketing não contribuiu muito para o sucesso do seu negócio até agora,
- Você precisa de uma estratégia de marketing para ajudá-lo a priorizar seus objetivos,
- Você está em um negócio novo e não sabe por onde começar.
Um consultor de marketing será a solução para cada uma dessa situações.
Ele entra em cena para ajudar a estruturar um plano claro e eficiente, alinhando todas as ações de marketing com os objetivos maiores da empresa.
Com essa visão externa, você ganha um roteiro estratégico que não apenas organiza a operação, mas também direciona todos os esforços para resultados concretos e mensuráveis.
Resultados: suas ações de marketing estão aquém do esperado?
Agora um outro cenário: você já lançou diversas campanhas, mas os resultados não correspondem ao investimento.
A frustração é compreensível, afinal, como dizemos por aqui na Agência Pomar, resultado de marketing é receita!
Veja se se identifica com as situações abaixo:
- Seu marketing não está se conectando com seu público,
- Suas iniciativas de marketing atuais não estão funcionando,
- Você precisa de uma perspectiva objetiva, e não apenas de campanhas bonitinhas,
- Você quer alguém que olhe para os números relevantes (como número de oportunidades e vendas), e não apenas para seguidores e curtidas.
Bom… Um consultor irá transformar profundamente a cultura de marketing da sua empresa.
Ele analisará suas iniciativas atuais, identificará pontos fracos e irá propor ajustes mais precisos.
Por exemplo, aquela campanha não gerou vendas como esperado? Talvez uma revisão no público-alvo ou um ajuste no posicionamento da marca seja a chave.
Com a experiência e o olhar crítico de um consultor, suas ações de marketing se tornam mais eficazes e eficientes, convertendo investimento em retorno real.
Capacidade: você precisa de alguém que pense mais estrategicamente e com uma visão global sênior?
Sim, eu sei… você sente que precisa de alguém que pense além do dia a dia operacional, alguém com uma visão global e estratégica, não é?
Talvez você esteja planejando expandir para novos mercados ou lançar um novo produto… mas a equipe é júnior ou está totalmente tomada pelas centenas de atividades pequenas pra fazer.
Geralmente as empresas procuram um consultor de marketing quando:
- A equipe de marketing não possui conhecimentos ou habilidades estratégicas,
- Não está nos planos (nem no orçamento) contratar um profissional de marketing sênior interno em tempo integral ($$$),
- Você precisa de suporte de marketing especializado rapidamente.
Ao iniciar uma parceria estratégica com um consultor de marketing sênior ele poderá compartilhar insights e trazer sua expertise imediatamente para o negócio.
Se for realmente experiente, ele não só entenderá as tendências do mercado, mas também saberá como aplicá-las ao contexto específico da sua empresa.
Caso o momento da sua empresa se encaixe em pelo menos 3 indicadores acima, uma consultoria de marketing poderá ser um divisor de águas na sua estratégia de marketing e vendas.
Qual a diferença entre Consultoria e Agência de marketing?
Ao procurar um parceiro que lhe ajude no marketing da sua empresa, é provável que você encontre consultorias de marketing e agências de marketing, além de outros tipos de fornecedores.
Num primeiro momento, uma consultoria de marketing e uma agência de marketing podem parecer que fazem a mesma coisa. Mas apesar de haver alguma sobreposição, existem diferenças importantes entre elas.
O que a consultoria deve fazer?
Uma consultoria está apta para oferecer conselhos e orientação a partir do seu know-how, criando um planejamento estratégico de marketing.
O que a agência deve fazer?
Uma agência, por sua vez, geralmente está apta para executar um planejamento pronto com criatividade, operacionalizando o dia a dia do marketing.
Essas são definições gerais porque existem outros modelos de atuação.
Unindo a visão estratégica de uma consultoria com a criatividade de uma agência
Aqui na Agência Pomar, nós temos uma abordagem híbrida: somos uma fusão única entre consultoria e agência onde combinamos a expertise estratégica e analítica de uma consultoria com a criatividade dinâmica e a execução mão na massa de uma agência.
Dessa forma, oferecemos o melhor dos dois mundos, permitindo que nossos clientes se beneficiem de um planejamento estratégico incisivo e uma implementação criativa, tudo em um só lugar.
Se você chegou até aqui, eu realmente acredito que aqui na Agência Pomar sua empresa sentirá nos números o poder que um consultor de marketing experiente.
Aqui você terá acesso a um amplo know-how de marketing, poderá absorver nossa experiência de décadas com clientes nacionais e internacionais, e elaborar o seu planejamento estratégico de marketing sob medida.
Vamos juntos colocar sua marca à frente da concorrência, e dar a ela uma visão aguçada de futuro!