Encerramos nossa viagem com este último artigo da série de artigos sobre marketing que criamos especialmente para nosso blog.
Ela teve por objetivo fazer uma (super) explanação sobre o assunto, respondendo as perguntas mais importantes que um empreendedor, um gerente de mkt ou um vendedor teriam sobre o tema.
Vamos recapitular?
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Capítulo 1 – O que é marketing?
Primeiro entendemos a importância do marketing para as empresas. De fato ele não pode ser ignorado por ser uma atividade chave de grande impacto no faturamento.
Depois conhecemos as definições mais importantes. Com as frases que os mestres no assunto diziam quando alguém lhes perguntava o que é marketing.
Entendemos que marketing se faz com ciência e arte, e seus profissionais (ou sua equipe) deve ter a capacidade de trabalhar estas duas áreas dentro do planejamento.
Vimos que em muitos casos a contratação de uma agência de mkt, terceirizando esta atividade chave, pode ser muito vantajoso e necessitar de um investimento menor se comparado com a criação de um departamento inteiro dentro da empresa.
Por fim pensamos em como conectar toda esta estratégia com as outras áreas do negócio da empresa.
Capítulo 2 – Público-alvo: a segmentação de mercado ideal
Nesse capítulo, compreendemos que o público-alvo é o coração do marketing, sendo o alvo de tudo o que se faz nessa área do negócio.
Definir as personas ideais de cada produto é fundamental para não cometer erros ou gastar dinheiro com quem não é seu cliente ideal. E há formas relativamente fáceis de se fazer isso.
As pesquisas de mercado podem fornecer dados importantes para este desafio.
Capítulo 3 – Marketing Mix: entenda a fórmula dos 4Ps
Não poderíamos de apresentar e detalhar a teoria mais trabalhada do marketing atualmente.
Os 4Ps são uma forma de estruturar uma campanha de marketing nas áreas de:
-
Produto
-
Preço
-
Praça
-
Promoção
Um planejamento detalhado de mkt é nada mais nada menos que a reflexão e estruturação de cada um dos 4Ps.
Capítulo 4 – Marketing digital no século XXI
Não poderíamos deixar de evidenciar o mkt digital. Ele tem sido alvo de investimentos maiores a cada dia devido a suas características especiais que o torna acessível a qualquer empresa, com um ROI acima da média.
Nesse artigo explicamos a mais eficaz estratégia de mkt digital da atualidade: o inbound marketing.
Conclusão
Nesses 4 capítulos procuramos responder com bastante clareza e de modo prático o que é marketing. Há bastante conteúdo para você estudar e aplicar em seu plano de negócio.
Se você quer começar uma estratégia na sua empresa, recomendamos a leitura do nosso eBook gratuito “Marketing Digital, o Passo a Passo para Iniciantes” e dos artigos introdutórios em nosso blog.
Agora é com você.
Junte seus sócios, sua equipe e colaboradores, e respondam o que é marketing especificamente para a sua empresa!
Iniciem um plano para os próximos 12 meses. Isso certamente irá impactar os resultados financeiro do fim do ano!
E se você precisar de ajuda para desenvolver a estratégia de mkt que vai alavancar as suas vendas, solicite uma consultoria gratuita com um de nossos especialistas!
Teremos o maior prazer em aplicar todo o nosso know-how para o sucesso da sua empresa.
Sucesso e até a próxima!