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      O que é branding?

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      Sucos do bem
      Sucos Do Bem: a história completa e suas lições para os negócios
      16 de fevereiro de 2010
      Published by on 16 de fevereiro de 2010
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      Muito tem se falado sobre a palavra da vez no ambiente corporativo – o branding – e não é por menos, cada vez mais as empresas de pequeno e médio porte estão descobrindo esta ferramenta estratégica para criar valor às suas marcas.

      Quando falamos de branding estamos falando de design estratégico. Sua empresa deveria saber muito bem o que é isso.

      O QUE É BRANDING?

      Suscintamente falando, branding é gestão de marcas – nada mais, nada menos. À primeira vista parece algo simples, mas gestão de marcas é algo mais complexo do que parece.

      O branding lida com ações aplicadas na construção e no gerenciamento de uma marca, transformando os valores tangíveis e intangíveis da empresa ou do produto em diferenciais perceptíveis ao mercado, tornado a marca coerênte consigo mesma e desejada pelos consumidores.

      Um trabalho bem desenvolvido de branding, consegue trazer o almejado benefício de diferenciação entre os concorrentes.
      Este diferencial é importante pois geralmente os produtos e serviços das melhores empresas dos mercados têm preços e características muito semelhantes.

      Essa semelhança dos aspectos funcionais faz com que a escolha do consumidor seja por outros aspectos que transcendem lógica e funcionalidade. Passamos, então, a lidar com valores intangíveis e emocionais.

      O grande problema do desenvolvimento das marcas é que a grande maioria trabalha apenas um lado da gestão. Ou se trabalha apenas os aspectos lógicos estratégicos da marca, ou apenas suas características emocionais/visuais.

      BRANDING: GESTÃO ESTRATÉGICA + GESTÃO CRIATIVA

      A boa notícia é que há empresas especializadas em lidar com ambos os aspectos. A Agência Pomar é uma delas.
      A mágica acontece quando unimos as duas fórmulas elementares com as quais o ser humano utiliza para a resolução de problemas: raciocínio estratégico + intuição criativa.

      Quando você une os dois lados, você constrói o que chamamos de marca carismática.

      Uma Marca Carismática é um produto, serviço ou organização para os quais as pessoas acreditam não haver substituto.

      Quando pensamos no iPhone da Apple, estamos pensando em uma marca carismática. A marca deixa de concorrer de igual pra igual com as demais, e é lançada quilômetros à frente de seus concorrentes.

      OK, MAS MINHA MARCA NÃO É UMA APPLE

      Não se engane. O design estratégico será o grande diferencial na sociedade pós-consumo do século XXI. Inclusive para pequenas e médias empresas, e mercados de nicho.

      Toda marca pode ser uma Marca Carismática. Até a sua!

      O branding pode e deve ser desenvolvido em todas as escalas de negócio, e irá aterrorizar os concorrentes ao ser aplicada em um mercado de forma inovadora.

      Podemos, assim, responder a pergunta “o que é branding?“. Simples: uma estratégia de marketing essencial para toda empresa de sucesso.

      Acompanhe nossos artigos sobre Branding e Identidade de Marca, mas se quiser saber mais a respeito, agende uma conversa conosco: teremos prazer em explicar o que, afinal de contas, o branding poderá fazer pela sua empresa.

       

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