Ao longo dos anos trabalhando com dezenas de clientes atendidos, percebi que muitos empresários ainda não sabem exatamente como obter resultados com Marketing Digital.
Ainda que saibam de sua importância e queiram fazer negócios através da Internet, se perdem no emaranhado de dados e possibilidades.
São inúmeras ações para gerenciar: links patrocinados, SEO, mídias sociais, inbound marketing, blog corporativo, e-mail marketing, lançamento de produtos, webdesign, hotsite, e-commerce, dentre inúmeras outras e ramificações daquelas.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
- Afinal, como obter resultados com Marketing Digital, e encontrar o caminho adequado para sua empresa dentre infinitas possibilidades?
- #1 OBTER RESULTADOS COM PLANEJAMENTO [ESTRATÉGIA]
- #2 OBTER RESULTADOS COM BOA ESCOLHA DAS SEMENTES [MODELAGEM DO PROJETO INTEGRADO]
- #3 OBTER RESULTADOS PREPARANDO BEM O SOLO [SETUP DO PROJETO]
- #4 OBTER RESULTADOS COM UM BOM PLANTIO [GESTÃO MENSAL]
- #5 OBTER RESULTADOS NA COLHEITA [VENDAS]
- #6 OBTER RESULTADOS COM O REPLANEJAMENTO DA COLHEITA
Afinal, como obter resultados com Marketing Digital, e encontrar o caminho adequado para sua empresa dentre infinitas possibilidades?
Este artigo visa esclarecer como um bom Projeto Integrado de Marketing Digital funciona, quais as principais etapas do projeto, e o que esperar de cada etapa.
Vou utilizar a bela metáfora do Pomar para que consiga transmitir claramente que os resultados (os frutos) vêm mediante planejamento e gestão estratégica. Vamos a ela!
#1 OBTER RESULTADOS COM PLANEJAMENTO [ESTRATÉGIA]
Todo projeto de marketing digital requer planejamento. Pelo menos todos os projetos sérios. Sem ele as ações se perdem na multidão de dados online, e o empresário não consegue enxergar se estas ações estão dando resultados ou não.
E o pior: se o dinheiro gasto no projeto está retornando em lucros ou não!
Para isso precisamos modelar um pacote de serviços que atenda as necessidades específicas da sua empresa dentro de um processo que na Agência Pomar chamamos de “PLANEJAMENTO DA COLHEITA”.
Vamos dar uma olhada no “terreno”, o mercado onde sua empresa se encontra, revolver essa terra, conhecer suas características e saber o que é possível plantar lá. Ou seja, quais as ações de marketing são adequadas à situação, e como elas devem ser orquestradas.
#2 OBTER RESULTADOS COM BOA ESCOLHA DAS SEMENTES [MODELAGEM DO PROJETO INTEGRADO]
Aqui é a fase onde vamos decidir quais sementes serão plantadas, ou seja, quais ações de marketing digital serão implementadas no curto, médio e longo prazos.
Dessa escolha nascerá o Projeto Integrado de Marketing Digital específico da sua empresa. Esse é o projeto que o seu departamento interno de marketing ou a sua agência irá cuidar, gerindo-o mensalmente.
#3 OBTER RESULTADOS PREPARANDO BEM O SOLO [SETUP DO PROJETO]
Aqui é a fase mais trabalhosa do projeto: o setup de todas as ações. Os primeiros meses de qualquer projeto de marketing digital sempre demandam bastante trabalho, criatividade e proatividade.
Inúmeros cadastros e contratações de diversas ferramentas de gestão como: registro de domínio, hospedagem, contas de e-mail diversas, cadastro no Google Adwords, Google Analytics, Facebook, Gravatar, redação de e-mails padrão, configurações de respostas automáticas, design de banners, configuração do RD Station, upload de mailing de clientes, dentro muitas outras ações.
Sem falar da amarração com o Planejamento da Colheita, fazendo com que cada ferramenta sirva para que o objetivo seja atingido: os frutos!
Sim, não “dourar a pílula”: é trabalhoso! Porém sem esse setup o projeto fica desamarrado, as coisas acontecem sem que fiquemos sabendo, e não conseguimos mensurar os resultados – não queremos que isso aconteça, não é mesmo?
#4 OBTER RESULTADOS COM UM BOM PLANTIO [GESTÃO MENSAL]
A fase do plantio é a gestão periódica do projeto, com ações planejadas e pontuais, adubando o pomar dia-a-dia para que ele traga os resultados desejados. Ela pode ser entendida em 3 sub-fases:
4.1. ENRAIZAMENTO
Esta fase é a que todo o projeto começa a criar estrutura. As raízes começam a crescer, e a fazer com que a planta extraia os “nutrientes” do ambiente digital.
Já conseguimos ver alguns e-mails chegando, os visitantes e fãs começam a aparecer, mas pouca coisa por enquanto. Essa fase é para que o projeto comece a funcionar lenta e consistentemente.
4.2 CONSOLIDAÇÃO E ADUBAÇÃO
Nesta fase a planta já enraizou e cresceu, e já vemos a planta vistosa com sua folhagem. Os frutos gordos que desejamos ainda não estão lá, mas já vemos algumas frutinhas verdes aqui e ali.
No Marketing Digital é quando o projeto já tem uma “cara”, o website está estruturado, as pessoas já te conhecem, acessam o seu blog, clicam nos seus anúncios de Adwords, e o Facebook já tem engajamento.
Porém ainda não temos os grandes resultados que esperamos… Paciência, eles virão!
Muitos desistem aqui, quando se frustram achando que as ações não estão gerando efeito, mas é justamente nessa fase que devemos adubar a terra otimizando as ações de marketing!
Principalmente se relacionando com os visitantes que já chegam com abundância no site.
Eles são as frutas verdes, são potenciais clientes que já sondam a sua empresa a procura de algo que eles ainda não sabem o que é – e que você deve dizer a eles mediante o relacionamento frequente e qualificado!
Isso fará com que o seu pomar seja adubado, utilizando outra metáfora: “a máquina seja azeitada”! Você está dando ao seu Pomar tudo o que ele precisa para frutificar!
4.3 FRUTIFICAÇÃO
Finalmente os frutos gordos nascem! Você já está sabendo como obter resultados com marketing digital. Os clientes começam a solicitar orçamentos, as vendas do e-commerce começam a acontecer!
Mais importante do que as solicitações de orçamento é que elas estarão acontecendo de forma sustentável: consolidados, bem enraizados, adubados com o que há de melhor em estratégia de marketing digital, e de forma previsível.
O empresário agora possui um Pomar, e está apto para iniciar a Colheita – a grande recompensa a todos os esforços do planejamento, plantio e adubação.
#5 OBTER RESULTADOS NA COLHEITA [VENDAS]
Nessa fase os leads chegam na caixa de e-mail da equipe de vendas de forma automatizada. E chegam como leads qualificados, aquecidos pelo Inbound Marketing, e no momento certo para a compra.
Agora é o momento certo para a empresa recrutar e ativar sua equipe comercial. Eles são os ceifeiros desta plantação, colhendo com facilidade o que o Marketing entrega em suas mãos: oportunidades quentes de negócio.
O projeto exigiu muito energia e horas de planejamento. Houveram investimentos consistentes, mas valeu a pena: a empresa vende com previsibilidade, cresce mês-a-mês e colhe os bons frutos da estratégia.
#6 OBTER RESULTADOS COM O REPLANEJAMENTO DA COLHEITA
Após o primeiro período de projeto, geralmente 1 ano, é hora de planejar a próxima colheita. Com mais frutos, o orçamento agora é maior, e podemos explorar novos terrenos e novas sementes.
Já aprendemos muito com o mercado, sabemos das “sacadas” e do comportamento do público-alvo. Sabemos muita coisa que deu certo, e as que devem ser eliminadas para o próximo projeto.
Se o ciclo virtuoso estiver funcionando, você saberá que já descobriu como obter resultados com marketing digital.
Vimos nesse artigo que com estratégia, planejamento, seriedade, muito trabalho, conseguimos fazer com que empresas e instituições de diversos setores consigam encontrar um “lugar ao sol” no ambiente digital – e plantar um pomar de resultados nesse lugar.
Espero que este artigo tenha sido esclarecedor tanto para os empresários que ainda desconhecem o marketing digital e seu ambiente como aqueles que já estão construindo seus pomares digitais.
Que todos cheguemos aos frutos – vendas – o que, de fato, importa em toda essa história.
Sucesso a todos e até a próxima!