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SEO e Google: como funciona e como aparecer nos resultados

Certamente você já ouviu a expressão: “É como procurar agulha no palheiro”. Pois bem: o Google existe para achemos a tal da agulha! Descubra como funciona, e como sua marca pode estar lá através do SEO!

Apesar de ser umas das maiores ferramentas que a humanidade já utilizou em toda sua história, o Google e o tal do “SEO” ainda é um mistério para muitas pessoas.

Já perdi a conta de quantas vezes me fizeram perguntas como: Como o Google ordena os resultados? Como faço para colocar minha marca no Google? Consigo colocar minha empresa em primeiro lugar no Google?

O objetivo deste artigo é introduzir nossos leitores no assunto, apresentando a técnica que faz com que websites tenham grandes chances de estar nos primeiros resultados do Google: o SEO.

Google: uma forma de selecionar os melhores sites

Imagine o emaranhado de websites e informação que existe hoje na Internet. Zilhões de textos, imagens, arquivos para serem acessados, todos dizendo: me acessem! Como nós poderíamos encontrar o que realmente precisamos?

Sem uma forma inteligente de “separar o joio do trigo” a Internet seria um verdadeiro caos, e achar o conteúdo certo seria uma tarefa impossível: achar a tal da agulha no palheiro.

PageRank

Sorte de todos nós que um camarada chamado Larry Page, co-fundador do Google, descobriu uma forma muito sagaz de se fazer isso criando o PageRank (PR): o algoritmo que o Google utiliza para escolher quais páginas merecem estar nos primeiros lugares dos resultados de uma busca.

Essa métrica foi criada pelo Larry em 1995 enquanto ele e seu sócio Sergey Brin “despretensiosamente” criavam a mais poderosa ferramenta digital da atualidade em algum laboratório da Universidade de Stanford, nos EUA.

Esse rank faz a pontuação de 0 a 10 da página tendo em vista um sistema complexo. Isso tudo para que eu e você tenhamos o melhor conteúdo a partir de nossas buscas por informação.

Daí vem a declaração de missão do próprio Google:

A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.

E nós podemos colaborar com essa missão com um bom conteúdo e SEO.

Search Engine Optimization – SEO

SEO significa “Otimização para Ferramentas de Pesquisa”. Trata-se de uma técnica que faz diversas melhorias na construção de uma página de website, e tem por objetivo melhorar o rankeamento desta página no Google.

Ou seja, essa técnica visa fazer com que a página mereça estar nos primeiros resultados das pesquisas devido à sua qualidade.

Com o SEO podemos nos certificar de que o Google irá interpretar corretamente o conteúdo da página, aumentando suas chances de estar melhor posicionado. Essa otimização se dá em 2 instâncias:

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Otimização On-page

Trata-se das melhorias que fazemos internamente no próprio website ou página. Por exemplo utilizar títulos com um certo atributo H1 do código, utilizar URLs amigáveis, e melhorar o conteúdo da página fazendo-o ser mais relevante para o usuário que busca por ele.

Aliás, cada vez mais o Google tem priorizado o conteúdo em relação às demais técnicas de otimização.

Uma página com um “conteúdo épico” mesmo mal otimizada sempre levará vantagem em relação a uma outra página com um conteúdo medíocre mesmo que bem otimizada.

Se a primeira for bem otimizada, então, ela será imbatível no rankeamento em relação às páginas concorrentes. Ou seja: um conteúdo fantástico é o coração do SEO na atualidade.

Otimização Off-page

São estratégias utilizadas fora do website ou página, como por exemplo, criar links em outros sites apontando para a página otimizada. Isso aumenta a credibilidade da página linkada perante o Google.

Vantagens de se fazer SEO

As vantagens são inúmeras. Podemos citar:

  1. Atração de visitantes de forma “gratuita”, aumentando as chances de captação de leads;
  2. Construção de um ativo digital que gerará oportunidades de negócios no médio prazo;
  3. Visibilidade da marca nos resultados das pesquisas;
  4. Credibilidade no ambiente digital.

Certamente todos os websites que visam gerar oportunidades de negócio através do Google devem ser otimizados. Para isso, o trabalho conjunto do SEO com outras ações de Marketing Digital (como produção de conteúdo através de um Blog Corporativo) é fundamental.

Pense em como trabalhar um conteúdo interessante para o seu público-alvo e depois otimize esse conteúdo com técnicas de SEO para obter alta performance no rankeamento. Os resultados são sensíveis a médio prazo.

Até a próxima!

Alex Carnier
Alex Carnier
Empreendedor e estrategista de marketing. Acredita que com conhecimento e capacitação é possível fazer qualquer coisa. Nos últimos 10 anos vem ajudando empresas de diversos setores a fazer acontecer!