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SharpSpring – mais uma eficiente ferramenta de Inbound Marketing

sharpspring

Com o crescimento do Inbound Marketing no Brasil, o mercado começa a buscar as melhores ferramentas para gerir este tipo de projeto, facilitando e organizando o trabalho tanto de agências como de empresas em geral.

Depois do pioneirismo da RD Station no Brasil em 2011 e a chegada da gigante Hubspot em 2014, aterriza em terras tupiniquins o SharpSpring – mais uma excelente alternativa de automação de marketing.

SharpSpring como ferramenta de Inbound Marketing

Se você está familiarizado com o Inbound Marketing já sabe que devemos implementar estratégias específicas ao longo de todo projeto para que ele seja um sucesso.

Atração e captura de leads, relacionamento e disparos de e-mails marketing, segmentações de personas, construção de conteúdos de valor, criação de calls-to-action e landind pages, mensuração e atribuição de valor às campanhas de marketing, automação do funil de vendas, analise de performance, etc.

São várias ações que, se implementadas sinergicamente, ampliam a atuação do marketing digital e fazem os resultados aparecerem. Se você não conhece o Inbound Marketing, leia dois artigos bastante didáticos sobre o assunto aqui, e este aqui.

É possível fazer tudo isso usando diversas ferramentas digitais disponíveis na Internet, muitas delas gratuitas e excelentes. Porém o problema começa a ficar complexo quando estas ferramentas não são integradas, exigem inúmeros logins e diversos procedimentos diferentes para que o Inbound seja executado e mensurado adequadamente.

sharpspring-websitePara resolver esse problema é que plataformas completas de gestão de marketing digital, como a SharpSpring, a Hubspot e a RD Station foram criadas.

hubspot

SharpSpring x Hubspot

A mais conhecida, cujos fundadores praticamente inventaram o Inbound Marketing, certamente é a Hubspot. Com milhares de clientes e um modelo de negócio consolidado, é a melhor plataforma do mundo. Seus recursos estão além de seus concorrentes, com funcionalidades avançadas de gestão.

Mas possui uma desvantagem relevante: o custo alto para o mercado de PMEs brasileiro, sendo melhor utilizada para Empresas com faturamento anual acima de 2 milhões de reais.

Essa desvantagem é bastante explorada no modelo de negócio da SharpSpring, como falarei mais a frente.

logo_rdstation

SharpSpring x RD Station

A RD Station foi criada em 2011 para suprir esta demanda em pequenas e médias empresas brasileiras. Com custo acessível e bastante eficiente ela se torna a alternativa ideal para empresas cujos faturamentos não justificam investimentos altos em plataformas de gestão.Uma ferramenta simples e prática para quem quer iniciar o processo e testar seus resultados.

Uma vantagem da RD Station é o fato dela ser criada e gerida por brasileiros, dando uma energia muito grande na relação com seus clientes. Seus eventos, como o RD Summit e o RD On The Road, são inspiradores e regados a estratégia.

Ela é a grande fomentadora do Inbound Marketing no Brasil, e por isso mesmo a mais conhecida pelos empresários e profissionais de marketing, tendo tudo para se tornar uma gigante do setor como sua concorrente Hubspot num futuro muito próximo.

A Agência Pomar tem trabalhado diversos projetos através da RD, que possui um atendimento próximo que potencializa os ótimos resultados que podemos gerar através dela.

Apesar de toda esta brasilidade, a RD Station fica atrás da SharpSpring (e principalmente da Hubspot) quando avaliamos o portfolio de funcionalidades que disponibiliza na ferramenta, que ainda está aquém de seus dois concorrentes.

Se você precisa escalar rapidamente, ou já conhece a fundo a metodologia Inbound, verifique se a RD possuirá os recursos avançados que deseja.

Ainda assim a considero uma plataforma fantástica, e seus diretores estão fazendo a “lição de casa” lançando novas funcionalidades quase que mensalmente.

Além disso, a RD Station recebeu um aporte de capital de 15 milhões de reais em julho de 2015, o que certamente fará com que seu portfolio de soluções aumente.

 

sharpspring

Vantagens da SharpSpring

Apesar dos dois excelentes concorrentes citados acima, vemos algumas vantagens da SharpSpring que chamam a atenção imediatamente. Vamos a eles:

#1. CUSTO-BENEFÍCIO ATRATIVO

sharpspring-preço

A primeiro diferencial é bastante claro: a SharpSpring apesar de ser uma plataforma robusta, tem apenas uma fração do custo da Hubspot – que cobra seus serviços em dólar, o que a torna “salgada” para pequenas e médias empresas brasileiras.

Em tempos de crise econômica, esta vantagem torna a SharpSpring bastante competitiva no mercado nacional.

#2. MODELO DE NEGÓCIO INOVADOR

Outro diferencial é o modelo de negócio voltado para que agências possam gerir as contas de seus clientes com mais liberdade e personalização.

Um projeto de Inbound Marketing é passível de inúmeros ajustes, tipos de escopo e orçamento. Com um modelo flexível da SharpSpring podemos adequar orçamentos para diversos tipos de clientes, budgets e expectativas de retorno.

#3. CRM DE VENDAS INTEGRADO

Não se faz Inbound Marketing sem pensar em vendas. O processo natural de uma ótima estratégia de Inbound Marketing é alinhá-la com o depto. comercial através de um ótimo CRM de vendas.

Nesse quesito a RD Station peca. Com ela só é possível fazer esta gestão através de um CRM de terceiro (no caso o Pipedrive), o que a torna uma ferramenta limitada.

Se isso não for um problema para você, ok, o Pipedrive é uma das melhores ferramenta de gestão de vendas do mercado. Porém alguns de nosso clientes que exigem um CRM integrado onde possam gerir seus leads num único software, sem precisar de outra conta, entender outra interface, tendo que lidar com dados em plataformas diferentes.

CRM da SharpSpring

CRM da SharpSpring

Com a SharpSpring você não terá esse problema. Ela possui um CRM interessante para gerir seus leads, com diversas formas de análise de contato.

Veja o vídeo abaixo mostrando como funciona o CRM da SharpSpring:

 

#4. SEM CONTRATOS DE LONGO PRAZO

Um terceiro diferencial é o fato da SharpSpring não exigir contratos de longo prazo (anuais) como na Hubspot. O cliente pode cancelar o serviço quando desejar sem multas ou pagamentos adicionais.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Além desses quatro diferenciais, a SharpSpring oferece o que tanto a RD Station como a Hubspot já possuem:

  • Suporte ilimitado em português: muito importante para uma comunicação clara dentro de nossa cultura e paradigmas.
  • Gestor de contas dedicado: para que possamos rapidamente explorar todos os recursos da ferramentas, e colaborar estrategicamente no projeto.

Dashboard da SharpSpring

Ampliando o ecossistema de Inbound Marketing no Brasil

A SharpSpring veio para agitar ainda mais o aquecido mercado de Inbound Marketing brasileiro, um tema de crescente interesse para os empreendedores.

Como em todos os setores, o aumento da concorrência é benéfico para todos: o Inbound se torna mais conhecido, nossos clientes podem optar por ferramentas adequadas às suas realidades, e as agências terão parceiros eficazes com diferentes modelos de negócio.

A entrada da SharpSpring no Brasil fará com que este mercado evolua ainda mais, dando mais possibilidades de atuação para clientes que enxergaram no Inbound uma solução inteligente, barata e com ROI competitivo em relação às estratégias de marketing tradicionais.

Cabe a nós como agência continuar monitorando e avaliando as melhores estratégias de marketing digital e inbound marketing, conhecendo as melhores práticas e ferramentas inovadoras para fazer acontecer e alcançar nossa mais preciosa meta: a geração de frutos tangíveis e intangíveis para nossos clientes!

Caso tenha alguma dúvida, terei prazer em respondê-las.

Até a próxima!

Alex Carnier
Alex Carnier
Empreendedor e estrategista de marketing. Acredita que com conhecimento e capacitação é possível fazer qualquer coisa. Nos últimos 13 anos vem ajudando empresas de diversos setores a fazer acontecer!