Muito tem se falado sobre a palavra da vez no ambiente corporativo – o branding – e não é por menos, cada vez mais as empresas de pequeno e médio porte estão descobrindo esta ferramenta estratégica para criar valor às suas marcas.
Quando falamos de branding estamos falando de design estratégico. Sua empresa deveria saber muito bem o que é isso.
Suscintamente falando, branding é gestão de marcas – nada mais, nada menos. À primeira vista parece algo simples, mas gestão de marcas é algo mais complexo do que parece.
O branding lida com ações aplicadas na construção e no gerenciamento de uma marca, transformando os valores tangíveis e intangíveis da empresa ou do produto em diferenciais perceptíveis ao mercado, tornado a marca coerênte consigo mesma e desejada pelos consumidores.
Essa semelhança dos aspectos funcionais faz com que a escolha do consumidor seja por outros aspectos que transcendem lógica e funcionalidade. Passamos, então, a lidar com valores intangíveis e emocionais.
Quando você une os dois lados, você constrói o que chamamos de marca carismática.
Uma Marca Carismática é um produto, serviço ou organização para os quais as pessoas acreditam não haver substituto.
Quando pensamos no iPhone da Apple, estamos pensando em uma marca carismática. A marca deixa de concorrer de igual pra igual com as demais, e é lançada quilômetros à frente de seus concorrentes.
Não se engane. O design estratégico será o grande diferencial na sociedade pós-consumo do século XXI. Inclusive para pequenas e médias empresas, e mercados de nicho.
Toda marca pode ser uma Marca Carismática. Até a sua!
O branding pode e deve ser desenvolvido em todas as escalas de negócio, e irá aterrorizar os concorrentes ao ser aplicada em um mercado de forma inovadora.
Podemos, assim, responder a pergunta “o que é branding?“. Simples: uma estratégia de marketing essencial para toda empresa de sucesso.
Acompanhe nossos artigos sobre Branding e Identidade de Marca, mas se quiser saber mais a respeito, agende uma conversa conosco: teremos prazer em explicar o que, afinal de contas, o branding poderá fazer pela sua empresa.