Os 5 artigos mais lidos da Agência Pomar em 2016
10 de janeiro de 2017
8 tipos de Call to Action para você usar em seu website
30 de janeiro de 2017
Mostrar tudo

Google Adwords: uma poderosa ferramenta de vendas!

Para você que acha que possíveis clientes interessados no seu produto ou serviço são raros e difíceis de achar, quero lhe dar uma boa notícia: eles estão nesse momento fazendo milhares de buscas pelo que você tem a oferecer, e podem ser atraídos para o seu website a um custo baixo, em grande volume, e num prazo curtíssimo usando o Google Adwords!

Conheça esta ferramenta de anúncios do Google, saiba como ela funciona e como explorá-la para alavancar vendas!

O que é o Google Adwords?

Se você é empreendedor, gerente de marketing ou vendedor, já sabe que não há nada melhor do que vender para quem já tem interesse pelo assunto.

Quando esse tipo de prospect aparece na sua frente, basta mostrar credibilidade e um preço adequado e a venda é garantida.

Essa é a ideia por trás do Google Adwords: apresentar empresas e produtos a possíveis clientes interessados pelo tema ou assunto.

Dessa maneira, o Google Adwords é o sistema mais eficaz da internet quando se trata de Links Patrocinados.

Através dele, é possível gerenciar anúncios de todos os tipos, e inclusive, realizar a segmentação do público para quem os anúncios serão exibidos.

Como funciona o Google Adwords?

O Google Adwords funciona como uma espécie de leilão, assim:

Quem quer anunciar, oferece uma quantidade para ter seu produto patrocinado pelo Google, que combina o valor do dinheiro com a qualidade do produto, pensando em dar a melhor experiência ao usuário.

Assim, quando forem pesquisadas determinadas palavras-chave, os primeiros resultados de pesquisa serão referentes a esses produtos e/ou serviços.

O anunciante que for colocado nos Links Patrocinados, só paga quando seu anúncio for clicado.

Fique atento: não é só oferecer o maior valor que te garante ser o primeiro resultado nas buscas do Google!

Como dito anteriormente, há uma pesquisa que combina o valor oferecido e a qualidade do serviço, portanto, é preciso fazer um anúncio de qualidade.

Como faço um anúncio para ficar bem posicionado no Google Adwords?

Visto que, como dito anteriormente, o Google seleciona os anúncios com conteúdos mais relevantes.

O índice de qualidade avaliado pelo Google é dado às palavras-chave que são compradas pelo anunciante dos links patrocinados, dessa maneira, a palavra-chave é um dos fatores mais importantes no momento de decidir quais serão os anúncios em cada posição.

Se quiser descobrir o seu índice de qualidade para assim melhorar o seu anúncio e conseguir uma boa posição no Google Adwords, faça o seguinte:

Acesse a aba “palavras-chave” > clique em “colunas” > depois “personalizar colunas” > e por fim, em “atributos” procure por “índice de qualidade”

Quais tipos de campanha existem no Google Adwords?

Para anunciar no Google Adwords, é necessário que haja uma campanha, por isso, na ferramenta, existem alguns tipos de campanha que você pode escolher.

Cada uma dessas campanhas atende a um tipo diferente de publicidade, por isso, ao escolher a sua, pense em como ela servirá de base para os objetivos que você tem em mente.

Abaixo, conheça as campanhas do Google Adwords e suas vantagens:

# Rede de Pesquisa

A Rede de Pesquisa trata-se de uma campanha voltada para os anúncios que irão aparecer na própria página do Google e sites parceiros.

Ou seja, se seu objetivo é que seu anúncio apareça na página do Google, essa é a sua opção!

Esse tipo de campanha aceita apenas pesquisas em texto e com um número de caracteres pré-determinado.

O filtro desses anúncios é feito através das palavras-chave (por exemplo: celulares para comprar).

# Rede de Display

Se você optar pela Rede de Display, suas campanhas aparecerão apenas na área de display do Google.

O que isso quer dizer?

A Rede de Display contém mais de um milhão de websites que possuem parceria com o Google (Uol e Terra são exemplos destes).

Diferente da Rede de Pesquisa, essa rede aceita pesquisas em textos, vídeos, gráficos e rich media.

# Rede de pesquisa com exibição em display

Como o próprio nome já deixa claro, a Rede de Pesquisa com Exibição em Display, é uma junção das duas redes anteriormente citadas.

Ou seja, criando uma campanha nessa rede, seus anúncios irão aparecer tanto na Rede de Pesquisa como na Rede de Display.

Entretanto, é mais indicado que ao invés de escolher alguma campanha, caso você tenha interesse em divulgar seu conteúdo em ambas, que as faça separadamente.

Dessa maneira, fica mais fácil saber qual das duas maneiras funciona melhor para você, e você pode optar apenas por aquela que gera mais retorno.

# Google Shopping

O Google Shopping é o comparador de preços do Google, e permite que o usuário consiga achar a melhor escolha de compra.

Através do Google Shopping, você pode criar listas de produtos que sua empresa está vendendo.

Esse tipo de campanha é recomendado para lojas virtuais.

Tudo bem, mas, quais são as vantagens do Google Adwords?

Muito bem, agora que você sabe o que é o Google Adwords e quais são seus tipos de campanha, é a hora de se perguntar: quais as vantagens de utilizá-lo?

Eu te explico.

Para começar, tenha em mente que atualmente, a publicidade através de marketing digital é uma das mais utilizadas por empresas.

Sendo assim, investir em Google Adwords é investir na forma publicidade que mais tem dado resultados.

Agora, vou te mostrar uma lista de vantagens que irão mostrar o porquê você deve investir em Google Adwords.

VANTAGEM 1: TEMPO

Para colocar uma campanha no Google Adwords, não é preciso perder diversas horas, tudo pode ser feito em minutos.

Tudo o que você precisa é fazer o seu registro, escolher suas palavras-chave, e criar o seu anúncio.

Então, em poucos minutos sua campanha estará disponíveis online e quando pesquisados, chegarão ao alcance de todos os usuários.

VANTAGEM 2: LIBERDADE PARA ESCOLHER SUAS PALAVRAS-CHAVE

A escolha das palavras-chave para sua campanha no Google Adwords é feita por você. Não há limitação quanto à quantidade de palavras a serem escolhidas.

Sem contar, que o Google Adwords possui um planejador de palavras-chave, onde você pode pesquisar ideias de palavra-chave, ou ainda expandir as que já existem.

Além disso, o planejador também o ajuda a escolher os melhores lances e orçamentos para a sua campanha.

VANTAGEM 3: PAGAR APENAS PELOS CLIQUES

O modelo de pagamento que o Google Adwords utiliza é o PPC (Pay For Click), o que significa que você só paga quando seu anúncio é clicado.

Para explicar melhor: seu anúncio pode ser exibido diversas vezes, entretanto, se ninguém o clicar e visitar seu site, você não paga nada.

VANTAGEM 4: ACOMPANHAMENTO DOS RESULTADOS

O Google Adwords oferece a possibilidade de acompanhar os seus resultados detalhadamente, você consegue saber:

  • Quantas vezes os anúncios foram exibidos;
  • Quantas vezes os anúncios foram clicados;
  • A taxa de conversão
  • O preço do clique.

Isso se deve à integração do Google Adwords com o Google Analytics, que permite o fornecimento de métricas e indicadores gratuitamente.

# VANTAGEM 5: SEGMENTAÇÃO DO PÚBLICO

Sua publicidade pode ser enviada apenas para seu público alvo, basta você realizar a segmentação dessas pessoas.

Por exemplo, se você vende roupas exclusivas para mulheres, pode definir para qual tipo de público esses anúncios serão direcionados (através de gênero, idade, etc…).

E, finalmente, por que devo utilizar o Google Adwords?

O Google Adwords é uma ferramenta que pode servir de complementação para seu negócio e até mesmo, ser um elemento determinante na hora de realizar a publicidade do seu produto.

Por quê?

Primeiro, porque é a possibilidade de seu anúncio aparecer na página do maior mecanismo de pesquisas do mundo: O Google.

Mas não é só isso.

Utilizando o Adwords, você pode atrair clientes direcionando-os para Landing Pages através de seus links, o que aumenta que essas pessoas sejam convertidas em Leads.

Se sua verba permitir, você pode ainda, criar testes A/B que servirão para avaliar os impactos da variação de suas ofertas, benefícios, títulos, etc.

É possível também detalhar o orçamento que você tem disponível, e assim, permite saber quanto você deve disponibilizar diariamente em cada anúncio, e dessa maneira, você prioriza aquele que desejar.

Após criar sua campanha e, uma vez que seus anúncios estejam disponíveis no Google Adwords, os resultados surgem rapidamente, e logo seus cliques aparecem e os resultados aparecem.

Agora, corra e vá anunciar no Google Adwords!

Você agora entende tudo o que precisa saber sobre Google Adwords! Então é hora de correr e trabalhar na criatividade, para garantir que seu anúncio seja o melhor posicionado no site de pesquisa!

Crie um anúncio incrível para aparecer nos Links Patrocinados, e espere pela chegada dos seus cliques e resultados!

Espero ter ajudado! Até a próxima!

Alex Carnier
Alex Carnier
Empreendedor e estrategista de marketing. Acredita que com conhecimento e capacitação é possível fazer qualquer coisa. Nos últimos 10 anos vem ajudando empresas de diversos setores a fazer acontecer!