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Por que investir no relacionamento com o cliente?

relacionamento com o cliente

O sucesso de uma empresa depende, em grande parte, de um duradouro relacionamento com o cliente.

Se você conquistar  relações fortes com seu público, especialmente no caso de empresas pequenas ou em estágio inicial, terá uma vantagem competitiva relevante.

Deseja saber melhor por que investir no seu relacionamento com o cliente e como fazer isso? Continue acompanhando!

 

As vantagens de um duradouro relacionamento com o cliente

Um serviço ao cliente de qualidade constitui um valor fundamental para um negócio de sucesso.

Toda empresa deve procurar  tornar-se um parceiro de confiança para os seus clientes, construindo uma relação duradoura com eles.

 

Veja abaixo as 4 vantagens principais de um relacionamento com o cliente baseado na excelência:

#1 Diferenciar-se da concorrência

Quando você desenvolve uma relação duradoura, de confiança com seus clientes ele são capazes de diferenciar sua empresa da concorrência através de relações fortes, voltando a trabalhar com você.

#2 Manter clientes é mais barato do que conquistar novos

Este é um dado importante uma vez que o custo para conversão de clientes é mais alto do que o custo para fidelizá-los.

Uma vez que seus clientes já conhecem seus produtos e sua empresa, mantê-los fiéis é fará com que eles retornem.

No mundo de hoje a maneira mais fácil de diferenciar o seu negócio é através da experiência do cliente que você entrega, e não os produtos que você vende.

#3 Aprender sobre seu cliente

Construir relacionamento com o cliente é muito parecido com a construção de relacionamento de um vendedor. Assim como um bom vendedor, você precisa conhecer o seu cliente.

Você deve se lembrar o nome do cliente, suas necessidades e desejos.

 

#4 Se relacionar bem com o cliente o faz promover sua marca

Gosto muito das frases abaixo de Philip Kotler, o guru do marketing:

Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.

E outra:

A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.

É auto-explicativo, não é? Se você quer que falem bem da sua empresa, cuide bem dos seus clientes.

Como gerenciar o relacionamento com o cliente?

Você deve estar pensando: ok, Alex, já estou convencido de que o relacionamento de qualidade com o cliente é vantajoso. Mas como faço isso na prática?

Segura aí 6 dicas muito práticas!

#1 Conecte-se para se relacionar

A chave para aprender sobre o seu cliente é para continuar a conversa após a transação. Após a venda, faça uma pequena pesquisa sobre eles.

Conecte-se no LinkedIn, procure pontos comuns dentro de suas indústrias, conexões, papéis de trabalho e muito mais.

Começar a pensar em maneiras que você pode adicionar valor para eles, mesmo que seja através de referências, encaminhando mensagens de blog ou oferecendo sessões de treinamento.

#2 Mantenha-se em contato regular com o cliente

A chave para construir relacionamentos com os clientes é manter o olho na bola.

Cada interação com o cliente deve ser tratada como uma oportunidade de monitorar e construir esse relacionamento.

Ao manter em contato regular, você pode acompanhar o feedback e corrigir áreas problemáticas identificadas.

#3 Trate cada cliente como o mais importante

Clientes felizes são mais propensos a fazer referências.

Forneça a todos o melhor serviço, independentemente de se tratar de uma empresa multinacional ou um pequeno negócio.

Você nunca sabe quem são seus clientes podem conhecer ou a quem eles vão indicá-lo. Por isso, procure sempre manter a qualidade no relacionamento com o cliente, seja ele grande ou pequeno.

#4 Responda prontamente

Quando um cliente fizer contato com você, responda-o rapidamente, mesmo que seja para informá-lo que ele terá um retorno em outro momento.

Você vai dar-lhes conforto, simplesmente reconhecendo a recepção do seu pedido e comunicando que você está trabalhando sobre ele.

#5 Sempre informe os próximos passos

Não importa o quão rápida ou trivial seja uma reunião com o cliente, sempre recapitule a conversa com os próximos passos.

E se você quer manter um duradouro relacionamento com o cliente, sempre cumpra o que foi acordado.

Em caso de imprevistos, não deixe de informá-los.

#6 Faça todas as ações acima através de um CRM

Apenas adquirir sistemas e softwares de gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM – Customer Relationship Manager) não é garantia de que tudo será relaizado num passe de mágica.

No entanto, se tiver uma boa ferramenta, certamente irá facilitar muito o seu trabalho.

Ferramentas de gestão de marketing digital como o RD Station ou Sharpspring irão automatizar a maioria dos processos de gestão, e lhe dar estatísticas precisas do que está acontecendo com cada cliente. Recomendo!

Relacionamento com o cliente através da Internet

Estabelecer uma estratégia de comunicação digital pode ser uma excelente opção para conseguir colocar em prática as dicas acima.

Através dos conteúdos produzidos para os blogs, site e redes sociais o cliente será fidelizado e estará mais próximo da sua empresa.

Email Marketing como estratégia de
relacionamento com o cliente

Email marketing é a melhor forma de promover este relacionamento com o cliente, e também com prospects.

Com ele sua empresa poderá contatar individualmente todos os contatos dela, educando o cliente para uma solução que você possua, ou oferecendo diretamente um produto.

Além de ser relativamente barato fazer uma campanha de email marketing. E ela poderá ser automatizada através de softwares de gestão de marketing digital.

Ou seja, é possível programar disparos periódicos de emails diferentes que irão promovendo o relacionamento com o cliente sem necessariamente você fazer isso manualmente.

Leia nosso artigo O que é Nutrição de Leads? para saber como automatizar este processo.

Email marketing realmente é uma ferramenta fantástica!

Se sua lista de email foi construida organicamente (sem comprar listas compras), e você souber usá-la adequadamente, seus contatos se tornarão “dinheiro sob demanda”. Bastará disparar uma boa campanha, e você verá seu telefone tocar ou sua caixa postar se encher de pedidos.

Apenas se certifique que não está fazendo SPAM. Isso só queimará a imagem da sua marca. 😉

Marketing de relacionamento na era digital

Nosso post sobre marketing de relacionamento na era digital tem todas as orientações de como fazer e por que fazer.

Aprenda mais sobre este importante universo de interação e promova a relação duradoura com o cliente.

Sucesso e até a próxima!

Alex Carnier
Alex Carnier
Empreendedor e estrategista de marketing. Acredita que com conhecimento e capacitação é possível fazer qualquer coisa. Nos últimos 10 anos vem ajudando empresas de diversos setores a fazer acontecer!