Saber como escolher uma agência de marketing digital é extremamente importante para obter retorno sobre o investimento que você estará fazendo.
Ou seja, o que você deseja não é apenas um projeto de marketing, mas sim aumentar o uso dos canais digitais para geração de negócio e vendas.
Está ocorrendo uma revolução no marketing hoje. Muitas ações do marketing tradicional estão sendo progressivamente substituídas pelo digital. Você precisa fazer essa transformação digital da forma adequada.
Uma boa gestão de marketing digital fará total diferença nos resultados que sua empresa obterá. Por esse motivo, escolher a melhor agência é o primeiro passo nesse processo.
Esse artigo ajudará gerentes de marketing ou proprietários de empresas na busca desse parceiro ideal, evitando erros e problemas comuns na contratação de uma agência de marketing digital.
Vamos lá?
ÍNDICE DE CONTEÚDO
- Por que escolher uma agência de marketing digital?
- 10 conselhos de como escolher uma agência de marketing digital ideal
- 1. Identifique suas necessidades de acordo com os objetivos empresariais
- 2. Investigue a história e reputação da agência
- 3. Identificar pontos fortes e especialidades da agência
- 4. Analise o tamanho da agência de marketing digital
- 5. Analise o valor da proposta comercial
- 6. Pergunte como os resultados serão mensurados
- 7. Se informe sobre a filosofia e valores da agência
- 8. Casa de ferreiro… espada ninja na vitrine!
- 9. Conheça a equipe e os diretores
- 10. Considere uma agência 360º (online/offline)
Por que escolher uma agência de marketing digital?
Existem muitos casos de sucesso de empresas com departamentos próprios de marketing digital que estão indo muito bem.
Então por que considerar terceirizar esses serviços e recorrer a agências de marketing digital?
É verdade que à primeira vista pode parecer o mais simples criar uma estrutura de marketing interna, porque ninguém melhor do que você mesmo para saber o que você está precisando, certo? No entanto, devemos conhecer as grandes vantagens em fazer uma parceria com uma agência digital.
Enorme redução de custos operacionais
Realizar o nosso negócio de mãos dadas com empresas de marketing digital implica uma redução de custos para a empresa e uma maior produtividade.
Aqui na Agência Pomar, podemos trabalhar diretamente com o Gerente de Marketing ou com o Proprietário, tendo o cliente uma equipe interna de marketing ou não.
Lembrando que o custo de uma única contratação CLT (um analista de marketing por exemplo) é praticamente o mesmo de contratar uma agência de marketing digital para executar uma ação completa de inbound marketing.
Sem falar dos custos em equipamentos necessários para operação de marketing como computadores e ferramentas online de gestão.
Você poderá usufruir da experiência das outras marcas da agência
O trabalho diário com diferentes marcas e setores permite que os profissionais das agências absorvam uma grande experiência prática.
Além da visão abrangente do mercado e da capacidade de desenvolver novas soluções e alternativas.
Sua empresa estará atualizada em relação às novas tendências de marketing do mercado
Não se esqueça que estas agências permitem-nos estar continuamente atualizados e adaptados às novas tendências de marketing do mercado.
Adaptação à mudança é essencial para qualquer negocio, principalmente na internet. E uma agência poderá dar suporte para que essas mudanças sejam benéficas e lucrativas para a empresa.
10 conselhos de como escolher uma agência de marketing digital ideal
Então agora listarei meus 10 conselhos para que você encontre o parceiro ideal.
1. Identifique suas necessidades de acordo com os objetivos empresariais
A primeira coisa a fazer antes de selecionar diferentes agências é identificar quais são as necessidades do seu negócio.
Estamos interessados em crescer nas redes sociais ou talvez precisemos melhorar ou nos posicionar no Google (SEO)?
Pergunte os objetivos e os fundamentos para orientar a escolha e saiba detectar qual agência está melhor classificada.
Assim, levante e liste as informações necessárias e envie para a agência para que ela lhe apresente uma proposta adequada.
Além disso, você deve determinará o grau de importância do trabalho com uma agência de marketing digital para sua empresa. Isso lhe permitirá definir a prioridade desse investimento junto com o seu departamento financeiro.
2. Investigue a história e reputação da agência
Ter confiança na agência é fundamental.
Por isso é preciso investigar sua área de atuação e reputação.
Analisar cases de sucesso, depoimentos e avaliações de clientes nos permite verificar a confiabilidade e a qualidade de seus serviços.
A agência tem clientes de longo prazo?
Eles têm perfis de clientes variados ou estão concentrados em um determinado setor ou indústria?
Essas são algumas das perguntas que devemos nos fazer para termos uma visão adequada daquela agência.
3. Identificar pontos fortes e especialidades da agência
Muitas vezes, as agências tendem a focar em setores específicos nos quais se destacam. É interessante investigar quais são essas especialidades.
Uma agência que saiba entender profundamente o seu nicho de mercado ou saiba exatamente como desenvolver um projeto específico pode ser melhor do que uma agência mais generalista.
4. Analise o tamanho da agência de marketing digital
Analise o tamanho da agência conforme o tamanho e necessidades do seu projeto.
As grandes agências podem ser muito atrativas e glamurosas, porém quem tem uma pequena ou média empresa pode se decepcionar. Além da desvantagem dos altos honorários (adequado às grandes marcas de consumo de massa), você também pode ter que competir com os grandes clientes dessa agência para ser atendido, e seu negócio pode não ser uma prioridade para essa grande agência.
As pequenas agências possuem a vantagem de dar a atenção prioritária a cada cliente, e ainda assim manter um alto nível de entrega (desde que você se atente aos conselhos 2 e 5).
Então cabe a você decidir que tipo de entrega espera da agência.
Mas importante: tome (muito) cuidado com aventureiros que se autodenominam agências, mas que na realidade não possuem estrutura e nem capacidade de atender as necessidades técnicas do seu projeto.
Sabe aquele “sobrindo do fulano que faz sáites”? Então… sinceramente não recomendo se você está buscando uma entrega profissional de alto nível.
5. Analise o valor da proposta comercial
Como falado acima, o valor do contrato é um tema importante na hora de escolher uma agência de marketing digital.
Para isso, é preciso garantir que o investimento seja uma garantia na capacidade da agência de cuidar do seu projeto na internet.
Definitivamente, não contrate a agência “mais barata”. Digo isso pois uma estratégia eficaz de marketing digital exige equipamentos e profissionais de alto nível para que haja RESULTADO.
Se a ação de marketing digital não frutificar em ROI (retorno sobre o investimento), você perderá dinheiro.
Ou seja, o barato pode sair caro se a entrega não estar de acordo.
6. Pergunte como os resultados serão mensurados
A comunicação entre a agência e o cliente é essencial para obter os resultados desejados.
Por isso, é importante ter estabelecido e esclarecido quais serão os KPI (indicadores de desempenho) e como você irá acompanhar a evolução das campanhas (relatórios periódicos, reuniões mensais, etc.)
Aqui na Agência Pomar, por exemplo, enviamos relatórios mensais para todas as ações recorrentes dos nossos clientes, indicando a evolução dos projetos e uma análise crítica do que foi feito e como melhorar.
Apenas com essa comunicação honesta e constante sua empresa irá se certificar que a agência está realizando seu trabalho e gerando resultados para você.
7. Se informe sobre a filosofia e valores da agência
Conforme mencionado na seção anterior, a comunicação com um parceiro é essencial, mas você também se sentira melhor se for atendido por uma agência que compreende e valoriza a forma de agir da sua empresa.
Por esta razão, é conveniente rever a missão, filosofia e valores da agência, verificando se ela está de acordo com os seus valores.
8. Casa de ferreiro… espada ninja na vitrine!
Uma boa agência não pode ser exemplo daquele velho ditado “na casa de ferreiro, o espeto é de pau”.
Se uma agência vende comunicação, branding e marketing, ela simplesmente deve ter uma ótima comunicação, um branding atraente e ações de marketing de alto nível.
Então analise a comunicação e presença digital da agência que quer contratar, pois não há melhor divulgação ou comprovação da qualidade do trabalho quando a própria agência possui uma comunicação eficaz e de altíssima qualidade.
9. Conheça a equipe e os diretores
Para conhecer melhor a agência, pesquise os perfis dos indivíduos de sua equipe de trabalho, principalmente dos diretores, gestores ou do consultor de marketing responsável pela inteligência estratégica do projeto.
Onde eles estudaram?
Quão qualificados esses profissionais são?
Eles têm seus perfis atualizados ou estão em constante treinamento na área?
Essa sugestão é muito importante para saber sobre o conhecimento individual dos profissional, e lhe dará um ótimo ponto de vista sobre o nível de entrega dessa agência.
10. Considere uma agência 360º (online/offline)
É importante trabalhar na área online, porém sua empresa certamente vai precisar de ações offline.
Você terá muitas vantagens em escolher uma agência 360º, ou seja, um parceiro que saiba realizar ações que se complementem nos dois mundos.
Isso porque atualmente a divisão online/offline é meramente didática, pois as barreiras entre esses dois mundos estão cada vez mais invisíveis.
Uma boa ação offline (como um bom material de PDV ou recursos para equipes de vendas externas) terá que ter continuidade online, com funis de vendas por email e anúncios online nas redes sociais por exemplo.
Conclusão sobre como escolher uma agência de marketing digital
Estes foram os meus 10 conselhos para escolher uma agência de Marketing Digital adequada para sua empresa.
Você deve ter em mente que a chave é iniciar a prospecção de uma agência parceira tendo uma ideia clara do que precisa e os objetivos a serem alcançados em termos de estratégia de negócio.
Uma vez tomada a decisão, trabalhe sempre “à 4 mãos” com a agência, numa parceria que pode durar muitos anos com grandes benefícios para todos os envolvidos.
Conheça agora a Agência Pomar, desde 2006 ajudando a construir marcas que frutificam.