A utilização do blog corporativo tem sido cada vez mais frequente por empresas – pequenas, médias ou grandes – por se mostrar uma peça fundamental de uma boa estratégia de marketing digital.
Hoje iremos apresentar 7 razões para você iniciar uma estratégia de conteúdo “pra ontem” em sua empresa. Certamente você não vai se arrepender.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
A história do Blog Corporativo
Você está nesse momento em no blog corporativo da Agência Pomar. Certamente deve ter acessado outros blogs e conhece bem como eles funcionam: são uma coletânea de artigos interessantes sobre um tema específico, postados com frequencia semanal, e de forma didática. Mas nem sempre foi assim.
Os blogs surgiram na década de 90, funcionando inicialmente como listas de discussão e fóruns, e se popularizando pouco tempo depois no formato de diários online, onde as pessoas atualizavam constantemente informações sobre suas vidas pessoais.
E é exatamente dos diários pessoais vem o nome “blog”. O termo foi criado a partir da contração do termo inglês “web log” (diário da rede) por Peter Merholz, que, de brincadeira, desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog (“nós blogamos”) em 1999.
Interessante foi que, pouco depois, Evan Williams do Pyra Labs usou blog tanto como substantivo quanto verbo (to blog ou “blogar”, significando “editar ou postar em um weblog”), aplicando a palavra blogger em conjunção com o serviço Blogger, da Pyra Labs, o que levou à popularização dos termos.
No início de 2000, o Blogger introduziu uma ferramenta chamada permalink (link permanente), que garantia a cada uma das publicações de um blog uma localização permanente na web, possibilitando sua indexação em ferramentas de buscas como o Google.
O Blog Corporativo como estratégia de marketing
Ao longo do tempo, a evolução tecnológica digital e a criação de ferramentas intuitivas de publicação de artigos fez com que o blog tenha deixado de ser um simples diário, se tornando parte do dia-a-dia das pessoas.
A criação de plataformas de publicação de conteúdo como o WordPress tornou fácil o uso do blog por não exigir conhecimentos profundos de webdesign, fazendo do blog um dos principais pilares da Internet atualmente.
O website blogging.org aponta que 329 milhões de pessoas vêem um blog mensalmente! Obviamente, marketeiros e empresários viram neste poderoso veículo de comunicação uma forma de alcançar seu público-alvo através da Internet, criando assim o blog corporativo como conhecemos hoje.
Números que provam o poder do Blog Corporativo
A estratégia de Marketing de Conteúdo têm se mostrado cada vez mais importante para o sucesso de estratégias digitais no mundo corporativo.
Abaixo, mostramos alguns números que mostram a relevância do uso do blog corporativo nos últimos anos:
- Um estudo da consultoria TNS Research International apontou que 76% dos usuários brasileiros procuram informações sobre produtos e serviços antes da compra em blogs e fóruns.
- Empresas que têm blog corporativo geram 55% mais visitantes para o site e 97% mais de links apontando para o seu site*;
- Além disso, estas empresas que possuem blog corporativo geram 67% mais leads que as empresas que não possuem*;
- 66% dos gerentes de marketing afirmam que o blog corporativo é importante para a empresa*;
- O orçamento das empresas em investimento em blogs dobrou nos últimos 2 anos e a tendência é que esse investimento aumente ainda mais*.
*Fonte: Hubspot
As 7 razões para você criar seu próprio Blog Corporativo
Agora que você já sabe o potencial desta estratégia de marketing, conheça as nossas 7 razões para ter um blog corporativo no seu plano de marketing.
Fizemos uma lista com os principais motivos para criar um blog corporativo para o seu negócio:
#1 Melhora seu rankeamento: sua empresa será melhor indexada no Google
Com a criação de um blog e redação de artigos, você terá, segundo estatísticas, 434% mais páginas indexadas ao Google do que apenas seu website, o que tornará mais fácil sua empresa ser encontrada por um (potencial) cliente.
Com conteúdo de qualidade, seus artigos podem se tornar referência para a criação de outros conteúdos na internet, que poderão “linkar” o seu blog, melhorando seu posicionamento na busca do Google.
#2 Promove relacionamento: seus clientes e prospects poderão acompanhar sua empresa de perto
O blog também funciona como um feed da sua empresa, fornecendo mais informações sobre a área de atuação, ideais, valores, eventos realizados, conquistas, resultados e novidades.
Além disso, gerar conteúdo que responda às principais perguntas de possíveis clientes pode levá-los a um ponto de decisão de compra mais rapidamente.
#3 Otimiza o budget de marketing: o Blog Corporativo é uma estratégia de baixo custo
A criação de um blog traz excelentes resultados de marketing digital, com um baixo custo de implantação e manutenção.
Acima apresentamos o tipo de resultado que um blog corporativo gera, e a única coisa que precisa é criar uma plataforma e alimentar o conteúdo frequentemente com um conteúdo interessante.
Se você não possui uma agência que faça isso para você, poderá criar um blog com ferramentas gratuitas como o WordPress.
Mas lembre-se que para obter um melhor posicionamento nas pesquisas do Google é recomendado que você possua uma hospedagem em um servidor e domínio próprio, como www.nomedasuaempresa.com.br.
#4 Gera atenção: um blog corporativo fomenta o diálogo com seu segmento fazendo da sua empresa uma referência
A área de comentários do blog é essencial pra criação de relacionamentos e envolvimento dos clientes, prospects, parceiros e fornecedores com a empresa, por ser mais pessoal e acessível.
Além disso, pode funcionar como feedback sobre seu conteúdo, mostrando a necessidade de criação de artigos para solucionar dúvidas específicas e de melhorar seu negócio a partir de comentários e sugestões. Isso tudo faz com que você se torne uma referência em seu segmento de mercado.
#5 Atração de clientes: um blog atrairá as pessoas que se interessam pelo que você tem a oferecer
O blog corporativo também funciona como forma de atrair potenciais clientes que ainda não estão no momento da compra, mas que estabelecerão um relacionamento de confiança na empresa para uma compra futura.
Além disso, fortalece o relacionamento com clientes anteriores por fornecer conteúdos que tiram suas dúvidas posteriores ou que refletem seus valores.
#6 Ativo Digital: sua empresa terá um canal permanente para explorar
Ao contrário de anúncios na TV, jornais e revistas, o blog corporativo é uma forma de divulgação permanente, pois por mais que você deixe de publicar constantemente, a indexação no Google e link de outros sites continuarão trazendo tráfego para seu blog de forma gratuita.
É um verdadeiro ativo digital, que continuamente gerará novas oportunidades de negócio para sua empresa ao longo dos anos.
Recentemente recebemos aqui na Agência Pomar uma solicitação de serviços de um prospect que nos conheceu através de um de nossos artigos de blog. Detalhe: este artigo de blog foi publicado a 4 anos atrás! E ainda hoje gera novas oportunidades de negócio.
#7 Branding: os artigos darão credibilidade à sua marca
Com conteúdo explicativo de qualidade em seu blog, você poderá passar a ser visto por clientes e leads como alguém que entende do assunto, se tornando referência e autoridade na área de atuação de sua empresa.
Conclusão
O blog corporativo é uma das maiores tendências de ferramentas de marketing digital da atualidade e se tornou um recurso essencial para crescimento e divulgação de todos os tipos de negócios.
Com seus inúmeros recursos e ferramentas, baixo custo de manutenção e instalação, pode se tornar um diferencial de sua empresa em relação aos competidores, entregando conteúdos que atestem o seu know-how, gerando credibilidade para sua marca, e fidelizando seus clientes.